ÚLTIMASSaiba quem são os 16 pré-candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte saiba mais
Gerais

ABES estreia série de webinares sobre metodologia ACERTAR

São Paulo 27/8/2020 –

Objetivo da iniciativa é debater a importância da aplicação da metodologia ACERTAR para melhoria da capacidade de operação, planejamento e regulação, entre outros temas. Ao todo, serão sete encontros online e gratuitos.

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental-ABES, por meio de suas Câmaras Temáticas de Gestão de Perdas e Eficiência Energética, de Regulação e Tarifa e de Indicadores, promoverá a partir desta quinta, 27 de agosto, às 10h, uma série de webinares gratuitos sobre a metodologia ACERTAR – Certificação e Manual de Melhores Práticas da Gestão da Informação sobre Saneamento. As inscrições são gratuitas podem ser feitas neste link http://abes-dn.org.br/?p=35582

Ao todo, serão sete webinares, realizados no programa ABES Conecta, com o objetivo de debater a importância da aplicação da metodologia ACERTAR (Certificação e Manual de Melhores Práticas da Gestão da Informação sobre Saneamento) para melhoria da capacidade de operação, planejamento e regulação, entre outros temas. Os eventos serão norteados pela seguinte questão: Por que é importante ter esse processo para o prestador de serviço, para a regulação e demais stakeholders?

Contexto

A Portaria nº 719 publicada no Diário Oficial da União em 12 de dezembro de 2018 institui a metodologia para auditoria e certificação de informações do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), relacionada aos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Mais informações em http://www.acertarbrasil.com/

Atualmente, as auditorias e as melhores práticas (MP) preconizadas pelo ACERTAR encontram-se em implantação no Brasil. Diversas agências reguladoras e prestadores de serviço estão em estágios de implementação distintos.

O período de 2019 – 2022 constitui uma fase inicial de aplicação da metodologia ACERTAR, que requer um apoio especial aos auditores e auditados de modo a alavancar esta metodologia que se verifica tão essencial no desenvolvimento do setor, na melhoria de capacidade de operação, planejamento, gestão, assim como em efetuar políticas e regulação.

Nesse sentido, uma série de webinars para debater o propósito dos temas auditados e as dificuldades práticas encontradas é extremamente oportuno.

Webinar 1

O primeiro encontro, nesta quinta (27), às 10h, tratou da gestão comercial e tecnologias de informação.

Com moderação de Marisa Guimarães, coordenadora da Câmara Temática da ABES de Regulação e Tarifa, o webinar terá como apresentadores:

Marcel Costa Sanches, secretário geral da Diretoria Nacional da ABES;

Carlos Motta Nunes, coordenador do GT Saneamento na Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico – ANA;

Fernando Alfredo Rabelo Franco, presidente da Associação Brasileira das Agências de Regulação – ABAR; e

Luiz Antonio Pazos Moraes, coordenador geral de Gestão Integrada, Secretaria Nacional de Saneamento, Ministério do Desenvolvimento Regional.

Ainda participarão como debatedores: Samuel Alves Barbi Costa, gerente de Informações Econômicas da ARSAE-MG; e

Alexandre Rodrigues, superintendente de Auditoria da Sabesp Lauseani Santoni, especialista em políticas públicas e gestão governamental

ABES Conecta

O programa ABES Conecta já conta com mais de 95 mil visualizações e é responsável por disponibilizar conteúdos qualificados em webinares gratuitos e cursos pagos sobre os temas mais relevantes do setor de saneamento e meio ambiente.

Serviço

O quê: ABES Conecta – Série ACERTAR webinar1 “Gestão comercial e tecnologias de informação”
Quando: dia 27 de agosto (quinta-feira), às 10h
Onde: online

Evento gratuito

Sobre a ABES

Com 54 anos de atuação pelo saneamento e meio ambiente no Brasil, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES reúne em seu corpo associativo cerca de 10.000 profissionais do setor. A ABES tem como missão ser propulsora de atividades técnico-científicas, político-institucionais e de gestão que contribuam para o desenvolvimento do saneamento ambiental, visando à melhoria da saúde, do meio ambiente e da qualidade de vida das pessoas.
ABES, há 54 anos trabalhando pelo saneamento e pela qualidade de vida dos brasileiros.

Website: http://www.abes-dn.org.br

Relacionados
Gerais

Dupla é presa com 125 barras de maconha em Belo Horizonte

Dois homem já estavam sendo monitorados por atuarem no tráfico de drogas na Região de Venda Nova
Gerais

Irmão de prefeito, suspeito de matar candidato a vereador em Patrocínio, continua foragido

Polícia pediu a prisão preventiva de Jorge Moreira Marra, ex-secretário Municipal de Obras de Patrocínio, no Alto Paranaíba
Gerais

Explosão em tanque de cerveja da Ambev assusta moradores, em Juatuba; assista ao vídeo

Apesar do incidente, ninguém ficou ferido

Deixe uma resposta