Ícone do site Por Dentro de Minas (MG)

Ribeirão das Neves volta a fechar parte do comércio após explosão de casos da Covid na cidade

A cidade de Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte voltou a fechar parte do comércio na cidade neste sábado (13) após o grande número de casos de coronavírus (Covid-19).

Segundo o último balanço divulgado pelo Secretária de Estado da Saúde nesta manhã, três pessoas morreram e 175 casos foram confirmados. Já o município confirmou seis mortes e 190 casos de Covid.

Em um novo Decreto n° 070, altera e consolida o Decreto n° 059, de 20 de maio de 2020 com as alterações implementadas pelo Decreto nº 061, de 22 de maio de 2020, que “Estabelece novas regras para funcionamento dos estabelecimentos e do uso de máscaras, visando salvaguardar a saúde da população, em razão do Coronavírus – COVID-19.

O novo decreto o funcionando dos estabelecimentos comerciais que será implementado de forma gradual, por meio de setorização das atividades comerciais e de serviços em fases distintas, de acordo com o risco sanitário e o potencial de aglomeração e permanência de pessoas.

A proposta prevê uma avaliação sobre a permanência ou redução das medidas e deve ocorrer a cada 15 dias, sempre com base nos indicadores epidemiológicos e operacionais. O decreto determina a utilização obrigatória de máscaras faciais, que cubram boca e nariz, podendo ser de fabricação caseira, a todos os cidadãos que saírem de casa, em qualquer espaço público e privado, em todo o território do município, como medida fundamental de proteção à saúde e à vida, com intuito de dificultar a transmissão do coronavírus. Essa iniciativa procura evitar que o município precisa tomar medidas mais enérgicas como decretar o fechamento total das atividades assim como a proibição da circulação das pessoas por motivos não essenciais.

Assim, entre os estabelecimentos que ficaram fechados são: lojas de roupas, calçados, artigos de festa e academias. Já bares e restaurantes só estão autorizados a vender para entregar a mercadoria e o uso de máscara vai ser obrigatório.

Comentários
Sair da versão mobile