O prefeito de Betim, Vittorio Mediolli, anunciou, agora há pouco, por meio das redes sociais, o fechamento do comércio não essencial na cidade pelos próximos 12 dias, a partir desta quarta-feira, 10, independentemente do potencial de aglomeração. A medida foi tomada após análise do número de casos da Covid-19 com o fechamento da 22ª semana epidemiológica do município. Um decreto sobre a volta do rigor no isolamento social será publicado ainda nesta segunda-feira, 8.
“A medida é necessária para que as ações de prevenção ao vírus, realizadas desde o início da pandemia, tenham mais resultados. Na semana passada, tomamos a decisão de fechar os shoppings e academias. Se segurarmos mais agora, teremos um grande resultado. Por isso, peço sensibilidade à população. A situação não é de desespero, estamos seguindo a curva de contágio e precisamos segurar para vencer a pandemia. Se cada um fizer o seu papel, a pandemia será superada”, ressalta Mediolli.
O decreto teve como base a Deliberação COVID-19 Nº 17, do Governo de Minas para estabelecer as atividades consideradas essenciais. São elas: as agência bancárias e similares, supermercados, sacolões, padarias, açougues, postos de combustíveis, distribuidoras de gás e alimentos, oficina mecânica e borracharia, restaurante em pontos e postos de rodovias, lojas de produto de limpeza, clínicas odontológicas para atendimento de urgência, laboratórios de análises clínicas, lojas de materiais para construção civil, farmácias e drogarias, lojas de venda de alimentação para animais, dentre outros.
Ações efetivas – Desde o início da pandemia do coronavírus, a Prefeitura de Betim implantou diversas ações de prevenção para evitar a propagação do coronavírus. Entre essas estão as blitze sanitárias, distribuição de álcool 70% em todas as regionais, distribuição de máscaras nas áreas onde se encontram os maiores índices de síndromes gripais, desinfecção de espaços públicos com caminhão névoa e sistema manual com solução de hipoclorito de sódio a 0,5% e a fiscalização de comércios e igrejas.
Além disso, a Prefeitura instalou 120 leitos de enfermaria e cinco de UTI no Hospital de Campanha – o primeiro inaugurado em Minas Gerais e, ainda, outros 50 leitos de UTI no Centro de Cuidados Intensivos, instalados no Centro-Materno Infantil, localizado ao lado do Hospital Público Regional de Betim.
Fiscalização – Dados da força-tarefa de fiscalização mostram que 9.644 estabelecimentos comerciais já foram fiscalizados em todo o município, sendo que 145 foram multados por descumprimento de normas. Outros 528 foram fechados. Multas pelo não uso de máscara somam 310.
Quem quiser denunciar o descumprimento de normas, pode entrar em contato com a Ouvidoria Municipal, pelos telefones (31) 3512-3453 e 3512-3315, além do email: faleouvidoria@betim.mg.gov.br.