A pandemia do novo coronavírus mudou a rotina de muitos trabalhadores do Brasil e do mundo. Para evitar a transmissão da doença, as empresas adotaram o regime de home office. Mas você sabe se a sua empresa deve pagar o vale transporte e vale refeição nesse período? Continue lendo para entender!
Quartos e salas se tornaram escritórios, ligações por vídeo chamada passaram a ser utilizados com frequência e a crise na economia devido à Covid-19 assusta os empresários. Essa é a nova realidade do trabalho.
Como é a primeira vez que muitas empresas adotam essa forma de trabalho, é comum surgirem dúvidas nos empresários e nos colaboradores. Uma das questões são os benefícios corporativos.
Vale transporte
O benefício vale transporte é obrigatório de acordo com a Lei 7.485/1987. No entanto, como não há deslocamento entre a casa e o ambiente de trabalho, a empresa não deve pagar o vale durante o período de trabalho remoto. Isso ajuda a empresa a reduzir custos, sendo ainda mais importante neste momento de crise.
Caso a sua empresa tenha depositado o desconto vale transporte para o mês antes de adotar o home office, o funcionário deve deixar guardado para utilizar quando as atividades voltarem.
Vale alimentação e vale refeição
Devemos lembrar que o vale alimentação é o ticket utilizado para comprar alimentos em geral, portanto pode ser usado para pagar as compras do supermercado. Já o benefício vale refeição é destinado para os trabalhadores se alimentarem durante a jornada de trabalho, assim é usado para pagar o almoço ou jantar em estabelecimentos que aceitam o cartão.
O pagamento desses benefícios gera controvérsias entre os especialistas. A Associação Brasileira de Recursos Humanos de São Paulo diz que o empregador pode cortar o benefício vale alimentação e refeição, caso não tenha sido definido em negociação coletiva.
Entretanto, alguns advogados trabalhistas afirmam que, de acordo com a Consolidação das Leis Trabalhistas, não há diferença no trabalho realizado no escritório ou em casa. Por isso, defendem que os funcionários devem receber os vales por terem os mesmos direitos.
Home office
Antes do período de isolamento social, muitas empresas já tinham funcionários que trabalhavam em casa. Segundo a pesquisa da SAP, 35% dos trabalhadores do mundo não precisavam sair de casa para desempenhar as atividades profissionais em 2019. No entanto, o cenário fez com que organizações que nunca haviam trabalhado remotamente tivessem que buscar ferramentas para tornar o trabalho possível.
Com a internet e os diversos aplicativos e plataformas, as mesmas tarefas que seriam realizadas no escritório podem ser feitas em casa. Claro que é preciso de algumas modificações, mas percebemos que podemos trabalhar à distância.
Isso é comprovado pelo estudo “Tendências de Marketing e Tecnologia 2020”, que diz que o home office adotado devido à situação mostrou aos funcionários e empresários que é possível trabalhar dessa maneira e proporciona mais qualidade de vida. Alguns especialistas acreditam que o trabalho remoto pode ser empregado pelas empresas após a pandemia.
O home office traz redução de custos para as empresas. Sem precisar pagar vale transporte, vale combustível, poder manter a empresa com poucas salas e diminuir os gastos com água, luz e até com café são algumas das vantagens.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.