ELEIÇÕES 2020Veja os 15 nomes dos candidatos a Prefeito em Belo Horizonte saiba mais
Gerais

Saiba mais sobre controladores

Por Dentro de Minas - Google News (pordentrodeminas - googlenews)

A tecnologia vem sendo utilizada cada vez mais em diversos setores, inclusive na indústria. Um dos dispositivos que tem a finalidade de melhorar os processos industriais são os controladores. Continue lendo para entender mais sobre o equipamento!

História dos controladores

Um controlador de alta corrente é responsável por controlar processos por meio de algoritmos programáveis.

Engana-se quem pensa que esse dispositivo foi inventado recentemente. De acordo com relatos, os primeiros aparelhos surgiram no século passado quando o matemático e engenheiro James Watt criou um regulador com o objetivo de controlar a velocidade das máquinas. No entanto, eles não eram controladores eletrônicos como conhecemos hoje, mas manuais.

Depois, eles começaram a se aperfeiçoar, surgindo os dispositivos de ganho ajustável. Após a Segunda Guerra Mundial, houve a criação dos controladores eletrônicos analógicos. Assim, desenvolveram-se com o passar dos anos, sendo criado o controlador lógico programável nos anos 70.

O que é controlador lógico programável?

Existem diversos tipos de controladores, como o microcontrolador, motion controller, entre outros. Um deles é conhecido como CLP, ou seja, controlador lógico programável clp.

O CLP é muito utilizado na automação industrial, uma vez que se trata de um computador que controla os processos programados por uma pessoa. Basicamente, serve para que as máquinas fiquem mais inteligentes e, assim, aumentem a produtividade. Muitos explicam a atuação dos recursos tecnológicos como o “cérebro” do sistema.

Eles costumam ser compostos por uma central de processamento de dados (CPU), processador, memória, fonte de alimentação, módulos de entrada e saída. Lembrando que é necessário que um profissional especializado programe o dispositivo.

Vantagens

Assim como outros aparelhos usados para a automação industrial, como controles remotos industriais, o controlador possui diversas vantagens, como:

  • maior produtividade;
  • fácil configuração e programação;
  • controle à distância;
  • mais segurança;
  • aumento da precisão dos processos;
  • maior lucro.

Automação industrial

Automação industrial é utilizar sistemas automatizados para aumentar a produtividade das indústrias. Portanto, o objetivo é tornar as atividades mais eficientes por meio da tecnologia.

Hoje em dia, existem diversos dispositivos que contribuem com a otimização dos processos industriais. Além do CLP, inversores de frequência (drives), controles remotos industriais para pontes rolantes e tantos outros aparelhos fazem parte do cotidiano das indústrias.

Por isso, houve um crescimento de 10% no número de grandes indústrias do país que utilizam a tecnologia para melhorar os negócios nos últimos dois anos, segundo a pesquisa “Investimentos em Indústria 4.0” feita pela Confederação Nacional da indústria (CNI).

7933 Publicações

Sobre
A Por Dentro de Minas é um portal que traz as principais notícias do Estado de Minas Gerais.
Artigos
Relacionados
Gerais

Duas pessoas ficam feridas em acidente com van na BR-251, em Salinas

Vítima foram encaminhadas para o hospital
Gerais

Polícia prende suspeito de matar colega de alojamento em Itabirito

Suspeito e vítima prestavam serviço para uma empresa e estavam morando na mesma acomodação
Gerais

Grupo criminoso envolvido em torturas e incêndios a ônibus é preso em Betim

Seis integrantes do grupo foram presos na operação

Deixe uma resposta