Home office ajuda a reduzir custos na empresa

Por Dentro de Minas - Google News (pordentrodeminas - googlenews)

O home office é a nova realidade de vários trabalhadores devido à pandemia no novo coronavírus. Antes da quarentena, o trabalho remoto já era considerado uma tendência global, mas muitas organizações brasileiras ainda não tinham adotado o regime. Continue lendo para entender como essa nova forma de trabalho ajuda a reduzir custos na empresa!

A recomendação de evitar aglomeração e manter o distanciamento social feita pela Organização Mundial da Saúde mudou a forma de realizar atividades cotidianas. Hoje, as casas viraram escritórios, salas de aula, academia, sempre conectadas à internet.

O trabalho não podia ser diferente. Em áreas que permitem o home office, as empresas tiveram que se organizar para continuar funcionando mesmo à distância.

Trabalhar em home office é uma economia! Talvez você não tenha parado para pensar, mas sem ninguém no escritório, as despesas são reduzidas.

As contas de água, luz e até o café serão diminuídas. Além disso, a empresa não precisa pagar o benefício vale transporte para os seus colaboradores. Apesar de ser obrigatório por lei no trabalho presencial, como não há o deslocamento casa-trabalho durante o home office, a organização pode economizar o dinheiro que seria pago em vale transporte.

Pode parecer pouco, mas juntando tudo, não é tão pouco assim. Em épocas de crise, toda economia é bem-vinda!

Como ficam o vale refeição e vale alimentação?

Essa é uma questão polêmica. Por um lado a Associação Brasileira de Recursos Humanos de São Paulo acredita que o empregador pode parar de pagar o benefício vale refeição e vale alimentação durante o período em que o trabalhador esteja trabalhando remotamente.

Porém, advogados trabalhistas pensam diferente. Eles defendem que na Consolidação de Leis Trabalhistas, não há diferença entre o trabalho realizado no escritório ou em casa. Dessa maneira, os funcionários devem ter os mesmos benefícios, ou seja, devem receber o vale refeição e alimentação.

É importante ressaltar que as empresas precisam estar preocupadas com o bem-estar dos seus colaboradores, principalmente em um período como esse. Pagar o ticket alimentação e refeição é uma maneira de estimular os trabalhadores a terem uma alimentação melhor.

Vantagens do home office

Para a empresa e para a equipe, o home office tem muitas vantagens. Além da redução de custo, a companhia não precisa se preocupar com o ambiente do escritório. Caso precise contratar mais pessoas para o time, não há preocupação com o espaço, mesa, cadeira, por exemplo.

O endereço da pessoa também não será de interesse para o recrutador, focando na obtenção de talentos para a empresa. Outro ponto positivo é o aumento da produtividade e, consequentemente do lucro.

O home office possibilita maior qualidade de vida, uma vez que evita o estresse do trânsito e o tempo perdido no deslocamento. A comodidade também é importante para o bem-estar do trabalhador e a sua produtividade, bem como a flexibilidade dos horários.

Impactos da Covid-19 na economia

A busca por redução de custos é importante devido ao momento crítico, já que a economia do Brasil e do mundo também foram afetadas pela doença. A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico afirmou que a cada mês que as grandes economias do mundo ficarem em situação de isolamento social, o crescimento anual será diminuído em dois pontos percentuais.

Devido às consequências econômicas provocadas pelo vírus, cerca de 600 mil micro e pequenas empresas tiveram que fechar as portas, de acordo com o Sebrae. O IBGE apontou que a taxa de desemprego passou de 11% no fim de 2019 para 12,2% no primeiro trimestre deste ano. Portanto, 1,2 milhões de pessoas ficaram desempregadas nos primeiros três meses. 

Total
1
Shares
Reportagem Anterior
PCMG prende suspeito de tráfico com celular roubado em Três Corações - Foto: Divulgação/PCMG

PCMG prende suspeito de tráfico com celular roubado em Três Corações

Próxima Reportagem
Polícia realiza operação contra o tráfico de drogas em Araxá - Foto: Divulgação/PCMG

Pai e filho são detidos por tráfico de drogas em Araxá

Postagens Relacionadas