História da impressora

Por Dentro de Minas - Google News (pordentrodeminas - googlenews)

Se você precisa imprimir um trabalho escolar, um documento importante ou uma foto da família, a impressora está ali para fazer o serviço. Como é tão presente no nosso cotidiano, não imaginamos viver em um mundo sem impressoras. Mas você sabe como essa máquina surgiu? Continue lendo para saber a história!

O primeiro equipamento que surgiu era bem diferente das impressoras multifuncionais que conhecemos hoje, mas era uma inovação para a época. De acordo com relatos, o aparelho de impressão foi criado pelo físico norte-americano Chester Floyd Carlson, em 1938.

Ele desenvolveu a máquina no estilo de fotocopiadora. No entanto, essa primeira criação imprimia as folhas lentamente, podendo levar horas para produzir uma página! Assim, em 1953, surgiu uma nova versão, considerada rápida para aquele período. Claro que mesmo com melhorias, o aparelho ainda não oferecia impressões com nitidez como temos hoje.

Assim, os equipamentos foram evoluindo com o tempo. Em 1983, a empresa Canon e HP se juntaram para desenvolver a primeira impressora laser. Isso representou uma grande melhora na qualidade dos textos e fotos impressos, já que antes, as impressões vinham com muita tinta.

Ao longo da história, também surgiu a impressora multifuncional. Antigamente, era preciso ter diversos equipamentos para enviar um fax, fazer cópia e imprimir. Com a invenção dessa máquina, as pessoas passaram a contar com todas essas atividades em um único aparelho.

Outro passo importante na evolução das máquinas de impressão foi a invenção das impressoras 3D. Esse processo foi criado pelo americano Chuck Hull.

Hoje em dia, existem diversos modelos de impressora jato de tinta, a laser, multifuncionais, entre outras. Sem contar as diversas marcas, como impressora hp, Canon, Epson. Todas elas possuem elevada tecnologia para deixar os processos mais rápidos e eficientes!

Cada modelo funciona de um jeito e tem características diferentes, como:

Impressora jato de tinta

A impressora com jato de tinta é a mais comum nas casas e escritórios. Utilizando o sistema de gotejamento, a tinta fica armazenada e cartuchos de tinta. Atualmente, o que não falta são modelos e marcas no mercado: impressora jato de tinta wifi, ecotank, pequena, grande.

Impressora tanque de tinta

A impressora tanque de tinta também funciona com jato, a diferença está no armazenamento da tinta. Nesse modelo, as tintas ficam em tanques feitos para guardar cada cor. Isso proporciona o alto rendimento.

Impressora a laser

Por serem mais rápidas, as impressoras a laser costumam ter um preço mais elevado. No entanto, a tinta é armazenada em toner e proporciona maior economia a longo prazo. A qualidade também é outro ponto positivo, uma vez que a impressão não fica com sujeira.

Total
1
Shares
Reportagem Anterior

O que levar em conta ao comprar um purificador de água?

Próxima Reportagem

Saiba a diferença de internação voluntária, involuntária e compulsória

Postagens Relacionadas