ELEIÇÕES 2020Veja os 15 nomes dos candidatos a Prefeito em Belo Horizonte saiba mais
Gerais

Alugar ou comprar gerador de energia?

Foto: Pixabay
Por Dentro de Minas - Google News (pordentrodeminas - googlenews)

Foto: Pixabay

Para o funcionamento pleno e interrupto de empresas e negócios, é preciso que haja fornecimento constante de energia elétrica. Essa regra vale independente do ramo de atuação da indústria ou comércio em questão. 

Por isso, ter apenas a energia proveniente da concessionária não é a melhor ideia. É ficar sujeito a quedas inesperadas e preços altos e voláteis. Dessa forma, é necessário contar com o auxílio de um gerador de energia

Apesar disso já ser algo estabelecido entre gestores e empresários, muitos ainda têm dúvida se devem comprar ou optar pelo aluguel de gerador de energia

Existe um senso comum de que alugar o equipamento não vale a pena. A alegação é de que seria um investimento em algo que não irá pertencer, de fato, ao estabelecimento. E ainda que o retorno financeiro se daria em médio prazo, se fosse a aquisição.

Entretanto, isso não é verdade.

A locação, além de ser mais vantajosa para o caixa da empresa, possui muitos outros benefícios, que não são levados em consideração numa análise correta de retorno financeiro.

O conteúdo irá abordar alguns dos principais, como preço e também a terceirização da atividade, que não é o foco primário da empresa.

Investimento

Um dos primeiros pontos a se considerar antes de escolher entre a compra ou o aluguel de geradores é o impacto que isso terá no caixa da empresa.

Ao passo que a compra do produto necessita de um investimento, feito de uma só vez, o aluguel representa uma despesa mensal, com benefício tributário. 

Por fim, o total investido não se refere apenas ao preço do gerador em si, mas também deve-se somar os custos de instalação, manutenção, depreciação e reparos – atividades que já estão inseridas no preço do aluguel.

Terceirização da atividade

Como dito anteriormente, quando se compra qualquer produto é preciso arcar com sua instalação, manutenção e reparos de qualquer problema futuro. 

No caso do aluguel, o alívio no bolso e a tranquilidade do cliente ficam em evidência. Toda a preocupação fica por conta da equipe especializada da empresa contratada.

Isso é especialmente vantajoso no caso de geradores de energia, porque a instalação requer conhecimento técnico, e são aparelhos que precisam de manutenções constantes.

A manutenção preventiva, por exemplo, deve acontecer periodicamente, e precisa ser executada por uma equipe extremamente capacitada. É importante observar detalhes específicos, como as mangueiras do radiador, filtro de combustível, cárter de respiro etc. 

Ao optar pelo aluguel tem-se todo suporte para atender emergências de diversas naturezas. Empresas especializadas chegam a ter centrais de atendimentos operando 24 horas por dia, garantindo atendimentos imediatos.

Garantia 

Todo e qualquer equipamento está suscetível a falhas. Por isso, sempre existe uma garantia – seja da fábrica ou seja da empresa de locação.

Portanto, se o grupo gerador parar de funcionar, é responsabilidade do fornecedor trocar por outro em perfeito estado, que corresponda a necessidade do cliente. 

Quando se compra determinada máquina, o tempo de garantia é limitado, e depende do que foi estipulado pelo fabricante. 

Já no caso de aluguel, o cliente têm garantia por todo o período em que estiverem com o gerador. Abrange qualquer problema ou dano, não causados por terceiros.

Além de oferecer maior segurança, esse é mais um benefício para o caixa do cliente. Não será necessário comprar outro produto, caso o gerador apresente problemas para além do período de garantia.

Produtos novos e eficientes 

Muitos gestores, a fim de economizarem na hora de obter seu gerador, acabam escolhendo modelos mais velhos ou usados, de segunda mão. 

Mesmo aqueles que optam por comprar a versão mais moderna, poderão encontrar problemas no futuro. Um gerador, assim como qualquer outra tecnologia de geração de energia, está suscetível a uma rápida obsolência. 

Sendo assim, com o aluguel, é possível ter sempre acesso às máquinas mais novas e mais eficientes do mercado, sem que seja necessário a compra de um novo produto de tempos em tempos. 

Dessa maneira, não é difícil concluir que alugar um gerador de energia pode ser muito mais vantajoso do que comprá-lo, principalmente no quesito financeiro.

Comprar a máquina inclui muito mais do que o próprio preço do equipamento. Também é necessário arcar com a instalação, abastecimento de combustível e eventuais reparos – o que acaba por aumentar, e muito, o investimento final.

7946 Publicações

Sobre
A Por Dentro de Minas é um portal que traz as principais notícias do Estado de Minas Gerais.
Artigos
Relacionados
Gerais

Procuradoria-Geral do Município abre vagas para estágio de pós-graduação em Direito

Seleção será realizada exclusivamente de forma virtual
Gerais

Cinco jovens são presos durante operação em Nova Serrana

Operação Tríplice visa combate a crimes violentos
Gerais

Margarida Salomão (PT) é eleita prefeita em Juiz de Fora

Com 100% dos votos apurados, Margarida Salomão obteve 144.529 votos

Deixe uma resposta