Em tempos de Covid-19, o novo coronavírus, no Brasil, com o fechamento de diversos estabelecimentos e instauração da quarentena, os brasileiros têm vivido dias isolados em casa.
Para aqueles viciados em academia ou que não dispensam uma corrida na praia, essa fase está sendo especialmente difícil e são necessárias muitas readaptações.
Porém, até os mais sedentários estão sentindo as consequências que a quarentena pode trazer.
Com regimes de home office, a maioria das pessoas está indo apenas da cama para a mesa de trabalho.
Além de extremamente prejudicial para o corpo, intensificando dores e cansaço, isso pode afetar muito a saúde mental – principalmente em momentos complicados, com o crescimento da pandemia no país.
Esse estilo de vida temporário pode aumentar bastante os níveis de ansiedade, estresse e até mesmo depressão. O que, além de ser negativo por si só, também afeta o sistema imunológico e deixa qualquer um mais vulnerável ao Covid-19.
Portanto, é muito importante permanecer se movimentando, mesmo que dentro de casa. Pensando nisso, o artigo traz algumas dicas para todos que querem vestir suas roupas fitness e lutar contra o sedentarismo durante a quarentena.
Aplicativos de exercício
Agora, mais do que nunca, aplicativos com exercícios para se fazer em casa estão chamando atenção.
O mais legal desse tipo de atividade é que a variedade é garantida, já que o usuário pode baixar muitos apps e optar pelo que mais lhe agrada diariamente.
O Nike Training Club (NTC) é um dos mais famosos do segmento. Nele, é possível escolher o objetivo do treino – emagrecimento, definição, alongamento – e ter acesso a diversos vídeos.
É interessante, pois, ao final, é possível acompanhar quanto tempo de atividade o usuário já fez, sendo possível criar metas para serem batidas ao longo das semanas.
O Freeletics Bodyweight também é um dos mais populares do mundo. O app disponibiliza mais de mil variações de treinos de alta intensidade, que são feitos utilizando apenas o peso do próprio corpo.
A ferramenta é gratuita, mas para aqueles que desejam um treino personalizado e acompanhamento nutricional, é possível pagar pela versão premium.
Como nem só de musculação e treinos pesados se vive na quarentena, uma boa dica é conferir o Pocket Yoga. Ideal para quem sempre quis conhecer mais sobre a modalidade, mas nunca teve tempo ou dinheiro para tentar, o app disponibiliza quase 30 aulas completas de yoga que incluem até mesmo a maneira apropriada de se respirar em cada exercício.
Vídeo aulas no Youtube
Existem muitos youtubers especializados no universo fit. Há aulas disponíveis dos mais diversos segmentos – desde musculação, treino funcional, dança, yoga…
Assim, basta a pessoa escolher a que melhor combina com seu estilo e com o espaço de sua casa.
Um dos mais conhecidos no Brasil é o Fit Dance, que ensina passos de coreografia de músicas populares no momento e que garantem a queimação de muitas calorias.
A canadense Maddie, que comanda o canal MadFit, também ficou conhecida por disponibilizar treinos localizados – muitos ao som de lançamentos de cantores que estão bombando.
O que não falta é opção. Assim, basta a pessoa escolher o vídeo, vestir uma de suas calças legging fitness e apertar o play.
Lives no Instagram
Uma coisa que se tornou bem comum nesse começo de quarentena são lives no aplicativo do Instagram.
Desde famosos que estão buscando trazer maior conscientização sobre o corona vírus até anônimos que querem interagir com amigos, essa é uma tendência forte.
Claro que as academias, escolas de dança e de outras modalidades físicas perceberam isso e também estão investindo na ferramenta, a fim de manter seus alunos engajados e se exercitando.
O mais legal é que, na grande maioria dos casos, a pessoa não precisa estar matriculado na instituição para assistir as lives – basta seguir o perfil e ficar atento as programações.
Uma dica para quem tem matricula em alguma empresa do tipo é procurar saber se o mesmo está sendo feito nesse período de quarentena. Assim, o aluno mantém sua rotina com os professores de sempre.
Outra sugestão é procurar perfis de personal trainers famosos, daqueles que todos sonham em ter uma aula algum dia, já que esses profissionais também estão investindo nesse tipo de conteúdo.
Foco em exercícios específicos
Quando o exercício físico deve ser feito obrigatoriamente dentro de casa, existem algumas opções de atividades que funcionam melhor, visto que nem todos têm os materiais e espaço necessários.
Uma dica para esse momento atual é investir em treinamentos funcionais, ou seja, aqueles com exercícios que replicam movimentos naturais do corpo, movendo-o de forma integrada. Dentre esses exercícios estão agachamento, pulo, giro, entre outros.
É possível fazer esse treinamento sem nenhum equipamento, com a roupa do corpo, vestindo apenas algum dos shorts e bermudas fitness do armário e um top. Porém, se a pessoa puder contar com alguns acessórios, isso ajuda ainda mais na atividade.
Por isso, nesse período de quarenta deve-se usar e abusar de ferramentas como mini bands, thera band e corda de pular. Outro ponto importante desse estilo de exercício é que é possível aproveitar séries que utilizam o peso corporal, como flexão de braço, corrida estacionária, abdominal etc.
Se a pessoa sentir muito falta de se movimentar livremente, vale ainda subir e descer a escada do prédio – certificando-se que não irá entrar em contato com outros moradores e evitando encostar no corrimão.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.