fbpx
Redes Sociais

Gerais

Para além do discurso: as marcas só querem vender?

Busca por propósito leva empresas a adotarem novas estratégias de marketing, indo além do caráter comercial

Por Dentro de Minas - Google News (pordentrodeminas - googlenews)

Sob um olhar atento para as estratégias de marketing da década de 90, é fácil identificar a dinâmica entre uma marca e seu público-alvo. Materiais de comunicação tinham foco em vendas, portanto, na descrição de produtos, serviços e seus preços. A comunicação era unilateral, com papéis bem definidos e participação quase nula do consumidor. 

As redes sociais surgiram e, com elas, uma nova estrutura de publicidade. Hoje, a marca vai além do produto — e precisa ir, se quiser atender às demandas de um público altamente engajado na produção de conteúdo. Se antes a audiência era passiva, hoje, ela não é apenas participativa, mas atenta, crítica e rápida.

Esse cenário fez com que o caráter comercial do marketing desse lugar a uma comunicação muito mais densa e transparente sobre a própria marca e seu propósito. O consumidor espera entender a essência e as intenções que guiam a empresa em toda a cadeia, as ações e as estratégias desta para que sua presença na sociedade tenha um impacto positivo. 

Isso acontece porque o consumo, hoje, passou a ser guiado por relações. As pessoas não querem mais serem tratadas como números, o que gera uma expectativa por diálogo e por conexões transformadoras. Não basta ter um ótimo produto, é a causa e a coerência por trás dele que geram o desejo de compra, o engajamento e, consequentemente, a venda. 

Por outro lado, esse novo ambiente — fortemente conduzido pelas ferramentas digitais e suas métricas — não abre espaço para oportunismo. A velocidade e o alcance das informações exigem das marcas atuações certeiras e uma comunicação totalmente alinhada à realidade. A menor falha pode colocar em risco anos de um marketing bem estruturado.

Vendas com propósito

O produto passou a ser a ponte entre o cliente e o propósito da marca. Assim, a venda é, hoje, o símbolo de um discurso que traduz atitudes concretas e uma ligação real com o público. Essa convergência entre lucro e impacto social tem sido a fórmula de sucesso — e de sobrevivência — de muitas companhias, que já se posicionam como catalisadoras de mudanças.

Um bom exemplo tem sido a estratégia da marca Dove em torno do tema beleza real. A partir de questionamentos sobre padrões de beleza impostos ao longo dos anos, bem como sobre autoestima e autoconfiança, a empresa tem inserido seus produtos em campanhas protagonizadas por mulheres “comuns”, e com mensagens de reflexão sobre amor-próprio e aparência. 

Em menor escala, a marca baiana Euzaria atua, desde 2015, aliando a venda de camisetas exclusivas à oferta de aulas para jovens em situação vulnerável, em parceria com o Instituto Aliança. Além da causa social, o produto oferece uma experiência completa, pois permite que o cliente participe do movimento e deixe uma dedicatória para quem for realizar a próxima compra. 

Vegana, a The Body Shop tem utilizado seus cosméticos como porta-vozes da causa. A marca defende os direitos dos animais por meio do desenvolvimento de itens de beleza aliados à campanha “Para Sempre Contra Testes em Animais”, ampliando o discurso a favor de novas formas de realizar pesquisas no segmento. A parceria com a ONG Cruelty Free também faz parte do planejamento de sustentabilidade da marca, que inclui abastecimento de lojas com energia renovável e controle de carbono até 2020. 

A forma como o marketing pode impactar a sociedade e sustentar tendências foi um dos destaques do Engage for Good 2019, principal evento sobre engajamento e impacto positivo do mundo. Mais de 600 líderes discutiram novos formatos de comunicação e atuação de empresas, bem como de relacionamento com seus targets.

As discussões envolvem não só a necessidade de fazer das marcas plataformas de conexão, mas também de união entre as empresas, para dar poder às pessoas. Autopromoção tornou-se um viés ultrapassado em um momento em que o cliente tem voz em tantos canais. Empatia, diversidade e inclusão estão no centro dos negócios, e a venda pode ser uma consequência verdadeira e sustentável desse tripé. 

 

Gerais

Mulher tem parte do couro cabeludo arrancando em acidente com jet-ski em Mariana

Bombeiros informaram que motor sugou o cabelo da jovem para dentro da turbina do jet-ski

• atualizado em 12/07/2020 às 19:09

Foto: Redes Sociais

Um mulher ficou gravemente ferida após ter parte do couro cabeludo arrancando em um acidente envolvendo jet-ski, em Mariana, na Região Central de Minas.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o acidente ocorreu por volta das 13h30, em uma lagoa localizada no Distrito Barro Branco.

Ainda segundo os Bombeiros, a vítima feminina de 21 anos prendeu o cabelo na motor do jet-ski durante um passeio. O motor sugou seu cabelo para dentro da turbina. Amigos ajudaram no resgate, após avistarem o acidente próximo da margem e puxaram para fora da água.

A jovem identificada como Mayra Alves Soares foi encaminhada para o Hospital João XXIII, em Belo Horizonte pela equipe do Arcanjo dos Bombeiros.

Continuar lendo

Gerais

Idosa com mal de Alzheimer é encontrada morta após sumir em Araxá

Dona Jandira, de 77 anos, foi vista pelos familiares pela última vez na terça-feira

Jandira Maria Julio, a dona Jandira, de 77 anos, foi vista pela última vez na terça-feira - Foto: Reprodução/Facebook

Jandira Maria Julio, a dona Jandira, de 77 anos, foi vista pela última vez na terça-feira – Foto: Reprodução/Facebook

O corpo da idosa, Jandira Maria Julio, a dona Jandira, de 77 anos, que sofre do mal de Alzheimer que estava desaparecida em Araxá, no Alto Paranaíba, Minas Gerais foi localizada na manhã deste domingo (12).

Familiares de dona Jandira, afirmaram que ela saiu de casa, no Bairro Santo Antônio, usando vestido vermelho e uma blusa de frio cor de rosa, acompanhada do cachorrinho de estimação e, até o momento, apenas o animal retornou. A última vez que ela tinha sido vista foi na terça-feira (7).

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o corpo da idosa foi localizada 3 quilômetros da casa dela, em uma área de capim braquiária, próximo a uma mata. Não há sinais de violência.

A perícia da Polícia Civil foi acionada.

Corpo foi encontrado pelos Bombeiros em um local de mata - Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Corpo foi encontrado pelos Bombeiros em um local de mata – Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Buscas

As buscas por Jandira Maria Julio começaram na quinta-feira após o registro de ocorrência de desaparecimento. O Corpo de Bombeiros fizeram as buscas usando drones, viaturas, equipes a pé e cães.

Continuar lendo

Gerais

Duas pessoas ficam feridas em acidente BR-381, em Sabará, na Grande BH

Carro e caminhão se envolveram no acidente

Duas pessoas ficam feridas em acidente BR-381, em Sabará, na Grande BH – Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Um acidente na tarde deste sábado (11) envolvendo um carro e um caminhão na BR-381, na altura de Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, deixou duas pessoas feridas.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), com o impacto do acidente a pista chegou a ficar totalmente interditada nos dois sentidos por 40 minutos, mas foi liberado por volta das 15h40.

O Corpo de Bombeiros informou que duas pessoas ficaram feridas e foram e encaminhada conscientes para o Hospital de Pronto Socorro João XXIII, em Belo Horizonte. Uma das pessoas ficou preso entre as ferragens do acidente e foi retirado por militares.

Continuar lendo