ÚLTIMASSaiba quem são os 16 pré-candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte saiba mais
Gerais

Qual o bairro ideal para morar em BH?

Projetada pelo engenheiro e urbanista Aarão Reis, Belo Horizonte é uma das capitais brasileiras mais atrativas, tanto para quem é turista quanto para quem pretende se mudar. Isso porque é um centro cultural muito significativo, que consegue abrigar tradição e inovação em um mesmo ambiente.

Quem deseja se mudar para BH, deve ter em mente vários pontos característicos da cidade, bem como entender a geografia local, para não ser pego de surpresa quando a decisão de mudança for tomada. 

Ao escolher o melhor bairro para se morar na cidade, por sua vez, é preciso saber o que você busca. Há bairros mais boêmios e outros tipicamente residenciais, com custo de vida maior ou menor, mais próximos ou mais distantes do centro, etc.  Mas uma coisa é certa: com certeza você vai achar o local ideal em Belo Horizonte.

Conhecendo um pouco mais sobre a capital mineira

Fundada em 12 de dezembro de 1897, Belo Horizonte é uma das primeiras cidades planejadas a ser construída no país. Atualmente, sua população conta com mais de 2,5 milhões de habitantes espalhados por nove administrações regionais — Venda Nova, Norte, Pampulha, Nordeste, Noroeste, Leste, Centro-Sul, Oeste e Barreiro.

A capital do estado de Minas Gerais é o 6º município mais populoso do Brasil e tem o excelente Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,810. O clima é considerado tropical com estação seca, tendo temperaturas que variam entre 19ºC e 24ºC ao longo do ano.

BH chama atenção pela diversidade de opções de lazer e cultura. Em vários pontos da cidade, há salas de cinemas, teatros, dois grandes estádios de futebol, o Mineirão e o Independência, além de praças e parques abertos ao público.

Destaque para a agitada vida noturna da cidade, considerada a “capital nacional dos botecos”, bem como para sua culinária, permeada por comidas típicas mineiras como o feijão-tropeiro, queijo canastra, sem falar do famoso pão de queijo.

Escolhendo o bairro ideal

Como já deu pra perceber, Belo Horizonte é uma cidade enorme, com vários atrativos para se morar. Mas, afinal de contas, qual bairro escolher? Considerando as diferentes regiões, existem alguns bairros que se destacam. A seguir, estão alguns deles.

Anchieta

Se você busca conciliar boa localização com um ambiente residencial, tranquilo e muito agradável de se viver, o Anchieta é uma ótima opção. O bairro é super arborizado e tem algumas praças e parques. Destaque para o Parque Municipal Julien Rien, com 14.530 m² de área verde.

Funcionários

O bairro Funcionários tem esse nome porque era a região que abrigava os funcionários públicos que trabalhavam no projeto de construção de Belo Horizonte. Lá se encontram alguns dos mais famosos pontos turísticos da cidade, como a Praça da Liberdade, além das várias opções de gastronomia, lazer e cultura.

Pampulha

Situado na região Norte, a Pampulha abriga alguns dos principais cartões-postais de BH, como a Lagoa da Pampulha e o Estádio do Mineirão. É um bairro com muitas áreas verdes e com certa tranquilidade, por ser mais afastado do Centro.

Além disso, é lá que se localizam várias instituições de ensino superior, tais como a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), ambas são opções super cotadas para quem vai estudar na capital.

Planalto

Também na região Norte da cidade, próximo à Pampulha, o Planalto é considerado uma ótima opção de bairro para se morar. O bairro tem uma grande estrutura comercial, além de oferecer várias opções de lazer para seus moradores.

É uma ótima opção para quem deseja morar um pouco mais distante do Centro, sem perder qualidade de vida.

Santo Agostinho

Quem deseja localização estratégica sem abrir mão de uma região mais residencial, com certeza vai adorar o Santo Agostinho. Ele fica localizado entre duas das principais avenidas da cidade, a Contorno e a Amazonas, e é um bairro tranquilo.

Nele você vai encontrar a Assembleia Legislativa de Minas Gerais e o famoso Edifício JK. O bairro abriga ainda instituições de renome, seja na educação, como o Colégio Santo Agostinho, seja na saúde, a exemplo, o Hospital Mater Dei.

Savassi

Outro bairro que se destaca pela agitada vida noturna é o Savassi. Esse bairro oferece uma excelente estrutura, tanto no sentido de pavimentação e arborização do ambiente, quanto pela sua localização privilegiada, próxima ao Centro e à região Centro-Sul.

Além disso, o bairro abriga uma boa quantidade de livrarias, restaurantes, praças e casas noturnas, sendo palco de diversas atrações artísticas.

7837 Publicações

Sobre
A Por Dentro de Minas é um portal que traz as principais notícias do Estado de Minas Gerais.
Artigos
Relacionados
Gerais

Operação Exposed resulta em prisões por estupro de vulnerável em BH

Cinco suspeito de abusos sexuais foram presos durante operação
Gerais

Fundação São Francisco Xavier abre inscrições para Residência Médica 2021

Cadastro pode ser feito de 6 a 20 de outubro para o Hospital Márcio Cunha (HMC), em Ipatinga (MG) e Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC), em Itabira (MG)
Gerais

Polícia Civil prende suspeitos de tráfico e envolvimento em latrocínio na cidade de Pouso Alegre

Dois suspeitos foram presos durante a operação

Deixe uma resposta