A Polícia Federal cumpriu, em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, na manhã desta terça-feira (1º), dois mandados judiciais de prisão preventiva e quatro de busca e apreensão; todos expedidos pela 9ª Vara Federal da Seção Judiciária de Minas Gerais. Os cumprimentos são referentes a inquérito policial destinado a apurar o uso de RGs falsificados para a obtenção de passaporte, com o intuito de migração ilegal para os Estados Unidos.
Os mandados foram cumpridos em três endereços residenciais e em uma empresa de turismo suspeita de encaminhar interessados aos EUA de forma ilegal, com a utilização de documentos falsos.
Os investigados produziam documentos com data de nascimento mais recente que a real, na intenção de fazer o interessado passar por menor de idade, evitando sua deportação ao entrar em solo norte-americano acompanhado de um suposto genitor.
Os suspeitos foram indiciados pelos crimes de falsificação de documento público e promoção de migração ilegal, podendo cumprir até 11 anos de reclusão, caso sejam condenados.