fbpx
Redes Sociais

Gerais

Fhemig abre processo seletivo de Residência Médica para início em 2020

Inscrições vão de 8 a 21 de outubro. Residentes aprovados atuarão em 14 unidades da rede hospitalar

Por Dentro de Minas - Google News (pordentrodeminas - googlenews)

Hospital João XXIII de Belo Horizonte - Foto: Lúcia Sebe/Secom MG/Fhemig

A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) abre, no próximo dia 8 de outubro, as inscrições para seleção de candidatos ao preenchimento de vagas nos seus programas de Residência Médica, credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM/MEC). As inscrições devem ser feitas no endereço www.aremg.org.br, no menu “Processo Seletivo”, área em que também está disponível o edital completo. O prazo termina no dia 21 de outubro.

Ao todo, são 212 vagas ofertadas, para 55 programas em 21 especialidades e 15 áreas de atuação: Clínica Médica, Cirurgia Plástica, Toxicologia, Neurocirurgia, Cirurgia do Trauma, Cirurgia Vascular, Medicina Intensiva, Oncologia Clínica, Cirurgia Oncológica, Cirurgia Geral (pré-requisito em área Cirúrgica Básica), Mastologia, Pediatria, Neonatologia, Gastroenterologia Pediátrica, Endocrinologia Pediátrica, Infectologia Pediátrica, Pneumologia Pediátrica, Neurologia Pediátrica, Dermatologia, Ginecologia e Obstetrícia, Endoscopia em Ginecologia e Obstetrícia, Ultrassonografia em Ginecologia e Obstetrícia, Cirurgia de Mão, Ortopedia e Traumatologia, Anestesiologia, Cirurgia Torácica, Endoscopia Respiratória, Psiquiatria da Infância e da Adolescência, Psicoterapia, Psiquiatria Forense, Neurologia, Infectologia, Medicina Intensiva Pediátrica, Pneumologia e Psiquiatria.

Os residentes aprovados irão atuar em 14 unidades da Rede Fhemig: Centro Psíquico da Adolescência e Infância (Cepai), Hospital Alberto Cavalcanti (HAC), Hospital Cristiano Machado (HCM/ Sabará), Hospital Eduardo de Menezes (HEM), Hospital Júlia Kubitschek, Hospital Infantil João Paulo II (HIJPII), Hospital João XXIII (HJXXIII), Hospital Maria Amélia Lins (HMAL), Instituto Raul Soares (IRS), Maternidade Odete Valadares (MOV), Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena (CHPB), Hospital Regional de Barbacena Dr. José Américo (HRB-JA), Hospital Regional Antônio Dias (HRAD/ Patos de Minas) e Hospital Regional João Penido (HRJP/ Juiz de Fora).

O processo seletivo será realizado em duas etapas, sendo a primeira, uma prova geral de conhecimentos médicos (valendo 90 pontos) e, a segunda composta por análise curricular padronizada (10 pontos). Outras informações pelo e-mail [email protected]

Atualmente, a Fhemig ocupa o posto de segunda principal formadora de médicos especialistas no estado. “A Residência Médica da Fhemig segue sendo uma das mais procuradas em Minas e no Brasil, atraindo candidatos de todas as partes do país. Acreditamos que isso se deve à excelência da fundação no atendimento especializado em diversas áreas de destaque nacional, por exemplo, no trauma, na infectologia, nas doenças raras na infância e na saúde mental”, avalia a coordenadora das Residências em Saúde, Elaine Azevedo, que também destaca a equipe formada por profissionais reconhecidos como referências em suas áreas.

Em aproximadamente 50 anos de existência, a Residência Médica da Fhemig já formou milhares de médicos especialistas em diversas áreas. Atualmente, 458 médicos residentes cursam os programas em 21 especialidades e 15 áreas de atuação distribuídas em 14 hospitais.

A formação dos residentes segue as normas da Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério da Educação. Durante o programa, os residentes atuam sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional, em diversos campos de prática.

Gerais

Suspeito de cometer roubo a fazendas próxima a Sete Lagoas é preso em operação

Homem foi preso em Vespasiano pela Polícia Civil

Operação Zabelê II – Foto: Divulgação/Polícia Civil

A Polícia Civil de Minas Gerais realizou, na última sexta-feira (10), a operação Zabelê II, que resultou na prisão de um suspeito, 29 anos, de cometer roubo a fazendas nas regiões próximas a Sete Lagoas. O homem foi preso em Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

As investigações tiveram início em abril deste ano, após um roubo cometido em uma fazenda no município de Baldim, região Central de Minas, por quatro suspeitos armados e encapuzados. A primeira fase da operação aconteceu no dia 22 de maio, quando três homens, de 24, 27 e 28 anos, foram presos nas cidades de Sete Lagoas e Baldim.

A ação foi realizada pela Delegacia de Polícia Civil em Baldim.

O preso foi encaminhado ao Sistema Prisional.

Continuar lendo

Gerais

Mulher tem parte do couro cabeludo arrancando em acidente com jet-ski em Mariana

Bombeiros informaram que motor sugou o cabelo da jovem para dentro da turbina do jet-ski

• atualizado em 12/07/2020 às 19:09

Foto: Redes Sociais

Um mulher ficou gravemente ferida após ter parte do couro cabeludo arrancando em um acidente envolvendo jet-ski, em Mariana, na Região Central de Minas.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o acidente ocorreu por volta das 13h30, em uma lagoa localizada no Distrito Barro Branco.

Ainda segundo os Bombeiros, a vítima feminina de 21 anos prendeu o cabelo na motor do jet-ski durante um passeio. O motor sugou seu cabelo para dentro da turbina. Amigos ajudaram no resgate, após avistarem o acidente próximo da margem e puxaram para fora da água.

A jovem identificada como Mayra Alves Soares foi encaminhada para o Hospital João XXIII, em Belo Horizonte pela equipe do Arcanjo dos Bombeiros.

Continuar lendo

Gerais

Idosa com mal de Alzheimer é encontrada morta após sumir em Araxá

Dona Jandira, de 77 anos, foi vista pelos familiares pela última vez na terça-feira

Jandira Maria Julio, a dona Jandira, de 77 anos, foi vista pela última vez na terça-feira - Foto: Reprodução/Facebook

Jandira Maria Julio, a dona Jandira, de 77 anos, foi vista pela última vez na terça-feira – Foto: Reprodução/Facebook

O corpo da idosa, Jandira Maria Julio, a dona Jandira, de 77 anos, que sofre do mal de Alzheimer que estava desaparecida em Araxá, no Alto Paranaíba, Minas Gerais foi localizada na manhã deste domingo (12).

Familiares de dona Jandira, afirmaram que ela saiu de casa, no Bairro Santo Antônio, usando vestido vermelho e uma blusa de frio cor de rosa, acompanhada do cachorrinho de estimação e, até o momento, apenas o animal retornou. A última vez que ela tinha sido vista foi na terça-feira (7).

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o corpo da idosa foi localizada 3 quilômetros da casa dela, em uma área de capim braquiária, próximo a uma mata. Não há sinais de violência.

A perícia da Polícia Civil foi acionada.

Corpo foi encontrado pelos Bombeiros em um local de mata - Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Corpo foi encontrado pelos Bombeiros em um local de mata – Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Buscas

As buscas por Jandira Maria Julio começaram na quinta-feira após o registro de ocorrência de desaparecimento. O Corpo de Bombeiros fizeram as buscas usando drones, viaturas, equipes a pé e cães.

Continuar lendo