Entre os dias 27 a 30 de outubro, Salvador será palco do maior evento do setor mineral na América Latina, a EXPOSIBRAM 2025 (Expo & Congresso Brasileiro de Mineração). Com previsão de receber cerca de 30 mil participantes na capital baiana, o evento contará com a presença de lideranças globais da mineração, incluindo delegações da China, França, Estados Unidos e Canadá.

Posicionando Salvador como uma potência emergente no debate sobre futuro sustentável e tecnológico, o congresso acontecerá no Centro de Convenções, localizado no bairro da Boca do Rio. Com uma vista privilegiada de frente para o mar, o local do une praticidade, conforto e belezas para os visitantes da terra do dendê.
Em meio a pontos turísticos, experiências gastronômicas e pulsação cultural, o Por Dentro de Minas reuniu indicações do que fazer em Salvador durante os intervalos da EXPOSIBRAM 2025.
Fundação Casa de Jorge Amado
Localizada em um casarão azul no coração do Pelourinho, a Fundação Casa de Jorge Amado é parada obrigatória para quem visita Salvador. A instituição preserva e celebra o legado do escritor baiano, reunindo manuscritos originais, objetos pessoais, exposição dos trabalhos políticos e edições traduzidas das obras para mais de 50 idiomas.
O local é uma imersão na vida e no imaginário de um dos maiores nomes da literatura brasileira que ajudou a projetar a Bahia para o mundo. Os visitantes ainda podem aproveitar para conhecer as ruas históricas do Pelourinho ao som dos atabaques do Olodum.
Acarajé e moqueca
Ao chegar em Salvador, é impossível não encontrar barracas de acarajé em cada esquina. Mais do que uma comida típica, o acarajé é símbolo máximo da herança da resistência africana e do sincretismo religioso na Bahia. Por isso, em 2004, foi tombado como patrimônio cultural imaterial do Brasil pelo Instituto Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Para quem busca experimentar e se deliciar na culinária baiana, o Acarajé da Cira é referência. Fundado em 1960, o ponto mantém a receita original do acarajé frito no dendê, recheado com vatapá, caruru, camarão seco e pimenta. O ponto fica localizado no Rio Vermelho, bairro boêmio e noturno da orla de Salvador. Do Centro de Convenções até o barraca histórica são 20 minutos de carro.
Já para quem busca uma opção mais próxima da EXPOSIBRAM, o Acarajé Dária e Laura é uma indicação. Mantendo as atividades desde 1986, o negócio de mãe e filha carrega quase 40 anos de tradição e surpreende quem experimenta acarajé, abará, cocada e bolinho de estudante. Situado na área externa do Multishop na orla da Boca do Rio, o local fica a 5 minutos de carro do Centro de Convenções.
Ainda trazendo possibilidades de experiência para quem deseja fazer uma imersão na culinária baiana, o Restaurante Ki-Mukeka é referência especializado em peixes e frutos do mar. Além das moquecas de variados sabores, o cardápio inclui casquinha de siri, camarão na tapioca e caldos. O estabelecimento fica localizado na orla da Boca do Rio e fica a 5 minutos de distância da EXPOSIBRAM.
Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM)
Localizado no Solar do Unhão, às margens da Baía de Todos os Santos, o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM) é um dos principais centros culturais de Salvador. Reunindo um acervo contemporâneo extenso, o local combina cultura, história e paisagem, ideal para quem quer conhecer a alma artística de Salvador em uma única parada. Situado ao lado da famosa Praia da Gamboa e com acesso a diversos restaurantes, o museu é uma ótima opção para os amantes das artes e do pôr do sol cinematográfico da capital.
Noite no Rio Vermelho
Se você procura uma programação mais noturna para curtir e descansar com amigos após a EXPOSIBRAM, o Rio Vermelho é o local ideal. Conhecido por sua atmosfera boêmia, o bairro mistura bares, restaurantes, música ao vivo, lojinhas de artesanato e cultura popular na orla marítima.
Carregando uma herança de celebração, é no bairro que acontece a simbólica Festa de Iemanjá, uma das maiores celebrações religiosas do Brasil, que reúne milhares de pessoas nas areias da praia todo dia 2 de fevereiro para saudar a orixá rainha do mar.
Farol da Barra
Construído antes mesmo de a própria cidade de Salvador ser fundada, o Farol da Barra localiza o encontro da Baía de Todos os Santos com o oceano Atlântico. Criado em 1698, é um dos faróis mais antigos das Américas e até hoje é um ponto de referência de navegação.
Mas não pense que a experiência de visitar esse ponto turístico se limita apenas ao ambiente externo. Curiosos e amantes de história podem subir o Farol para conhecer o Museu Náutico da Bahia. Esse museu interno conta com um acervo histórico formado por objetos de diversas épocas, alguns deles submersos por até 300 anos, e que ajudam a compreender a importância do mar para o desenvolvimento do estado.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.







