etornando à capital baiana após três décadas, a EXPOSIBRAM 2025 (Expo & Congresso Brasileiro de Mineração) receberá mais de 30 mil visitantes para discutir sobre oportunidades, desafios e inovação na indústria mineral mundial. O evento ocorrerá entre os dias 27 e 30 de outubro, no Centro de Convenções, em Salvador.

A escolha da cidade para a 35ª edição do congresso foi uma decisão estratégica para o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM). A Bahia possui mais de 200 municípios com projetos minerários fixos e, no último ano, alcançou R$ 9,7 bilhões de faturamento na indústria. A expectativa, segundo dados do IBRAM, é que, até 2028, seja investido US$ 9 bilhões na mineração do estado, cerca de 20% do total da média do setor no Brasil.
Para Henrique Carballal, presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), receber a EXPOSIBRAM na capital tem um valor simbólico para o estado e para o nordeste.
“A EXPOSIBRAM é um espaço de transformação e estratégia, que impulsiona a atração de investimentos, inovação e tecnologias. Ela coloca a Bahia no centro das atenções nacionais e internacionais, reforçando nosso papel como protagonista no setor mineral brasileiro. Isso é crucial para mostrar a nossa potência criativa”, destaca.
Reunindo as maiores mineradoras em atuação nacional e internacional, fornecedores de equipamentos e tecnologia, universidades, autoridades, entidades de classe e representantes políticos, a EXPOSIBRAM em Salvador terá uma programação de quatro dias, com 190 painelistas, em uma estrutura interna e externa de mais de 50 mil m² do Centro de Convenções.
O secretário de Turismo da Bahia (SETUR), Maurício Bacelar, afirma que o congresso será o maior evento que o estado recebeu no âmbito do turismo corporativo.
“Um congresso com essa magnitude, além de realçar o setor mineral, é também uma oportunidade de promoção da capital baiana como destino de viagem, lazer e rotatividade econômica. As 30 mil pessoas que vão chegar para a feira vão ter a oportunidade de conhecer os atrativos do nosso patrimônio arquitetônico colonial, do nosso patrimônio cultural, histórico e natural. Isso tudo terá reflexo no fluxo turístico do nosso estado”, disse
Wilson Spagnol, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – Regional Bahia (ABIH-BA), conta que a realização do evento estimula o setor hoteleiro antes do fim do ano. “A chegada dos congressistas fortalece a movimentação e geração de empregos na hospedagem. Todo o trabalho que está sendo feito agora para os novos visitantes traz um retorno econômico fora dos picos de aluguéis na alta temporada de verão na cidade”, afirma.
O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes na Bahia (Abrasel-BA), Leandro Menezes, detalha como a realização do maior evento da mineração na América Latina em Salvador impacta também a gastronomia.
“São profissionais de outros estados, outros países, chegando no nosso território repleto de cultura, belezas naturais e culinária. O evento também é a oportunidade dessas pessoas provarem o que a comida baiana tem de bom a oferecer e entender a nossa importância para a história nacional. E se nossos temperos e pratos são valorizados, as famílias que se sustentam com esse trabalho também são”, diz.
Outro destaques desta edição da EXPOSIBRAM 2025 é o espaço MineraMundo, voltado para estudantes do ensino fundamental e médio. Aproximando as novas gerações do universo da mineração, a tenda oferecerá experiências gratuitas mostrando a presença dos minérios no cotidiano, de eletrodomésticos até tecnologias avançadas. A iniciativa conta com realidade virtual, quizzes, trem e casas cenográficas.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.







