Larissa Costa Coimbra Santos Dumbá, 31 anos, natural e residente em Belo Horizonte, Minas Gerais. É graduada em Ciências Biológicas (licenciatura), Mestra e Doutora em Ciências (Zoologia) pela UFMG. A empresária é fundadora e proprietária da Doutora Bio ltda.
Em seu Instagram, Dra. Larissa soma quase 40 mil seguidores, dentre eles muitos alunos que acompanham e usufruem de seus conteúdos gratuitos e serviços pagos de altíssima qualidade – elaborados através dos seus conhecimentos adquirimos ao decorrer de 12 anos de experiência em pesquisa científica. Dessa forma, ela contribui para que acadêmicos da graduação à pós-graduação tenham uma jornada mais leve no âmbito acadêmico.
Dra. Larissa Coimbra nos conta um pouco de sua trajetória: “Desde o Ensino Médio, me destaquei nas disciplinas de Biologia, e amava estudar e ensinar o conteúdo a outros colegas. Foi quando optei pela licenciatura em Ciências Biológicas na UFMG. A paixão pela Biologia me fez seguir para um Mestrado e um Doutorado na mesma instituição logo após a graduação. Entretanto, a carreira acadêmica tradicional, que envolve concursos públicos para Doutores, não me atraiu após alguns anos de pós-graduação. Muito disso devido à precariedade do trabalho de mestrandos doutorandos e pós-docs, que ganham pouco, não possuem direitos trabalhistas garantidos nem plano de carreira ou plano previdenciário. Somado a outros fatores, decidi buscar outras fontes de renda. Foi então que descobri o digital. Comecei por medo de terminar o Doutorado com 12 anos de bagagem e experiência em pesquisa científica mas sem renda, mas me apaixonei por esse meio no caminho. O digital me possibilitou quebrar barreiras geográficas, e hoje ensino milhares de alunos no Brasil e no exterior. Tenho muito orgulho desse legado construído, e hoje cumpro o meu propósito de ensinar e tornar a vida acadêmica de outras pessoas mais leve através dos meus conhecimentos e vivências”, relata Dra. Larissa, orgulhosa.
O Doutora Bio significa: “Doutora” com base na ideia do título que à época Larissa almejava – e alcançou! -, além da junção do “Bio” que advém de sua graduação em Ciências Biológicas.
Inovador e reconhecido internacionalmente, o Doutora Bio tem como grande diferencial a partilha das experiências de Dra. Larissa com a universidade e com a pesquisa de forma real e humanizada, sem “passar pano” ou negligenciar as situaçõesicas que acontecem no ambiente acadêmico, e paralelamente, mostrando todo o lado positivo e apaixonante da área. Sua metodologia é formada pela junção da metodologia científica, aprendida ao decorrer dos 12 anos de pesquisa no Brasil e no exterior, com a experiência e didática pessoal de Dra. Larissa.
Dra. Larissa Coimbra também teve muitos altos e baixos ao decorrer de sua trajetória pessoal e profissional, dentre eles a perda de sua mãe, sua base e melhor amiga, cuja perda quase a fez desistir de muitas coisas, inclusive da sua carreira; e o momento em que conheceu seu sócio e parceiro de vida. Além disso, alguns dos momentos mais marcantes da jornada da professora foram a construção da sua empresa do zero e a formação de uma comunidade com mais de 50.000 pessoas e mais de 3.000 alunos, e a conclusão do seu Doutorado em Ciências.
A inspiração serve como um norte para alcançarmos objetivos e metas, e com Dra. Larissa não foi diferente. Ela nos conta que inspirou-se em cientistas empáticos e responsáveis que utilizam o digital para fazer divulgação científica e vender seus serviços, aventurando-se no mundo do empreendedorismo assim como ela.
Tanta dedicação, inovação e comprometimento não poderiam passar em branco… e não passaram. Dra. Larissa foi ganhadora de bolsas de pesquisa internacionais como o Florida Museum of Natural History International Travel Grant, em 2019. E também do Royal Belgian Zoological Society Grant, também no ano de 2019.
Por fim, Dra. Larissa aconselha aqueles que desejam seguir o mesmo caminho profissional da professora: “Desejo muita resiliência, tanto para fazer mestrado/doutorado quanto para ser empreendedor. São caminhos difíceis, cheios de altos e baixos, o que demandará muita clareza do porquê estára seguir. Sendo sincera, acho que as universidades precisam melhorar muito no sentido de investigar e punir pesquisadores tóxicos, e de acolher de forma mais abrangente e evidente as vítimas. Isso é algo que me traz muitos traumas”, esclarece Dra. Larissa.
Dentre as muitas metas e objetivos futuros, Dra. Larissa deseja expandir o seu alcance nas redes sociais, estando presente em cada vez mais palestras, divulgando seus cursos, workshops e mentorias. Dessa forma, ela deseja auxiliar cada vez mais acadêmicos da graduação e pós-graduação através de conteúdos gratuitos e pagos, levando conhecimento de qualidade de forma leve para todo o mundo.
Acompanhe nas redes sociais:
No Instagram @doutorabio;
No YouTube e Facebook – Doutora Bio