Na era da economia circular, os brechós estão alta. Além de oferecerem a opção de comprar roupas de grifes renomadas por preços mais acessíveis, são uma forma mais sustentável de consumo. A consultora de marketing e empreendedorismo Ellen Moraes conta que empreender neste ramo está em alta justamente por ter tido aumento da demanda e o investimento inicial ser mais baixo em relação a uma loja de roupas tradicional, “você consegue iniciar com peças próprias ou de terceiros, colocando sua margem de lucro e repassando os valores somente quando a peça for vendida. Isso tem sido muito praticado no mercado. Dessa forma, você não tem investimento pré-pago na peça”, detalha Ellen.
O marketplace é apontado pela especialista como um grande aliado, com destaque para o Enjoei, plataforma que oferece negociações seguras e mais facilidade para divulgar os produtos. Além disso, as próprias redes sociais oferecem um ambiente bastante interessante, “no Instagram, por exemplo, é simples criar uma loja on-line e dar ainda mais visibilidade para as peças”. Para o negócio dar certo a dica é investir em peças e fotos de boa qualidade, “como eu costumo dizer, o que vende na internet são as fotos, então não economize nesse ponto”, aconselha.
Os marketplaces e as redes sociais já são um bom espaço para iniciar as vendas e, conforme a consultora, somente depois que tiver clientes consolidados é indicado investir em um site próprio, “de médio prazo é interessante o investimento, pois gera maior credibilidade e autoridade para sua marca”. Além de todas estas estratégias não se pode esquecer do fundamental: oferecer produtos de qualidade e bom atendimento sempre. “Nesse segmento, e no da moda como um todo, a venda é recorrente e um mesmo cliente pode voltar a comprar diversas vezes, precisamos nos atentar a esses pontos”, finaliza Ellen Moraes.