O influencer, produtor de conteúdo e indicado ao MTV MIAW Awards, Tulio Borges, conhecido nas redes sociais como Tulio Borgias, conta que é preciso perceber que o mercado hoje está em busca de influenciadores e que a rede social ja é para muitos mais relevante até mesmo que a televisão: “boa parte das pessoas hoje se informa pelas redes sociais e plataformas como YouTube e Vimeo. Aos poucos, a internet já está suplantando a TV em relação ao poder de influenciar o consumidor. Por isso, aqueles que desejam aproveitar estas oportunidades, o momento é este”.
Tulio Borgias ensina 9 passos para bombar o seu perfil no Instagram em 2020 e se tornar um influenciado digital. Confira:
1- Diga a que veio
Primeiro lugar é entender qual o seu lugar nas redes sociais. Não importa se você tem menos de 10 mil seguidores, mais de 100 mil ou está começando no Instagram. Agora, Identificar o seu “porquê”, o motivo de ali estar, irá te colocar à frente dos demais e te ajudará a encontrar seu público alvo, o seu nicho. Deste modo, o seu conteúdo terá conexão e conversará diretamente com pessoas reais, trazendo engajamento.
“As pessoas não compram o que você faz, elas compram porque você faz isso!”. Simon Sinek.
2- Perfil chamativo
Se você quer ser notado, tenha a certeza de que seu perfil esteja definido como público e não privado. Assim você não restringe o alcance de suas imagens e pode atrair mais seguidores. Em segundo lugar, sua biografia é a primeira coisa que as pessoas vão ver, portanto escreva algo que mostre um pouco da sua personalidade e que traga autoridade para seu conteúdo.
3- Qualidade do conteúdo
Ofereça aos seus seguidores conteúdos consistentes e relevantes. Por exemplo, ao postar a foto de um prato conte a história da iguaria e fale sobre sua experiência ao prová-lo. Se for apenas uma foto, será só mais uma imagem no feed. Agora, se houver informações relevantes a chance de conseguir engajamento e seguidores qualificados é alta.
4- Planejamento
Não precisa ser algo mirabolante, mas tenha em mente assuntos que gostaria de abordar e programe-se para oferecer o conteúdo em diferentes formatos como Feed, stories ou IGTV e publique com frequência regular.
5- Feed
Eu acho lindo quando o feed é harmônico. Mas dependendo do seu nicho, e acredito que na maioria deles, você terá outras coisas ainda mais importantes para se preocupar. No final das contas o que importa é manter a sua identidade e qualidade, mas sem deixar de focar no que realmente pode trazer benefícios para o seu conteúdo. A pior coisa é você deixar de publicar só porque não vão encaixar em uma sequência.
6- Stories
7- IGTV
É uma excelente ferramenta para complementar seu conteúdo. São vídeos mais longos e podem ser uma forma do seguidor se aprofundar no assunto que você se propõe a falar. Mas não faça vídeos com mais de 5 minutos, pois podem se tornar cansativos. Lembre-se que o Instagram é uma rede social rápida, dinâmica.
8 – Interaja com o seu público
Responder mensagens diretas, comentários e respostas aos Stories mantém seu público engajado e faz ele sentir que existe alguém atrás da tela do celular ou computador que realmente está aberto a vivenciar e se relacionar por meio das redes. Faz o seguidor se sentir valorizado e considerado e interaja cada vez mais em seus posts. Quanto mais interações existem em seu perfil, mais interessante e relevante ele fica.
9- Paciência
Sua conta não vai bombar do dia para a noite se você seguir todas as dicas. Crescimento orgânico requer paciência, cuidado e dedicação. Trabalhar as redes sociais de forma consciente é um processo árduo que demanda tempo e auto-leitura. É preciso segurar a ansiedade, pensar no contexto e entender se é pra você. Você tem tempo, conteúdo e vontade de trabalhar para ter relevância nessa rede? E o mais importante: você realmente gosta e quer isso? Se sim, a paciência para os grandes resultados é uma virtude, mas dia após dia é possível identificar os resultados de um trabalho estratégico e elaborado.