Academias lotadas no verão estão longe de ser o lugar mais confortável do mundo e até o mais fitness dos seres humanos agradece quando pode fazer exercícios em locais mais arejados, por isso parques, praias e praças costuma se tornar os locais mais frequentados pelos adeptos do estilo de vida saudável nas época mais quente do ano.
Além dos benefícios comuns à prática de exercícios, treinos ao ar livre diminuem os níveis de estresse como comprovou uma pesquisa da Universidade de Chiba, no Japão, ao dividir 168 pessoas em dois grupos e designar um para para passear em florestas e o grupo restante para andar nos centros urbanos. O resultado? Indivíduos que passaram um tempo maior na floresta tiveram diminuição de 16% no cortisol hormônio do estresse em relação ao grupo de treino urbano.
A musa fitness Sue Lasmar é adepta da prática e conta que exercícios são uma boa forma de conexão entre corpo e mente. “A maioria das pessoas passa boa parte do tempo dentro de lugares fechados como escritórios, carros ou casas e apartamentos, é difícil ter algum tempo para olhar para o céu, andar em um parque e apreciar a paz que a natureza promove. Fazer exercícios ao ar livre irá promover esse contato, tão bom, com a natureza”, aponta.
A economia é outro fator apontado pela musa fitness que recomenda esse tipo de exercícios principalmente para quem não consegue pagar as mensalidade da academia. “Se a grana anda curta praticar exercícios ao ar livre torna-se uma ótima opção, além de ser uma forma de fugir da rotina já que cada dia tem uma atmosfera diferente, uns são de sol, outros nublados, e isso ajuda principalmente que acha sofre por achar exercício muito mecanizados e monótonos”.
Para Sue Lasmar os melhores exercícios para se fazer ao ar livre são aqueles que utilizam o peso do próprio corpo como agachamento e flexão. “Caso more em locais de praia, prática em grupo como vôlei, futsal e remo podem ser boa opção e ainda podem dar uma gás na interação social”, comenta.