Educação

Como fazer trabalhos acadêmicos de qualidade – Guia para estudantes

Os trabalhos acadêmicos são uma preocupação recorrente e bastante compreensível por parte da maioria dos estudantes de graduação e pós-graduação. Por isso mesmo, certifique-se de que você não vai perder nenhuma das dicas que daremos neste post sobre como fazer trabalhos acadêmicos de qualidade!

Como fazer trabalhos acadêmicos de qualidade – Guia para estudantes

Todo estudante de graduação ou pós-graduação está acostumado com a obrigação de entregar trabalhos acadêmicos. A dor de cabeça e a ansiedade com relação à qualidade das entregas é algo que consome os alunos de todo curso conforme exigem mais trabalhos acadêmicos prontos. Mas um bom aprendizado exige que você esteja com uma boa saúde mental, livre de preocupações em excesso.

Mas como alcançar este tipo de estado mental? O que acontece é que a maioria das pessoas não lida bem com trabalhos grandes, que devem ser feitos a longo prazo. Isto é, nenhum professor é maluco de pedir um trabalho acadêmico de um dia para o outro, com os alunos geralmente tendo em média algumas semanas para desenvolverem e entregarem seus trabalhos.

Pensando nisso, desenvolvemos este guia para estudantes que desejam aprender a fazer trabalhos acadêmicos de qualidade de forma fácil. Confira nossas dicas abaixo:

Premissas essenciais para um trabalho acadêmico de qualidade

Existem algumas coisas importantíssimas quando estamos falando da qualidade de um trabalho acadêmico. Todas elas têm a ver com a importância de que os trabalhos e textos desse tipo reflitam a verdade e a exatidão o máximo possível. Ao ler os pontos a seguir, isso provavelmente ficará mais claro para você. Não deixe de seguir nenhuma destas premissas importantíssimas:

  • Defina seu objeto de estudo de forma concreta:

Um erro comum de muitos estudantes é confundir um trabalho acadêmico com um artigo jornalístico ou uma postagem de blog. Artigos acadêmicos têm objetos de estudo concretos, bem definidos e claramente especificados.

  • Pesquise e cite as fontes importantes sobre o assunto:

A ciência e a academia funcionam com base no acúmulo do conhecimento humano sobre os mais diversos campos de conhecimento. Por isso, não deixe de ler, pesquisar e citar os autores importantes. Muitas vezes temos ideias que já foram pensadas antes, e sem muita pesquisa, você nunca vai saber sobre elas.

  • Revise seu trabalho quantas vezes for necessário:

Não subestime a importância de revisar seu trabalho repetidas vezes. Não apenas por conta de erros de português, pontuações e etc. Às vezes, o próprio conteúdo do seu trabalho pode deixar de fazer sentido ou mostrar-se incompleto após uma nova leitura.

  • Use e abuse de ajudas e colaborações:

Muitas faculdades oferecem oficinas e serviços de auxílio e assistência aos alunos que se interessem. Os professores costumam se dispor para esta atividade de forma voluntária, com o único objetivo de ajudar os alunos.

Guia prático para fazer um trabalho acadêmico

O mais importante para um trabalho acadêmico fluir bem e apresentar uma boa qualidade é planejamento. A disciplina também é importante, para que você possa garantir que seu planejamento seja cumprido.

Veja nossa recomendação de um passo a passo para você se planejar para seu trabalho acadêmico:

  • Contabilize o tempo: Veja quantos dias você tem para entregar e quantas páginas devem ser escritas por dia
  • Separe um tempo para leitura: Estudar e ler referências sobre o assunto do trabalho é uma etapa importantíssima
  • Monte a estrutura do artigo antes de tudo: Você vai ver que é muito mais fácil escrever já tendo os títulos e subtítulos armados previamente
8079 Publicações

Sobre
A Por Dentro de Minas é um portal que traz as principais notícias do Estado de Minas Gerais.
Artigos
Relacionados
Educação

Belo Horizonte recebe Salão do Estudante este mês

Terra do Tio Sam é o destino preferido dos brasileiros para estudos, segundo dados do relatório Open Doors de 2018 mostra um aumento de 12% em relação ao ano anterior
Educação

Inscrições abertas para o Mestrado em Biotecnologia da Funed

Mestrado tem como área de concentração a Biotecnologia em Saúde e é constituído por duas linhas de pesquisa
Educação

Unimontes abre inscrições para o processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada

Processo oferta 1.169 vagas e contempla 49 cursos regulares de graduação ministrados no campus e nos campi da Universidade

Deixe uma resposta