Redes Sociais

Educação

Uemg está com inscrições abertas para o Vestibular 2019

Ao todo, a instituição oferece mais de 3.000 vagas gratuitas em 16 municípios de todo o estado

Divulgação/Uemg

Estão abertas até o dia 6 de dezembro deste ano as inscrições para o Vestibular Uemg 2019. Serão oferecidas 3.226 vagas em 115 cursos presenciais, distribuídos em 16 municípios do estado de Minas Gerais.

Estão aptos a participar do processo seletivo aqueles candidatos que já concluíram ou estejam cursando o último ano do ensino médio, em quaisquer modalidades.

O Vestibular Uemg 2019 será composto por duas etapas: Provas de Habilidades Específicas e Provas Gerais.

As Provas de Habilidade serão aplicadas somente para os candidatos aos cursos de Artes Plásticas e de Música, oferecidos respectivamente em Belo Horizonte pela Escola Guignard e Escola de Música.

Já as Provas Gerais, comuns aos candidatos de todos os cursos, serão realizadas no dia 20 de janeiro de 2019, das 14h às 18h30, em todas as cidades nas quais a Uemg oferece cursos presenciais. Os testes serão compostos por 54 questões objetivas, relativas às disciplinas correntes do ensino médio, além de uma questão de redação.

As obras literárias indicadas para a realização das Provas Gerais são A Barca dos Amantes, de Antônio Barreto e O Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto.

A empresa responsável pela organização do processo seletivo será o Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa (IBGP). As inscrições, no valor de R$ 125, e o edital podem ser acessados neste link.

Reserva de vagas

Para a edição de 2019, a Uemg reserva 50% de suas vagas no vestibular para aqueles que se enquadrem nas seguintes categorias: negros, indígenas, egressos de escola pública e pessoas com deficiência.

Para concorrer por essa modalidade, conhecida como Procan – Processo de Seleção Socioeconômica, os candidatos devem encaminhar documentos comprobatórios de seu pertencimento às categorias informadas, sendo avaliados por uma equipe de assistentes sociais.

Com exceção da última categoria, as demais devem adicionalmente comprovar carência financeira ou serem egressos de escola pública, conforme termos do edital de lançamento do vestibular.

Os candidatos que forem considerados habilitados poderão concorrer ao vestibular com outros candidatos em situação socioeconômica análoga, democratizando o acesso ao ensino superior gratuito no estado de Minas Gerais.

Sisu

Quem participou da última edição das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também pode pleitear uma vaga na Uemg. Basta acompanhar a abertura das inscrições no site sisu.mec.gov.br e oportunamente migrar as notas do Enem para o Sisu.

Metade das vagas disponíveis em 110 cursos de graduação da Uemg são oferecidas nesta modalidade (com exceção dos cursos de Artes Plásticas e Música, oferecidos em Belo Horizonte, que dependem de Provas de Habilidades Específicas).

Os interessados podem participar tanto do Vestibular quanto do Sisu, ampliando assim suas chances de ingresso no ensino superior oferecido pelo Estado.

Cronograma

6/11/2018 – Início das inscrições para o Vestibular e Procan
6/12/2018 – Término do período de inscrições para o Vestibular
20/1/2019 – Realização das Provas Gerais

Outras informaçõespelo site vestibular.uemg.br ou pelo telefone (31) 3003-0437.

Educação

Notas e frequência de estudantes da Rede Municipal já podem ser consultadas pelo aplicativo da PBH

Aplicativo da PBH está disponível nas lojas digitais do aparelho

A partir de agora, pais e estudantes das escolas municipais do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) poderão ter acesso ao último boletim contendo as notas e frequência escolares pela palma da mão. Pelo aplicativo da Prefeitura de Belo Horizonte, o PBH APP, as informações poderão ser visualizadas e baixadas de maneira rápida e fácil.

A importância de adequar as novas formas de relação com o cidadão é destacada pela secretária municipal de Educação, Angela Dalben. Para ela, o aplicativo da PBH é uma ferramenta importante para o cidadão porque o aproxima, cada vez mais, dos serviços que são oferecidos pela Prefeitura de Belo Horizonte e que fazem parte do seu o dia a dia. “O boletim escolar é um importante vínculo que a escola tem com as famílias e com os pais e a possibilidade de termos esse boletim dentro do PBH APP cria novas oportunidades de interação precisa, objetiva que vai possibilitar às famílias acompanharem o processo educativo do filho, que está na escola sob a nossa responsabilidade”, ressalta a Dalben.

Secretário municipal adjunto de Planejamento, Orçamento e Gestão e subsecretário de Modernização da Gestão, Jean Mattos explica que a disponibilização do boletim escolar no aplicativo PBH APP é mais uma facilidade oferecida pela Prefeitura, que tem trabalhado pela transformação digital dos serviços públicos e pela evolução contínua do aplicativo móvel de relacionamento com o cidadão belo-horizontino. “Com o acesso do boletim pelo PBH APP, as famílias e alunos não precisam mais aguardar a entrega do documento impresso pela escola, trazendo mais agilidade no acesso a este e a outros serviços públicos”, afirma Mattos.

Passo a passo

Para fazer a consulta pelo celular, com acesso à internet, o usuário deverá baixar, gratuitamente, o aplicativo PBH APP para Android ou IOS. Após o cadastro no aplicativo, acessar a barra de menu/menu principal e, em seguida, em autoatendimento. Na sequência, digitar o código do aluno (disponível no boletim impresso) e o CPF do responsável (o número informado à coordenação da escola). Caso não tenha o boletim impresso, faça a solicitação à secretaria da escola. Feito esse passo a passo, a tela seguinte terá a opção “Emitir Boletim”.

Continua lendo

Educação

Belo Horizonte recebe a EduExpos, uma das maiores feiras de intercâmbios do mundo

World Study garante presença na EduExpos, que vai ser realizada no dia 2 de outubro; feira é oportunidade para quem planeja fazer um intercâmbio estudantil em outro país e procura informações e condições especiais

A busca por uma vivência no exterior continua sendo um dos grandes sonhos dos brasileiros, seja para quem quer conhecer o mundo, desenvolver a proficiência em um idioma estrangeiro ou se destacar no mercado de trabalho.

Somente no ano passado, cerca de 302 mil brasileiros embarcaram rumo ao exterior, movimentando mais de US$ 2,7 bi, de acordo com a pesquisa realizada pela Associação das Agências de Intercâmbio (Belta). Esse número significa que o mercado brasileiro de educação estrangeira cresceu 22% em 2017.

Na esteira dessa crescente demanda, Belo Horizonte receberá no dia 2 de outubro, terça-feira, a EduExpos, uma das maiores feiras de intercâmbios do mundo. O evento será realizado no Hotel Mercure Lourdes (Av. do Contorno, 7315 – Lourdes) das 16h às 21h.

Representantes de renomadas instituições de ensino da Europa, Estados Unidos, Canadá e Austrália vão apresentar seus programas de estudos e explicar tudo sobre intercâmbio. Também serão oferecidas palestras exclusivas com informações detalhadas sobre cursos, destinos, oportunidades de trabalho, tipos de acomodações e como obter vistos e a documentação necessária.

Comemorando 20 anos de mercado, a World Study BH, empresa de educação intercultural com expertise nas mais diversificadas opções de experiências internacionais, reconhecida pelo atendimento diferenciado a cada viajante, estará presente na EduExpos.

A agência terá um estande no qual o público poderá tirar dúvidas e conhecer os programas diretamente com os advisers. Quem preencher um cadastro durante a feira também receberá benefícios na contratação de um programa. “A EduExpos é uma excelente oportunidade para um contato mais próximo com instituições internacionais e agências de intercâmbio que têm destaque no setor. Na ocasião, os interessados poderão conversar diretamente com escolas e universidades e saber detalhes dos produtos que mais se encaixam no seu perfil, como valores, tempo de duração e conteúdo programático. E a World Study, enquanto agência expert em realizar sonhos, não poderia ficar de fora e espera receber estudantes que buscam opções de vivência internacional e que almejam uma consultoria e intermediação de qualidade”, afirma o coordenador da World Study BH, Rafael Madureira”.

Ao longo dos 20 anos, a World Study BH já enviou mais de 9 mil estudantes para fora do país, que escolheram entre 137 destinos, sendo Canadá, Austrália, Irlanda, Estados Unidos e Inglaterra os de maior sucesso. São 3.927 programas distintos de intercâmbio, entre os pacotes de férias, estudo de idioma, estágios, trabalho voluntário no exterior, Au pair, High School, Universidade e pós-graduação.

Mais informações sobre a edição do EduExpos em Belo Horizonte no site //eduexpos.edufindme.

Continua lendo

Educação

Salão do Estudante deve receber mais de 30 mil participantes

Confira a programação da maior e mais completa feira de cursos no exterior da América Latina e garanta sua presença

Maior e mais completa feira de intercâmbio da América Latina, o Salão do Estudante chega ao Brasil no mês de setembro, em sete capitais do País. O objetivo do evento, que deve receber mais de 30 mil participantes, é proporcionar contato direto entre os estudantes e representantes de reconhecidas instituições de ensino internacionais e escolas de idiomas de diversas partes do mundo, bem como com as melhores agências de intercâmbio do Brasil. O atendimento personalizado facilita tirar todas as dúvidas antes de tomar uma decisão.

A edição contará com a participação de 13 países (Alemanha, Argentina, Austrália, Canadá, Espanha, Estados Unidos, França, Irlanda, Lituânia, Nova Zelândia, Portugal, Reino Unido e Suíça). Representantes de mais de 200 instituições darão informações sobre cursos de idiomas, ensino médio, graduação, pós-graduação, MBA, mestrado e doutorado, além de cursos de extensão e técnicos, com certificação, preparação universitária, programas de trabalho, estudo e viagem, para jovens, famílias e altos executivos. Será possível saber detalhes sobre custos, descontos, requisitos para admissão, vistos, acomodação, seguro-viagem, passagens aéreas, se matricular nos cursos e até fazer testes de proficiência de idioma.

Birkbeck, Universidade de Londres, na Inglaterra; Universidades do Porto e Lisboa, em Portugal; Universidade de Ulster, na Irlanda do Norte; Richmond School District, no Canadá; e Enforex, na Espanha, estão entre as instituições de renome que participarão da feira. Dos Estados Unidos serão cerca de 15 instituições, entre elas o Rochester Institute of Technology; a Full Sail University; Universidade da Califórnia; e a New York Film Academy, que promoverá o campus da Austrália. Também estará presente a Education USA, órgão do Governo norte-americano que representa outras centenas de universidades.

Destinos e cursos mais procurados

Em 2017, 302 mil estudantes brasileiros fizeram algum tipo de intercâmbio, de acordo com a Pesquisa Selo Belta, divulgada pela Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio (Belta). Segundo estudos feitos pelo Salão do Estudante, os destinos mais procurados são Estados Unidos, Canadá, Portugal, Austrália e Reino Unido.

O principal perfil de quem busca intercâmbio é de jovens e adultos entre 17 e 30 anos, para se tornarem fluentes em um segundo idioma, terem contato com culturas diferentes e melhorar o currículo. Porém, de acordo com levantamento do Salão do Estudante, há um leve aumento no número de estudantes mais velhos buscando estudar fora do Brasil.

Outra constatação é que mais pessoas estão optando por graduação e pós-graduação no exterior para aprimorar o currículo. Portugal é um dos destinos mais procurados para esse tipo de curso. Passou do 5º para o 3º lugar em apenas 1 ano. Isso porque, além de aceitar a nota do ENEM, o país oferece muitos cursos mais baratos que no Brasil – em primeiro e segundo lugar estão Estados Unidos e Canadá. O tempo de graduação é de 3 a 5 anos e os cursos mais procurados são administração, engenharia, marketing e arte e design.

Para os cursos de pós-graduação houve um aumento de 5% na procura, principalmente para MBA. Países como Canadá, Austrália e Nova Zelândia oferecem inclusive incentivo para migração de profissionais altamente qualificados e possibilidade de trabalho durante ou após os estudos.

Driblando a crise

A constante alta de moedas estrangeiras encarece a vida no exterior. Para driblar esse obstáculo sem deixar de fazer intercâmbio, muitos estudantes estão diminuindo o tempo de permanência no exterior ou até mesmo mudando o país de destino. Para os cursos de idiomas, por exemplo, que normalmente são de 4 semanas, há muita gente optando por ficar apenas 2 ou 3 semanas.

Alguns destinos ganham destaque em momentos de crise por proporcionarem um investimento menor. É o caso da Argentina, para quem quer aprender espanhol (ao invés de ir para a Espanha), ou da Lituânia, para aqueles que decidem por uma alternativa mais barata sem abrir mão de estudar na Europa. Já Irlanda e Malta são destinos alternativos para os que querem falar inglês e trabalhar enquanto estudam.

Youtubers compartilham suas experiências

Um diferencial dessa edição do Salão do Estudante será a participação de youtubers e influenciadores digitais que falam em seus canais e redes sociais de temas como viagens, intercâmbio e cursos no exterior. Eles irão compartilhar suas experiências com os visitantes e tirar dúvidas, além de dar dicas de como planejar e aproveitar melhor a viagem.

A feira oferecerá ainda seminários para esclarecer dúvidas sobre os diferentes sistemas educacionais do mundo e de como se matricular em escolas internacionais.

Serviço

Belo Horizonte (MG)
16 de setembro (domingo), das 14h às 18h30,
no Hotel Mercure BH Lourdes, Avenida do Contorno, 7.315 – Lourdes
A entrada na feira é gratuita, mas é preciso fazer inscrição. Mais informações em www.salaodoestudante.com.br.

Sobre o SALÃO DO ESTUDANTE

O Salão do Estudante é a maior feira de intercâmbio da América Latina. Entre mais de 300 expositores, o evento reúne variedades de cursos no exterior e as melhores empresas de intercâmbio do Brasil, para quem procura a melhor faculdade internacional ou simplesmente quer fazer um curso de inglês no exterior. Há oportunidades fora do País para todos os gostos e idades.

Site: www.salaodoestudante.com.br

Continua lendo