fbpx
Redes Sociais

Educação

Sisu divulga resultados e matrículas começam na sexta-feira, 22

Aprovados têm prazo entre 22 e 28 de junho para fazer a matrícula na instituição escolhida

• atualizado em 18/06/2018 às 16:27

Os resultados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), na etapa referente ao segundo semestre de 2018, estão disponíveis e podem ser consultados a partir desta segunda-feira, 18, no boletim do candidato, disponível na página do programa. As instituições participantes também estão divulgando os resultados. Os aprovados têm prazo entre 22 e 28 de junho para fazer a matrícula na instituição escolhida.

Quem não tiver sido aprovado na chamada regular tem entre os dias 22 e 27 de junho para manifestar interesse em participar da lista de espera. O pedido deve ser feito na página do programa.

Nesta edição, estão sendo ofertadas, ao todo, 57.271 vagas em 68 instituições. A distribuição se dá entre oito instituições públicas estaduais – um centro universitário e sete universidades –, uma faculdade pública municipal e 59 instituições públicas federais, com dois centros de educação tecnológica, 27 institutos federais de educação, ciência e tecnologia e 30 universidades.

O Sisu é o ambiente virtual criado pelo Ministério da Educação para selecionar estudantes para vagas em instituições de educação superior com base nas notas registradas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Podem concorrer todos os que fizeram as provas de 2017 do Enem e obtiveram nota acima de zero na redação.

Confira os resultados do Sisu na página do programa.

Continua lendo
Publicidade
Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Uemg está com inscrições abertas para o Vestibular 2019

Ao todo, a instituição oferece mais de 3.000 vagas gratuitas em 16 municípios de todo o estado

Divulgação/Uemg

Estão abertas até o dia 6 de dezembro deste ano as inscrições para o Vestibular Uemg 2019. Serão oferecidas 3.226 vagas em 115 cursos presenciais, distribuídos em 16 municípios do estado de Minas Gerais.

Estão aptos a participar do processo seletivo aqueles candidatos que já concluíram ou estejam cursando o último ano do ensino médio, em quaisquer modalidades.

O Vestibular Uemg 2019 será composto por duas etapas: Provas de Habilidades Específicas e Provas Gerais.

As Provas de Habilidade serão aplicadas somente para os candidatos aos cursos de Artes Plásticas e de Música, oferecidos respectivamente em Belo Horizonte pela Escola Guignard e Escola de Música.

Já as Provas Gerais, comuns aos candidatos de todos os cursos, serão realizadas no dia 20 de janeiro de 2019, das 14h às 18h30, em todas as cidades nas quais a Uemg oferece cursos presenciais. Os testes serão compostos por 54 questões objetivas, relativas às disciplinas correntes do ensino médio, além de uma questão de redação.

As obras literárias indicadas para a realização das Provas Gerais são A Barca dos Amantes, de Antônio Barreto e O Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto.

A empresa responsável pela organização do processo seletivo será o Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa (IBGP). As inscrições, no valor de R$ 125, e o edital podem ser acessados neste link.

Reserva de vagas

Para a edição de 2019, a Uemg reserva 50% de suas vagas no vestibular para aqueles que se enquadrem nas seguintes categorias: negros, indígenas, egressos de escola pública e pessoas com deficiência.

Para concorrer por essa modalidade, conhecida como Procan – Processo de Seleção Socioeconômica, os candidatos devem encaminhar documentos comprobatórios de seu pertencimento às categorias informadas, sendo avaliados por uma equipe de assistentes sociais.

Com exceção da última categoria, as demais devem adicionalmente comprovar carência financeira ou serem egressos de escola pública, conforme termos do edital de lançamento do vestibular.

Os candidatos que forem considerados habilitados poderão concorrer ao vestibular com outros candidatos em situação socioeconômica análoga, democratizando o acesso ao ensino superior gratuito no estado de Minas Gerais.

Sisu

Quem participou da última edição das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também pode pleitear uma vaga na Uemg. Basta acompanhar a abertura das inscrições no site sisu.mec.gov.br e oportunamente migrar as notas do Enem para o Sisu.

Metade das vagas disponíveis em 110 cursos de graduação da Uemg são oferecidas nesta modalidade (com exceção dos cursos de Artes Plásticas e Música, oferecidos em Belo Horizonte, que dependem de Provas de Habilidades Específicas).

Os interessados podem participar tanto do Vestibular quanto do Sisu, ampliando assim suas chances de ingresso no ensino superior oferecido pelo Estado.

Cronograma

6/11/2018 – Início das inscrições para o Vestibular e Procan
6/12/2018 – Término do período de inscrições para o Vestibular
20/1/2019 – Realização das Provas Gerais

Outras informaçõespelo site vestibular.uemg.br ou pelo telefone (31) 3003-0437.

Continua lendo

Educação

Notas e frequência de estudantes da Rede Municipal já podem ser consultadas pelo aplicativo da PBH

Aplicativo da PBH está disponível nas lojas digitais do aparelho

A partir de agora, pais e estudantes das escolas municipais do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) poderão ter acesso ao último boletim contendo as notas e frequência escolares pela palma da mão. Pelo aplicativo da Prefeitura de Belo Horizonte, o PBH APP, as informações poderão ser visualizadas e baixadas de maneira rápida e fácil.

A importância de adequar as novas formas de relação com o cidadão é destacada pela secretária municipal de Educação, Angela Dalben. Para ela, o aplicativo da PBH é uma ferramenta importante para o cidadão porque o aproxima, cada vez mais, dos serviços que são oferecidos pela Prefeitura de Belo Horizonte e que fazem parte do seu o dia a dia. “O boletim escolar é um importante vínculo que a escola tem com as famílias e com os pais e a possibilidade de termos esse boletim dentro do PBH APP cria novas oportunidades de interação precisa, objetiva que vai possibilitar às famílias acompanharem o processo educativo do filho, que está na escola sob a nossa responsabilidade”, ressalta a Dalben.

Secretário municipal adjunto de Planejamento, Orçamento e Gestão e subsecretário de Modernização da Gestão, Jean Mattos explica que a disponibilização do boletim escolar no aplicativo PBH APP é mais uma facilidade oferecida pela Prefeitura, que tem trabalhado pela transformação digital dos serviços públicos e pela evolução contínua do aplicativo móvel de relacionamento com o cidadão belo-horizontino. “Com o acesso do boletim pelo PBH APP, as famílias e alunos não precisam mais aguardar a entrega do documento impresso pela escola, trazendo mais agilidade no acesso a este e a outros serviços públicos”, afirma Mattos.

Passo a passo

Para fazer a consulta pelo celular, com acesso à internet, o usuário deverá baixar, gratuitamente, o aplicativo PBH APP para Android ou IOS. Após o cadastro no aplicativo, acessar a barra de menu/menu principal e, em seguida, em autoatendimento. Na sequência, digitar o código do aluno (disponível no boletim impresso) e o CPF do responsável (o número informado à coordenação da escola). Caso não tenha o boletim impresso, faça a solicitação à secretaria da escola. Feito esse passo a passo, a tela seguinte terá a opção “Emitir Boletim”.

Continua lendo

Educação

Belo Horizonte recebe a EduExpos, uma das maiores feiras de intercâmbios do mundo

World Study garante presença na EduExpos, que vai ser realizada no dia 2 de outubro; feira é oportunidade para quem planeja fazer um intercâmbio estudantil em outro país e procura informações e condições especiais

A busca por uma vivência no exterior continua sendo um dos grandes sonhos dos brasileiros, seja para quem quer conhecer o mundo, desenvolver a proficiência em um idioma estrangeiro ou se destacar no mercado de trabalho.

Somente no ano passado, cerca de 302 mil brasileiros embarcaram rumo ao exterior, movimentando mais de US$ 2,7 bi, de acordo com a pesquisa realizada pela Associação das Agências de Intercâmbio (Belta). Esse número significa que o mercado brasileiro de educação estrangeira cresceu 22% em 2017.

Na esteira dessa crescente demanda, Belo Horizonte receberá no dia 2 de outubro, terça-feira, a EduExpos, uma das maiores feiras de intercâmbios do mundo. O evento será realizado no Hotel Mercure Lourdes (Av. do Contorno, 7315 – Lourdes) das 16h às 21h.

Representantes de renomadas instituições de ensino da Europa, Estados Unidos, Canadá e Austrália vão apresentar seus programas de estudos e explicar tudo sobre intercâmbio. Também serão oferecidas palestras exclusivas com informações detalhadas sobre cursos, destinos, oportunidades de trabalho, tipos de acomodações e como obter vistos e a documentação necessária.

Comemorando 20 anos de mercado, a World Study BH, empresa de educação intercultural com expertise nas mais diversificadas opções de experiências internacionais, reconhecida pelo atendimento diferenciado a cada viajante, estará presente na EduExpos.

A agência terá um estande no qual o público poderá tirar dúvidas e conhecer os programas diretamente com os advisers. Quem preencher um cadastro durante a feira também receberá benefícios na contratação de um programa. “A EduExpos é uma excelente oportunidade para um contato mais próximo com instituições internacionais e agências de intercâmbio que têm destaque no setor. Na ocasião, os interessados poderão conversar diretamente com escolas e universidades e saber detalhes dos produtos que mais se encaixam no seu perfil, como valores, tempo de duração e conteúdo programático. E a World Study, enquanto agência expert em realizar sonhos, não poderia ficar de fora e espera receber estudantes que buscam opções de vivência internacional e que almejam uma consultoria e intermediação de qualidade”, afirma o coordenador da World Study BH, Rafael Madureira”.

Ao longo dos 20 anos, a World Study BH já enviou mais de 9 mil estudantes para fora do país, que escolheram entre 137 destinos, sendo Canadá, Austrália, Irlanda, Estados Unidos e Inglaterra os de maior sucesso. São 3.927 programas distintos de intercâmbio, entre os pacotes de férias, estudo de idioma, estágios, trabalho voluntário no exterior, Au pair, High School, Universidade e pós-graduação.

Mais informações sobre a edição do EduExpos em Belo Horizonte no site //eduexpos.edufindme.

Continua lendo