Redes Sociais

Economia

Minas Gerais registra 104 mil novos Microempreendedores Individuais

De janeiro e agosto, cabeleireiro, manicure e pedicure foram as atividades com o maior número de novos formalizados

Número de novos Microempreendedores Individuais (MEI) registrados de janeiro a agosto deste ano, já é 15% maior que o número de novos formalizados cadastrados no mesmo período de 2017. De acordo com um levantamento feito pelo Sebrae Minas com dados da Receita Federal, cabelereiro, manicure e pedicure foram as atividades com o maior número de novos formalizados no estado com nove mil MEI.

Ainda segundo o estudo, nos oito primeiros meses de 2018, 104,5 mil trabalhadores se tornaram MEI contra 90,8 mil formalizados no mesmo período do ano anterior, ou seja, 13,7 mil formalizações a mais em 2018.

No acumulado, desde a criação da figura jurídica do MEI, Minas Gerais ocupa o terceiro lugar em número de formalizações com 842 mil MEI, atrás apenas de São Paulo com 1.911 milhão e o Rio de Janeiro com 847 mil formalizações. “Esse acumulado no estado seria maior se não fosse os 117 mil MEI mineiros que tiveram seus CNPJ excluídos do Simples Nacional por estarem em débito com o pagamento de tributos nos últimos três anos e que não terem entregue as Declarações Anuais do Simples Nacional (DASN-SIMEI)”, explica o analista do Sebrae Minas Breno Fernandes.

No ranking das 10 atividades com maior número de novas formalizações em 2018 estão: cabeleireiros, manicure e pedicure (9.084 MEI), obras de alvenaria (6.213), comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios (6.096), promoção de vendas  (4.180), serviços domésticos (3.096), atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza (2.331), fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para consumo domiciliar (2.311), lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares (2.197), outras atividades de ensino (2.054) e serviços de entrega rápida (2.007).

10 atividades com maior número de novos Microempreendedores Individuais em Minas Gerais – de janeiro a agosto de 2018
Atividade Número de novos MEI
Cabeleireiros, manicure e pedicure 9.084
Obras de alvenaria 6.213
Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios 6.096
Promoção de vendas 4.180
Serviços domésticos 3.096
Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza 2.331
Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para consumo domiciliar 2.311
Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares 2.197
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente 2.054
Serviços de entrega rápida 2.007

Novos Microempreendedores Individuais em Minas Gerais

de janeiro a agosto

Ano Número de novos MEI
2018 104.527
2017 90.808

Economia

Idosos e mulheres lideram a inadimplência em Minas

Redução da renda tem levado esse público a não conseguir quitar seus débitos em dia

Os consumidores mineiros com mais de 65 anos e as mulheres são os mais inadimplentes do Estado. Essa parcela da população vem sofrendo queda em suas receitas, e por isso estão encontrando mais dificuldades para pagar suas contas. Em setembro, o endividamento entre os idosos apresentou crescimento de 29,68%. “Essas pessoas, em sua maioria, são aposentadas e têm suas despesas elevadas com o os gastos relacionados a saúde, alimentação e medicamentos, o que favorece o aumento da inadimplência”, justifica o presidente do Conselho Estadual de SPC de Minas Gerais, Bruno Falci. “Além disso, muitos deles seguem sendo os responsáveis financeiros pelas famílias, tendo que arcar com todas as despesas domésticas, o que impede que destinem seus recursos para o pagamento dos débitos em atraso”, acrescenta. Já entre as mulheres, a alta foi de 3,48%, enquanto o aumento para os homens foi de 2,35%. A inadimplência do público feminino tem apresentado crescimento devido o desemprego entre elas ser mais elevado (Mulheres em 13,9% / Homens em 11% – 2º tri.18 – IBGE), e por terem um rendimento médio menor em relação aos homens (Mulheres em R$ 1.519 / Homens R$ 2.072 – 2º tri.18 – IBGE).

Em setembro, na variação anual (Set.18/Set.17), número de consumidores inadimplentes do Estado avançou 4,32%. Esta alta é reflexo da elevação da inflação (Acumulado dos últimos 12 meses em 3,34%) que reduz a renda dos consumidores, e da taxa de desocupação, que mesmo em queda, permanece alta (2º tri.18 em 10,8%/2ºtri.17 em 12,2% – IBGE). “O enfraquecimento do ritmo de crescimento econômico contribui para manter o desemprego elevado, o que proporciona o avanço no quadro de inadimplência”, explica Falci. “Além disso, o aumento da inflação impacta, diretamente, no custo de vida das famílias, diminuindo a renda disponível para o pagamento das dívidas” acrescenta. O parcelamento e o atraso do pagamento dos salários dos servidores públicos do Estado também vêm influenciado o aumento da inadimplência no Estado. Na variação mensal (Set.18/Ago.18), houve queda de 0,61% no número de pessoas inadimplentes.

Número de dívidas dos mineiros registra queda de 1,48%

De acordo com o Indicador de Dívidas em Atraso, em setembro, na comparação com o mesmo mês do ano anterior (Set.18/Set.17), houve redução de 1,48% no número de débitos vencidos. Na variação mensal (Set.18/Ago.18), a queda foi de 0,78%. Essas reduções estão atreladas ao decréscimo da taxa de juros e a entrada de renda extra na economia via PIS/Pasep e o pagamento da primeira parcela do 13º salário dos aposentados do INSS em agosto.

Na abertura por faixa etária, a maioria das dívidas registradas também se concentrou entre as pessoas com mais de 65 anos (24,7%).

Inadimplência e número de dívidas das empresas sobem em setembro, reflexo da lenta recuperação econômica do País

Em setembro deste ano, na variação anual (Set.18/Set.17), houve crescimento de 4,88% no número de pessoas jurídicas inadimplentes. “A atual situação econômica vem desafiando as empresas mineiras. Elas têm encontrado dificuldades para equilibrar o orçamento e por isso seguem acumulando contas em atraso”, explica Falci. “A recuperação da economia segue mais lenta do que o previsto, e não tem sido suficiente para recuperar as perdas dos últimos anos”, acrescenta o presidente. Na base de comparação mensal (Set.18/Ago.18), o endividamento das empresas cresceu 0,23%.

O segmento que detém a maior quantidade de empresas devedoras, registradas em setembro de 2018 em comparação com o mesmo período de 2017, é o setor de Serviços com 7,56%. Em Minas Gerais, no acumulado do ano (Jan.18 – Ago.18), o setor de serviços sofreu uma retração nas suas atividades na ordem de 0,8%, de acordo com dados do IBGE. “Com essa redução nas atividades a receita das empresas tem diminuído e, como consequência, sua capacidade de pagamento tem sido afetada”, justifica o presidente do Conselho Estadual de SPC de Minas Gerais.

O número de dívidas das empresas mineiras, na comparação anual (Set.18/Set.17), apresentou aumento de 1,47%. Deve-se destacar que embora o volume de débitos vencidos esteja apresentando crescimento, o indicador está menor (-1,53 pontos percentuais) em relação ao mesmo período de 2017. Já na variação mensal (Set.18/Ago.18), a quantidade de contas em atraso reduziu 0,08%.

Continua lendo

Economia

Dia da Secretária: 1ª Edição do Evento em Comemoração às Secretárias HUNC faz panorama da profissão elevando importância da qualificação e bem estar na atividade

• atualizado em 02/10/2018 às 10:55

Tatiana Auxiliadora, Luiz Assunção, Tuka Moreira e Acácio Neiva
foram os palestrantes; Show, Stand Up e Workshop animaram a festa; Preocupação com a saúde foi primordial no evento


Cobertura
Jornalista: Felipe José de Jesus
Fotos: Divulgação CONAQS


Indispensável em um mundo cada vez mais digital, a secretária, profissional requisitada nas áreas de saúde, advocacia, engenharia e demais vem ganhando cada vez mais destaque na sociedade. Além de ser uma das atividades que mais ofertam oportunidades, é também uma das três mais antigas do mundo. Por sua tamanha relevância mundial, a “CONAQS” (Consultoria e Assessoria)”, idealizou a 1° Edição do Evento em Comemoração às Secretárias HUNC no dia 29 de setembro. A festividade foi realizada pela “Faz e Acontece Eventos” no Espaço OMNI (Rua Laranjal, 38, Anchieta – Belo Horizonte) e contou também com diversos apoiadores. Apresentação musical, Stand Up e Workshop também animaram a festa.

Além das diversas secretárias e convidados, palestrantes também fizeram parte do evento reforçando a importância da profissão nos dias atuais. Tatiana Auxiliadora (Idealizadora do evento e diretora da CONAQS), Acácio Neiva (Consultor empresarial e diretor da NEXPE), Luiz Assunção (Gerente comercial e bacharel em Gestão de Segurança Privada) e Tuka Moreira (especialista em Inteligência Emocional e Análise Facial Corporativa) deram ótimas dicas para as profissionais.

Em entrevista, Tatiana Auxiliadora, da CONAQS, disse que o Dia da Secretária tem que ser cada vez mais valorizado na sociedade. Para ela, a qualificação é também de extrema importância. “Hoje eu sou consultora, mas já fui secretária e poder realizar essa festa aqui é uma realização, na verdade um sonho. Já era uma ideia que eu tinha quando era secretária, pois, por exemplo, o médico vai para o congresso e nunca investe na secretária. Por isso, tivemos esse feeling de fazer essa festa. Ou seja, dar a importância real que elas merecem”, comentou.

Tatiana Auxiliadora (CONAQS)

Segundo Tatiana Auxiliadora, a qualificação é de suma importância. Além disso, ela falou sobre o futuro da secretária. “É muito importante estar qualificada, pois sempre falo em minhas palestras e também com os empreendedores das clinicas, sobre a questão do processo seletivo. Alguns acabam contratando uma profissional que traz apenas aparência e pouca experiência de mercado. A qualificação é importante, pois, o diferencial do meu trabalho, por exemplo, é o de trabalhar a excelência. Às vezes a pessoa faz o curso de Secretariado, mas não tem excelência, algo que em minha opinião deve ser primordial”, completou.

Em relação ao futuro da profissão, Tatiana Auxiliadora disse que é preciso reciclar. “Quanto ao futuro da secretária, eu acredito que seja preciso haver mudanças, pois estamos na quarta revolução industrial. Eu tenho essa percepção de que as pessoas têm que acompanhar as mudanças e reciclar. Como o meu nicho é saúde, eu acredito que a profissão não vá acabar de tudo, mas tem que existir transformações, mudanças. Nós da CONAQS temos essa preocupação, pois quando eu, por exemplo, treino uma secretária, eu não falo com ela algo que eu imagino, eu passo algo que eu sei como funciona. Conheço a linguagem dela, por isso, procuro mostrar que é possível fazer acontecer. Além disso, mostramos que é preciso cuidar sempre da saúde”.

Já para Acácio Neiva (Consultor Empresarial e Diretor da NEXPE), a profissão é de extrema relevância. Prova disso é que ele tem uma secretária 24 anos em sua empresa. “Eu tenho uma secretária que trabalha comigo há 24 anos. Acredito que a secretária desempenha um papel na vida do executivo, ou seja, na vida daquele que ela assiste sendo uma extensão dele. A minha, por exemplo, cuida e facilita muito a minha vida. Por isso, faço uma troca oferecendo as melhores ferramentas para que ela atenda as minhas necessidades da melhor forma. A secretária de hoje tem que estar mais atualizada para prever até situações, pois, ela representa essa interface do líder na comunidade que ele corresponde. É uma profissão hoje que às vezes exige até nível superior. Sendo assim, vale a pena se qualificar e sempre cuidar da saúde”, salienta.

Acácio Neiva (Consultor Empresarial e Diretor da NEXPE)

Luiz Assunção (Gerente comercial e Bacharel em Gestão de Segurança Privada), falou sobre o Dia da Secretária elevando à importância de se atentar a segurança nas ruas, por exemplo, utilizando o celular. “O meu convívio com as secretárias vem de anos. Todas as áreas que eu entro, sou atendido por elas. Para mim elas são auxiliadoras de suma importância para vários profissionais como advogados, engenheiros, médicos e demais. Quanto a qualificação, é importante que elas cheguem mais preparadas, pois tem muitas que estão engessadas na profissão. É fundamental a reciclagem. Sobre a segurança delas, que é minha área, é preciso usar da prevenção para minimizar o risco de ser uma estatística. Uma dica para elas que vão as ruas para fazer serviços externos, é evitar o uso visível do celular”, disse.

Mercado evolutivo

Tuka Moreira (Especialista em Inteligência Emocional e Análise Facial Corporativa) disse que comemorar o Dia da Secretária é de extrema importância. Para ela é essencial se qualificar. “Eu vejo essa comemoração como um reconhecimento. Existem pesquisas da neurociência que comprovam que tem pessoas que gostam do valor do reconhecimento. Não é uma questão de ego. Quando ela é reconhecida ela se sente inconscientemente mais motivada a produzir mais resultados. Quanto à qualificação para o oficio, vejo que o conhecimento é importante para qualquer área da vida. As empresas precisam colocar isso como prioridade sim! Independente do serviço que você venda, ou demonstre para seu mercado, é preciso ter profissionais de ponta para repassar a sua ideia e ideologia de mercado. O conhecimento é essencial”.

Tuka Moreira (Especialista em Inteligência Emocional e Análise Facial Corporativa)

Quanto ao futuro da profissão, Tuka Moreira foi direta. “É preciso entender que esse mercado de secretária pode acabar. Em países de primeiro mundo essa profissão é escassa. Elas devem continuar como estão, mas se certificando cada vez mais. O mercado é muito evolutivo, pois, hoje eu sou uma secretária, mas amanhã posso ser uma secretária executiva, que é algo muito melhor. Mas é preciso aprimorar”, salientou.

Já para Kátia Nunes, da Duzani Lingerie, a secretária é de extrema relevância, pois ela cuida de toda a logística de uma empresa. Para ela foi um prazer participar dessa grande comemoração. “Quando recebemos a proposta aceitamos na hora, pois, a secretária é ponto chave. Ela leva nossa marca a lugares que nem imaginamos. Ou seja, a secretária é uma extensão do próprio empresário, por isso, acaba cuidando de toda a logística da empresa. De reuniões, marcação de eventos até toda a organização da agenda, ela é essencial. No entanto, é bom se qualificar, pois o mundo é digital e todos os negócios giram em torno das Redes Sociais como o Instagram e o Facebook. Além disso, é bom ser proativa”.

Brinde de comemoração do ‘Dia da Secretária’

Espaço OMNI

Além dos palestrantes, Luciliana Silva, administradora do Espaço OMNI (espaço multiuso para festas e todos os tipos de eventos corporativos e sociais), falou sobre a importância do Dia da Secretária. “A secretária é o coração da empresa, ou seja, o primeiro contato do empresário com seu cliente. Por isso, ela é de suma importância nas pequenas e grandes empresas. Todavia, lembro que é preciso se reciclar e se preparar cada vez mais. O padrão de uma secretária hoje já não é o mesmo de antes, por isso, é bom buscar mais alternativas e modernidades no ramo que ela trabalha para se manter. Comemorar o Dia da Secretária é valorizar o serviço prestado, pois o sucesso do profissional vem através do trabalho dela. É o reconhecimento que vai motivar e fazer dela uma profissional cada vez melhor”, concluiu.

Confiram mais fotos do evento
(Fotos: Divulgação CONAQS)

Continua lendo

Economia

Belo Horizonte recebe 4ª Update Wedding 2018 – Congresso Brasileiro de Empresas e Profissionais de Eventos

• atualizado em 29/08/2018 às 11:29

Foto: Renata Lima, idealizadora do encontro.
Crédito: Inusitado fotografias.

O mercado de festas e cerimônias movimentou
R$ 17,02 bilhões em 2015 contra
R$ R$ 16,8 bilhões em 2014

[dropcap size=big]E[/dropcap]ntre os dias 28 a 30 de agosto, a capital mineira recebe o “Update Wedding 2018 – Congresso Brasileiro de Empresas e Profissionais de Eventos”. O evento que será realizado no Hotel Caesar Business e é promovido pela empresa ‘Renata Lima Eventos’, contará com personalidades como o renomado fotógrafo Marco Costa que vai falar sobre carreira, Roberto Cohen, conhecido como o ‘cerimonialistas das celebridades’ e já realizou casamentos badalados como o do Latino e do Roberto Justus.

De acordo com Renata Lima, idealizadora do encontro, essa é a quarta edição e o congresso está mais profissionalizado. “Recebemos pessoas de diversos estados do Brasil que estão interessados nos temas que serão apresentados. Afinal, estamos diante do grande crescimento do mercado e precisamos estar atentos às novas tendências. Este ano nossa temática está voltada para o empreendedorismo e negócios. Queremos incentivar e motivar os fornecedores de casamento a serem melhores líderes e empresários. Por isso, nosso tema é ‘Alcançando um novo nível para o seu negócio’”, ressalta Renata.

Dados divulgados pelaAssociação Brasileira  de Eventos (ABRAFESTA), o mercado de festas e cerimônias continua em crescimento. Um estudo realizado pela ABRAFESTA comprovou que o setor permaneceu praticamente estável mesmo diante da crise econômica, movimentando R$ 17,02 bilhões em 2015 contra R$ R$ 16,8 bilhões em 2014. A região Sudeste concentra a maior parte do faturamento deste mercado, sendo que o gasto com festas e cerimônias no Estado de São Paulo foi de R$ 4,9 bilhões no ano passado, enquanto na capital paulista foi de R$ 1,4 bilhão.

O congresso contará com uma programação com palestras e workshops para os profissionais participantes, além de um espaço interativo com a participação de fornecedores de diversas áreas de atuação para um momento networking no final dos dois dias. O interessado pode realizar sua inscrição até o dia 28de agosto, pelo site bit.ly/updatewedding2018.

Desfiles

Além das palestras e workshops que serão realizados, haverá desfiles exclusivos de renomadas marcas e estilistas mineiros do mercado da moda.  A estilista Olivia Aragão vai apresentar tendências e novidades sobre os vestidos de noiva. Giuliano Oliva, irá realizar um desfile com muita personalidade e requinte. O ateliê White Dress, terá uma proposta de desfile com foco na máxima beleza e felicidade. Já no ramo masculino, a marca SR Estilo apresentará as novidades no quesito ternos.

Confira a programação:

Programação das oficinas

 

28 de agosto

09:00 – Receptivo Sons do Horizonte

09:30 – Abertura Renata Lima

10:00 – Palestra Roberto Cohen

12:00 – Almoço

13:30 – Atividade surpresa

13:45 – Palestra Roberta Torres

15:15 – Coffee

15:45 – Palestra Marco Costa – Minha marca minha vida

18:00 – Coquetel

19:00 – Desfile

29 de agosto

:: Palestras

:: Update Party – Festa de confraternização com todos os congressitas. Separe o seu look Black ou White e vamos festejar!

30 de agosto

:: Mesa Redonda: Meu Passado Me Condena – Jamila Santana e cerimonialistas convidados.

::WeddingAcademy – Vinicius Favale

Serviço

4º Update Wedding 2018 – Congresso Brasileiro de Empresas e Profissionais de Eventos

Data: 28, 29 e 30 de agosto

Inscrição: até 28 de agosto, no site bit.ly/updatewedding2018

Investimento: R$780,00

Informações à imprensa

Samanta Dutra – Assessoria de Marketing

Daisy Silva – [email protected] | (31) 9 9882-6475
Samantha Dutra – [email protected]| (31) 98371-1515

Continua lendo