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Economia

Fernando Pimentel assina protocolo de intenções com a Fiat para investimentos de R$ 8 bilhões na fábrica em Betim

Montadora deve gerar cerca de 8 mil empregos diretos e indiretos no estado com novos projetos que serão lançados até 2022

O Governador Fernando Pimentel assinou nesta sexta-feira (6/7) um protocolo de intenções com o grupo Fiat Chrysler Automóveis (FCA) para investimentos de R$ 8 bilhões na fábrica da empresa em Betim, Território Metropolitano. Segundo o presidente da FCA para a América Latina, Antonio Filosa, os investimentos criarão oito mil empregos diretos e indiretos. O anúncio foi feito durante cerimônia de comemoração dos 42 anos da fábrica de Betim. O aporte de recursos será destinado à ampliação do local, assim como na atração de fornecedores com tecnologia ainda não disponível na região.

Fernando Pimentel afirmou que o estado e os mineiros têm “orgulho” da empresa. “Na verdade, é uma empresa mineira e o Filosa, que tem aqui boa parte ou quase toda sua carreira, já é tão mineiro quanto nós, com filho mineiro, esposa mineira. A Fiat foi meio que incorporada por Minas Gerais no nosso patrimônio, mais do que no nosso patrimônio econômico, eu diria que no nosso patrimônio afetivo”, declarou o governador. “É uma empresa que optou por Minas Gerais e tem a cada ano renovado essa opção”, disse.

De acordo com Antonio Filosa, com este novo ciclo de investimentos, a Fiat planeja produzir 15 novos produtos até 2022, entre novos modelos, renovação de veículos e séries especiais. Ele afirmou ainda que os aportes representam “o começo dos próximos 42 anos”. “Aqui somos um motor de inovação, estamos no meio de um tecido industrial com mais de 160 fornecedores. Tivemos o apoio do governador, dos secretários, para celebrar este novo ciclo. Serão R$ 8 bilhões até 2023, fortalecendo o processo de modernização da empresa, que começou 42 anos atrás, afirmou.

Segundo o governador, a identificação da empresa com Minas Gerais deve-se à união entre tradição e inovação, como o próprio Estado. “Ela (FCA) é tradicional, ela tem uma marca consolidada no mundo inteiro e no Brasil, mas a Fiat é inovadora todo tempo. E é por isso que ela se mantém na lembrança, do mercado, obviamente, mas também no afeto de nós todos mineiros. A Fiat é muito parecida com Minas Gerais, essa é a verdade, e é por isso que deu tão certo”, salientou.

Histórico

O polo automotivo da Fiat em Betim foi inaugurado em 9 de julho de 1976, como a primeira fábrica brasileira de automóveis fora do cinturão industrial de São Paulo, e se tornou a maior fábrica de veículos da América Latina, com capacidade de produção de cerca de 800 mil unidades por ano. Nestes 42 anos, cerca de 16 milhões de unidades foram produzidos na fábrica, cuja área supera os 2 milhões de metros quadrados.

Hoje, na planta de veículos da Fiat em Betim, as três linhas de montagem são responsáveis pela produção de oito modelos. No ano passado, dos 100 mil veículos produzidos pela companhia e exportados, cerca de 70% saíram de Betim com destino a países latino-americanos, como Argentina, México, Chile, Peru e Colômbia.

Presenças

Também compareceram ao evento os secretários de Estado de Casa Civil e Relações Institucionais, Marco Antônio Teixeira; de Fazenda, José Afonso Bicalho; de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e Ensino Superior, Vinícius Rezende; o presidente do INDI, Ricardo Machado; o prefeito de Betim, Vittorio Medioli; o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Flávio Roscoe, e o cônsul da Itália em Belo Horizonte, Dario Savarese, dentre outras autoridades.

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Economia

Comércio continua reagindo e registra aumento de 5,53% nas vendas no mês de novembro

Redução da taxa de juros e queda da inflação, aliados ao consumo durante a Black Friday, garantiram o crescimento

Com um cenário econômico um pouco melhor quando comparado aos últimos três anos, as vendas do comércio da capital estão, gradativamente, retornando o ritmo de crescimento. Em novembro foi registrado aumento de 5,53% nas vendas em relação ao mês anterior (Nov.18/Out.18). “Fatores como queda nas taxas de juros e da inflação e aumento da renda, além da Black Friday, influenciaram positivamente o desempenho do varejo”, explica o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Marcelo de Souza e Silva. “O mês de novembro se tornou uma base forte de comparação em função das vendas da Black Friday que vêm crescendo ao longo dos anos”, acrescenta o presidente.

Nesta base de comparação (Nov.18/Out.18) o segmento que apresentou o melhor desempenho foi o de móveis e eletrodomésticos, com 8,51% de aumento nas vendas. Os demais segmentos tiveram as seguintes altas: vestuário e calçados (+5,45%); veículos e peças (+5,43%); drogarias e cosméticos (+5,27%); artigos diversos que incluem acessórios em couro, brinquedos, óticas, caça, pesca, material esportivo, material fotográfico, computadores e periféricos e artefatos de borracha (+4,4%); supermercados (+4,1%); papelaria e livrarias (+2,49%) e material elétrico e de construção (+2,48%).

Na variação anual, o índice real de vendas também apresentou alta, com crescimento de 3,41% em novembro, na comparação com o mesmo mês do ano anterior (Nov.18/Nov.17). Essa elevação pode ser explicada pela melhora de alguns indicadores econômicos, como queda da taxa de juros (Nov.18 em 6,5%/Nov.17 em 7,5% – Banco Central) e redução da taxa de desemprego (3º tri.18 em 11,7%/3º tri.17 em 14,5% – IBGE). “Fatores como aumento da renda disponível e a maior circulação da moeda contribuíram para o aumento das vendas”, esclarece Silva.

Nesta base de comparação todos os setores tiveram crescimento, comportando-se da seguinte forma: supermercados (+6,96%); móveis e eletrodomésticos (+4,32%); drogarias e cosméticos (+3,9%); vestuário e calçados (+3,53%); material elétrico e de construção (+2,42%); artigos diversos (+2,31%); veículos e peças (+1,66%) e papelarias e livrarias (+1,39%).

No acumulado do ano vendas cresceram 2,4%

As vendas no acumulado do ano (Jan.18-Nov.18/Jan.17-Nov.17) registraram alta de 2,4%, “Desde 2014, esse é o melhor resultado e indica que o cenário econômico está mais favorável, o que vem influenciando positivamente o comércio”, comenta o presidente da CDL/BH.

Também nesta base de comparação todos os segmentos apresentaram crescimento, sendo que a maior alta foi registrada pelo setor de supermercados (+3,84%). Os demais segmentos tiveram as seguintes altas: veículos e peças (+3,6%); artigos diversos (+2,86%); material elétrico e de construção (+2,28%); móveis e eletrodomésticos (+2,07%); drogarias e cosméticos (+2,15%); papelarias e livrarias (+1,53%) e vestuário e calçados (+1,43%).

Nos últimos doze meses varejo acumulou alta de 3,31% nas vendas

Nos últimos 12 meses o varejo da capital apresentou crescimento de 3,31%. “Apesar de estar em patamares abaixo do esperado, o varejo vem apresentando sinais de melhora. Estamos conseguindo, aos poucos, retomar o ritmo de crescimento”, comenta o presidente da CDL/BH. “Estamos vendo uma expansão ainda “tímida” do consumo das famílias. Os consumidores seguem cautelosos, tendo em vista as dificuldades para equilibrar o orçamento doméstico. Acreditamos que a definição da política econômica a ser adotada e o aumento da competitividade, proporcionará uma aceleração do crescimento econômico”, conclui Silva.

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Economia

Mineirão encerra seu melhor ano com números surpreendentes

Estádio superou a marca prevista e recebeu cerca de 2,5 milhões de pessoas em 2018

Mineirão – Foto: Elberty Valadares/Por Dentro de Minas

O Mineirão encerra 2018 comemorando resultados expressivos. Referência de plataforma multiuso no país, o estádio foi palco de 253 eventos, entre shows, festivais, encontros corporativos e congressos. Em março, o estádio também foi o primeiro do país a sediar cinco eventos em menos de 16 horas.

O estádio sediou grandes produções artísticas, como a turnê que marcou a volta dos Tribalistas e o show do ex-baixista do Pink Floyd, Roger Waters. O Gigante da Pampulha também recebeu o Festeja Brasil, um dos principais festivais de musica sertaneja do país, que foi transmitido em rede nacional.

“Conseguimos fazer do Mineirão referência em eventos corporativos e consolidamos o estádio como a principal plataforma para shows de Minas Gerais”, comenta Samuel Lloyd, diretor comercial do Mineirão.

Somando eventos e futebol, 2,5 milhões de pessoas passaram pelo Mineirão, superando a expectativa inicial, que era ter 2 milhões de pessoas no complexo ao longo do ano. Desse total, 1,1 milhão foram torcedores que acompanharam as 37 partidas de futebol realizadas pelo Cruzeiro no estádio.

O Mineirão foi sede, pelo terceiro ano consecutivo, de uma partida válida pela final da Copa do Brasil. O jogo entre Cruzeiro e Corinthians registrou uma renda de R$4.169.226 e todo o país teve a oportunidade de assistir à grande festa preparada pelos organizadores em um dos jogos mais importantes do ano realizado no país.

Sempre pioneiro, o Mineirão organizou o primeiro casamento LGBT em um estádio de futebol. A celebração ocorreu no dia 28 de junho, quando é comemorado o Dia Internacional do Orgulho LGBT e foi o primeiro estádio da Copa do Mundo a receber uma partida de futebol entre equipes LGBTs, também em junho, no aniversário do Bharbixas, clube de Belo Horizonte.

Provando seu viés solidário, o Mineirão promoveu o desfile da coleção outono/inverno da grife mineira Skazi, como parte das ações do Outubro Rosa, mês de consciência sobre a luta contra o câncer de mama. O desfile, que contou com a presença de modelos e celebridades, foi aberto por três mulheres que enfrentaram a doença, entre elas uma funcionária do estádio.

Para 2019, já há datas confirmadas na intensa agenda do estádio, como o Festival Planeta Brasil, que completará 10 anos e acontecerá em 26 de janeiro, movimentando toda a Esplanada com quatro palcos e a presença de mais de 40 artistas e bandas. Além disso, entre junho e julho, o estádio será uma das sedes da Copa América de futebol, recebendo cinco partidas do mais antigo torneio entre seleções do planeta.

O estádio seguirá ampliando a realização de eventos e fortalecendo sua imagem como uma das melhores praças esportivas do País. “Continuaremos com parcerias de sucesso, que permitam oferecer ao público experiências reais de lazer e entretenimento”, conclui Lloyd.

Sobre o Mineirão

Inaugurado em 5 de setembro de 1965, o Mineirão é um dos maiores estádios de futebol do país. Palco de importantes eventos e de célebres conquistas esportivas, estádio possui capacidade para 62 mil pessoas e é administrado pela Minas Arena, uma sociedade de propósito específico criada por meio de uma parceria público-privada (PPP) com o Governo de Minas, para executar as obras de modernização e gestão, por 25 anos, do Estádio Governador Magalhães Pinto – Mineirão. Com 53 anos de história, o Gigante da Pampulha é o primeiro estádio no País e segundo no mundo a possuir o Selo Platinum, certificação máxima do U. S. Green Building Council (USGBC), órgão responsável pela certificação que é utilizada em 143 países para incentivar a transformação dos projetos. Em 2016, o Mineirão tornou-se o primeiro estádio brasileiro e o segundo do mundo a ser signatário do Pacto Global.

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Economia

Junta Comercial de Minas Gerais divulga balanço de abertura e fechamento de empresas

Dados da Jucemg sobre negócios e empreendimentos formalizados consideram os anos de 2018 e 2017 como período comparativo

Apesar da crise econômica, o saldo de empresas abertas em Minas Gerais cresceu 14% em 2018, segundo dados da Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg). O período comparativo ao ano anterior mostra que 46.730 negócios foram formalizados, índice superior aos 41.043 empreendimentos de 2017.

Por outro lado, as extinções cresceram 26%, saltando de 28.910, em 2017, para 36.480, em 2018, com destaque para a Empresa Individual de Responsabilidade Limitada – Eireli com 2.334 fechamentos (65%) e Empresário com 13.541 ( 22%) das extinções no comparativo.

Por outro lado, em volume de constituições, a Eireli que cresceu 22% no comparativo, com 9.772 formalizações, e o tipo jurídico Empresário com 9% de aumento, responsável por 15.988 registros. Em todos os tipos jurídicos houve crescimento, com destaque para as S/A com 251 constituições, em 2018, e 146, em 2017.

Por segmento, o setor de serviços liderou o ranking com 27.768 formalizações, isto é, 20% do total de aberturas de empresas no estado, contra 23.111, em 2017. Atividades médicas ambulatoriais (consultórios) mais abriram neste ramo com 1.180 registros, seguido de serviços de engenharia 1.171 e transporte rodoviário de carga com 1.098 formalizações.

O comércio foi responsável por 14.624 registros, o que representa 3% de aumento no comparativo de 2017 com 14.248 constituições. O destaque fica para abertura de 1.248 lojas de roupas no território mineiro, depois restaurantes (1.171) e lanchonetes, casas de chá e sucos com 948 formalizações.

A construção de edifícios, 1.641 registros, foi o maior responsável por elevar o setor de indústrias, que cresceu 18% em 2018, com 4.338 formalizações, superior aos 3.648 registros do ano passado.

Extinções

A mesma tendência segue nos encerramentos. O setor de serviços fechou 15.460 negócios, ou seja, 29% do comparativo aos 11.957 empreendimentos de 2017. Os setores de comércio e indústria, ambos apresentaram 24% de aumentos no fechamento de empresas, o destaque negativo fica para o comércio que saltou de 14.145 extinções em 2017 para 17.552 em 2018. O setor de indústria fechou 3.468 empresas em 2018.

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