Com o objetivo de sensibilizar o cidadão a descartar corretamente o lixo nos cerca de 22 mil cestos coletores de resíduos leves instalados pela cidade, colaborando para que ruas e avenidas permaneçam limpas, a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) repaginou o visual dos adesivos dessas lixeirinhas. Sob o mote “Eu jogo limpo com BH. Eu jogo o lixo aqui”, os equipamentos ganharam esta nova mensagem com cores mais vibrantes. O trabalho começou no dia 11 deste mês e, até o início de abril, a tarefa estará concluída nos grandes corredores de trânsito da capital.
Cinco equipes de garis estão cuidando da primeira etapa de substituição dos adesivos dos cestos quadrados, nas dimensões 36cm x 31cm, e dos cilíndricos, cujo tamanho da imagem é de 22cm x 31cm, em avenidas como Raja Gabáglia, Afonso Pena, Cristiano Machado, Antônio Carlos, Amazonas, Carlos Luz, Abílio Machado, Andradas, Vilarinho e Waldomiro Lobo. Em breve, a tarefa irá se estender por outras vias da capital. Os profissionais envolvidos nessa ação são os que normalmente trabalham na higienização das lixeirinhas e que já estão habituados a realizar a manutenção desses cestos, promovendo a troca dos adesivos sempre que eles se apresentam gastos pelo tempo ou alvos de depredação.
Para Andréa Rochael, responsável pela Seção de Controle de Equipamentos Públicos de Limpeza Urbana da SLU e que gerencia as ações de substituição de adesivos das lixeiras, o sentimento é de satisfação por saber que os cestos estão sendo úteis, cumprindo a finalidade de deixar Belo Horizonte mais limpa e bonita. “O cidadão sabe a importância deles para a cidade e sempre nos ajuda a fiscalizar suas condições de uso, telefonando e enviando mensagens, pedindo, inclusive, instalações de mais unidades em novos pontos, embora a SLU realize esse acompanhamento por meio de critérios técnicos”, pondera. O canal de comunicação para denúncias e sugestões referentes a esses serviços é o telefone 156 da Prefeitura.