Maio: Com sua voz inconfundível e sua poesia apocalíptica – Zé Ramalho



Com sua voz inconfundível e sua poesia apocalíptica, o cantor escreveu seu nome na história musical brasileira. Segue como um viajante pelas estradas do país, arrastando multidões por onde quer que passe.

A atual turnê traz Zé Ramalho revisitando alguns de seus clássicos, entre eles “Avohai”, “Frevo Mulher”, “Chão de Giz”, “Beira-Mar”, “Eternas Ondas”, “Garoto de Aluguel” e “Banquete de Signos”.

O artista acumula marcas expressivas na de venda de discos, como o sucesso “Entre a Serpente e a Estrela”, que ultrapassou a barreira de um milhão de cópia. Sua história com a dramaturgia televisiva rendeu grandes frutos, inclusive retornando às paradas de sucesso com um relançamento, “Admirável Gado Novo”, incluído na trilha de O Rei do Gado. A canção o conectou a juventude brasileira e levou o CD da novela a três milhões de cópias vendidas, um recorde que permanece inalcançável.

Ao lado dos amigos Elba Ramalho, Geraldo Azevedo e Alceu Valença, Zé protagonizou em 1996, um dos projetos mais bem sucedidos da música brasileira, O Grande Encontro, que lotou plateias em todo país e resultou num disco ao vivo, que bateu a marca de meio milhão de cópias comercializadas.

A continuação do projeto rendeu outras duas turnês vitoriosas, um CD de estúdio e outro gravado ao vivo, desta vez alcançando a marca de 480 mil unidades e recebendo discos de ouro e platina. Em 2001 fez uma apresentação histórica no Rock in Rio 3, junto com Elba Ramalho, assistidos por mais de 50 mil pessoas.

Já o álbum 20 Anos – Antologia Acústica é seu maior êxito comercial até hoje, com aproximadamente dois milhões de cópias vendidas e a conquista do Prêmio Sharp de melhor projeto gráfico. O disco deu início a uma trilogia que seguiu com Nação Nordestina, um mapeamento da história musical e política da sua região natal, indicado ao Grammy Latino de melhor álbum regional; e Estação Brasil, um passeio pelo cancioneiro nacional. Zé Ramalho ainda homenageou Raul Seixas, gravou seu primeiro CD ao vivo, lançou o inédito O Gosto da Criação e convidou amigos para participar do CD e DVD Parceria dos Viajantes.

Zé Ramalho está de volta a Belo Horizonte. O cantor faz única apresentação do show Tour 2015 dia 23 de maio, no Chevrolet Hall.

 

Total
0
Shares

Relacionados
Total
0
Share