Foto: Secretaria de Comunicação/PMU
Escolha o Por Dentro de Minas como sua fonte de notícias no Google
Novo recurso permite definir quais portais você quer ver. Receba conteúdo de quem você já confia.
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br
Balança de Uberlândia tem recorde histórico
A balança comercial de Uberlândia alcançou em maio deste ano o melhor resultado mensal da série histórica. Dados do Comex Stat, plataforma do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), apontam que o município teve, entre exportações e importações, um superávit de US$ 186,9 milhões no período. O desempenho foi impulsionado pelo forte volume de vendas para o mercado externo. Apenas em maio, Uberlândia exportou US$ 200,5 milhões em produtos, enquanto as importações somaram US$ 13,6 milhões. (Diário de Uberlândia)
https://diariodeuberlandia.com.br/noticia/40833/balanca-comercial-de-uberlandia-tem-recorde-historico-com-superavit-quase-us-187-milhoes-e
Mineiros pagaram 145 bilhões em impostos
Os mineiros já pagaram R$ 145,5 bilhões em impostos, taxas e contribuições neste ano. O volume representa 7% da arrecadação nacional, que projeta ultrapassar R$ 2 trilhões ainda neste mês. Os dados são do Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo, que simula em tempo real o volume arrecadado pela União. A maior parte desses recursos provém de tributos como o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), o Imposto de Renda (IR), o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e as contribuições previdenciárias, além da arrecadação proveniente do comércio exterior. (Diário do Comércio)
https://diariodocomercio.com.br/financas/arrecadacao-impostos-minas-gerais-2026/
Caeté quer estimular a irrigação
O prefeito de Caeté, Alberto Pires, esteve na segunda-feira (22) na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, onde se reuniu com o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Thales Almeida Pereira Fernandes. Durante o encontro, foram discutidas ações e parcerias voltadas ao fortalecimento da agropecuária no município. Entre os temas abordados estiveram a atração de novos investimentos, a ampliação de programas de incentivo ao setor e a criação de oportunidades para impulsionar o desenvolvimento sustentável da região e melhorar as condições de trabalho dos produtores rurais. (Jornal Opinião)
https://www.opiniaocaete.com.br/caete-articula-com-governo-de-minas-novas-acoes-para-impulsionar-agricultura-e-irrigacao-sustentavel/
Câmara de Paraíso rejeita contas de ex-prefeito
A Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso rejeitou, durante a sessão ordinária realizada na segunda-feira, 22, as contas do exercício financeiro de 2015 do ex-prefeito e ex-deputado Rêmolo Aloise. Em votação nominal, os vereadores aprovaram o parecer da comissão especial responsável pela análise do processo e acompanharam o entendimento do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais. O processo apontou o descumprimento do percentual mínimo constitucional de investimentos em manutenção e desenvolvimento do ensino durante o exercício de 2015. Conforme o parecer, o município aplicou 23,18% dos recursos na área da educação, índice inferior aos 25% exigidos. (Jornal do Sudoeste)
https://jornaldosudoeste.com.br/noticia_detalhe.php?id=221565
Em Timóteo, Câmara contraria o TCE
Pelo placar de 12 X 3, as contas do ex-prefeito municipal, Douglas Willkys, referentes aos anos de 2019 e 2020, foram rejeitadas pelos vereadores de Timóteo em reunião extraordinária realizada nesta segunda-feira (22). Com a decisão desfavorável, a Câmara derrubou o parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, que recomendava, com ressalva, a aprovação das contas de Willkys. Conforme o Procurador Geral da Câmara de Timóteo, com a conclusão da votação em Plenário, o processo será encaminhado ao TCE/MG, que deverá enviá-lo à Justiça Eleitoral e Tribunal Regional Eleitoral (Jornal dos Vales).
https://www.jornaldosvales.com.br/noticia/65071/camara-de-timoteo-camara-de-timoteo-rejeita-contas-de-exprefeito
Barco na Pampulha será atração permanente
O passeio de barco pela Lagoa da Pampulha ganhará caráter permanente e passará a integrar oficialmente o roteiro turístico da capital mineira. O projeto da Prefeitura Belo Horizonte PBH têm como objetivo a operação regular no segundo semestre de 2026, após os resultados positivos obtidos durante a fase experimental do projeto. Segundo o presidente da Belotur, Eduardo Cruvinel, a embarcação Capivarã, utilizada nos testes iniciados em dezembro de 2025, continuará operando como atração turística da capital mineira. O projeto-piloto teve início em janeiro de 2026. Previsto inicialmente para três meses, foi prorrogado por igual período. Durante esse tempo, a Prefeitura avaliou aspectos como navegabilidade, impactos ambientais, adesão do público e viabilidade operacional. (Cidade Conecta)
https://www.cidadeconecta.com/noticias/atualidades/passeio-de-barco-na-pampulha-deve-se-tornar-atracao-turistica-permanente-em-bh/

GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.







