Você sabia que é possível aumentar a disponibilidade dos nutrientes presentes nos fertilizantes agrícolas ao utilizar minerais quelatados na calda?
Os minerais quelatados são essenciais para a saúde e o crescimento das plantas porque fornecem nutrientes essenciais que as plantas não podem obter de outras fontes, como luz solar, água, ar e solo.
O que é um quelato?
A quelação é um processo que une íons metálicos com moléculas orgânicas. Isto pode ser feito para remover metais pesados ou outros contaminantes da água, do solo ou do ar. Na agricultura, minerais quelatados são utilizados para melhorar o crescimento das plantas, fornecendo-lhes nutrientes essenciais.
Uso de quelatos na agricultura
Minerais quelatados têm sido usados na agricultura por décadas. Eles são frequentemente utilizados para substituir fertilizantes de liberação lenta porque fornecem às plantas a quantidade exata de nutrientes que elas precisam no momento exato durante seu ciclo de crescimento – e sem a necessidade de aplicações repetidas. Isto reduz o escoamento de fertilizantes e ajuda a evitar o esgotamento do solo ao longo do tempo.
Estes minerais são absorvidos pelas plantas através de suas raízes e transportados através de seu sistema vascular, onde se tornam parte de sua estrutura tecidual.
Há muitos benefícios no uso de minerais quelatados na agricultura:
1) Reduzem o escoamento de fertilizantes porque eles só liberam nutrientes quando são necessários para as plantas;
2) Melhoram a saúde do solo através da adição de nutrientes vitais;
3) Ajudam a economizar dinheiro em custos de fertilizantes;
4) Aumentam o rendimento das culturas devido à melhoria do crescimento das raízes e da absorção de nutrientes; e
5) Melhoram a estrutura do solo ao criar mais aeração entre grãos de areia (ou outros componentes como partículas de argila).
Onde encontrar fertilizantes quelatados
As aplicações foliares de quelatos geralmente não são muito eficazes, assim como a aplicação no solo. Esses nutrientes não são absorvidos da melhor maneira pela planta e o desperdício de nutrientes quase sempre ocorre.
Por isso, para melhor aproveitamento e produtividade no uso desses nutrientes, recomenda-se a aplicação via pulverização.
É possível encontrar diversos fertilizantes com quelatos já prontos para uso, sem a necessidade de misturar diversas substâncias por conta. Um exemplo disso é o BioGain Amino Mn Zn. Trata-se de um fertilizante organomineral composto à base de aminoácidos aditivados com quelatos de Manganês e Zinco (EDTA) que pode ser aplicado através de pulverização foliar em todas as culturas, principalmente leguminosas e culturas RR (resistente ao glifosato).