O tratamento de sementes adequado é o primeiro passo para o produtor que pretende atingir altos rendimentos na lavoura. Afinal, não basta escolher as melhores cultivares para cada região e a época ideal de semeadura. Mais do que isso, é extremamente importante que a semente tenha alto vigor, proporcionando uma boa germinação e contribuindo para o aumento da produtividade.
Na soja, isso não é diferente. Para ajudar o produtor rural a entender este cenário do início do ciclo 2022/23, vamos trazer algumas dicas sobre como preparar a semente para garantir uma maior saúde e produtividade da planta.
Como Fazer o tratamento de semente da forma correta
O primeiro passo para o plantio bem sucedido de uma nova safra é a escolha da semente. E isso requer o conhecimento de algumas características, como a pureza genética e a vigorosa. Além disto, a semente deve ser tratada, ou seja, submetida a um processo de controle de qualidade para aumentar sua germinação e vigor das plântulas.
Porém, fique atento para evitar um problema cada vez mais frequente na hora de tratar a semente: o excesso na quantidade de calda, que prejudica o vigor da semente.
O professor Elmar Luiz Floss, do Instituto de Ciências Agronômicas (Incia), explica que, além de garantirem a sanidade inicial da planta, são as sementes que trazem toda a genética da variedade escolhida para o cultivo, com todas as suas características positivas. Uma semente mais vigorosa tolera melhor os chamados estresses abióticos, causados por fatores climáticos e do solo, e também os estresses bióticos, causados por pragas e doenças.
Estudos de várias instituições apontam que o correto tratamento de sementes pode aumentar o rendimento da soja entre seis e 14 sacas por hectare. A explicação para este papel tão importante na soja é que a semente da oleaginosa precisa ter um nível de vigor capaz de proporcionar uma germinação mais rápida e uniforme, que se estenda também às plântulas, que são as sementes recém-germinadas, emergindo do solo.
Uma semente com vigor dá origem a plantas que enraízam mais, aumentando a sua eficiência na absorção de água e nutrientes do solo.
Sendo assim, para assegurar a qualidade sanitária das sementes, recomenda-se o tratamento, que é feito por meio da aplicação de produtos químicos. As substâncias são eficientes para controlar fitopatógenos, principalmente fungos associados às sementes ou presentes no solo, além de atuar contra o ataque inicial de pragas específicas do solo, protegendo as plântulas durante o processo germinativo e de emergência.
O tratamento de sementes é, portanto, fundamento para um cultivo de sucesso, proporcionando uma planta mais saudável e vigorosa, além de aumentar a produtividade da lavoura.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.