O Por Dentro de Minas é um portal de notícias de Belo Horizonte e todo o estado de MG. Últimas notícias, informações em tempo real do trânsito, previsão do tempo, agenda cultural, emprego, colunas, blogs e coberturas especiais.

Certificação e laudo técnico pericial: você sabe qual é a diferença dos dois na venda e compra de joias e metais preciosos?

Por Dentro de Minas - Google News

Na foto: Hugo Werner Flister, perito e gemólogo com cerca de 38 anos de experiência nesse mercado.

Com 38 anos de mercado, a “H.Werner Perícias & Avaliações” (Rua Pernambuco nº353 – Sala: 1005 – Bairro Funcionários – Belo Horizonte / Minas Gerais | esquina com Avenida Brasil), faz atendimentos agendados pelo (31) 3273-2648 ou pelo: (31) 99907-5881 (clique aqui e fale direto no WhatsApp)

No mundo atual com tantas informações disponíveis na internet através de portais de notícias e até mesmo Rede Sociais, fica cada vez mais difícil separar o joio do trigo, não é mesmo? No segmento de luxo, principalmente quando falamos do mercado joalheiro em se tratando de diamantes, pedras e metais preciosos, qualquer tipo de erro pode acarretar em prejuízos sérios, principalmente financeiros para quem compra e vende. Nesse sentido, existe uma grande falta de entendimento sobre o que é a certificação e o que é o laudo técnico. Por esse motivo, Hugo Werner Flister, perito e gemólogo, com cerca de 38 anos de experiência nesse mercado, fala da diferença dos dois ressaltando que o “certificado de garantia” é fornecido às vezes por profissionais do mercado informal e sem conhecimento técnico. Confira as dicas do especialista na entrevista abaixo:

– Para as pessoas que não tem ciência do assunto, qual é a diferença entre o certificado de garantia e o laudo técnico?

O certificado de garantia é fornecido pela empresa, comerciantes, ou até mesmo por profissionais do mercado informal, onde as vezes, por desconhecimento técnico, os materiais comercializados são descritos de forma inadequada. Já o laudo técnico é feito com base nos procedimentos técnicos realizados em laboratório apropriado e este, deverá ser assinado por profissional habilitado e credenciado.

– Qual a metodologia utilizada para esse procedimento?

Existem uma grande diversidade de materiais e situações. Para cada uma delas, utiliza-se os métodos apropriados, obedecendo critérios técnicos e metodológicos diferenciados.

– Quais as finalidades do laudo técnico gemológico?

A identificação é para fins de garantir a autenticidade e a legitimidade. A classificação é para fins de garantir a qualidade, tais como: níveis de cor, pureza, lapidação, peso, medidas e demais características importantes e relevantes. Já a avaliação deverá ser com base nos resultados das fases anteriores, onde os materiais em questão serão avaliados para os devidos mercados.

“O laudo técnico gemológico é o documento de identidade que certifica e garante autenticidade e legitimidade dos materiais, evitando assim, possíveis fraudes” – Hugo Werner Flister.

– Quais as principais informações constantes no laudo técnico gemológico?

A finalidade do laudo pericial é demonstrar, com base nos resultados obtidos nas análises gemológicas, de forma fiel e precisa todas as informações e características dos materiais periciados. Além das descrições, deverá constar no laudo, as imagens dos materiais, os quais deverão ser fechados e lacrados com os devidos lacres de segurança e com a numeração apontada. O laudo pericial deverá ser devidamente datado, selado e assinado pelo profissional responsável, com comprovação e numero de registro profissional.

– Qual a necessidade do laudo técnico gemológico?

Desde a antiguidade, as joias, diamantes, pedras preciosas e os metais nobres, já eram objetos de desejo, e utilizados por nossos antepassados, como moeda e demonstração de riqueza e poder, mas como até nos tempos modernos, acredita se que na maioria, sem a necessária documentação. Na atualidade existem no mercado inúmeros produtos sintéticos, artificiais, reconstituídos, além de outros com iguais características, criados e fabricados para imitar e substituir os materiais naturais. Sendo o laudo técnico gemológico o documento de identidade, que certifica e garante autenticidade e legitimidade dos materiais, evitando assim, possíveis fraudes.

– Podemos dizer então que o laudo técnico gemológico traz segurança para o bem adquirido?

Sim! O laudo técnico gemológico dá para os materiais, que normalmente são bens valiosos, a identidade material, certificação de autenticidade e legitimidade e ainda possibilita a avaliação monetária. O laudo técnico gemológico transfere do comerciante para o gemólogo, a responsabilidade técnica. O laudo técnico gemológico traz para o comprador ou investidor, segurança, garantia de autenticidade e legitimidade do bem adquirido. O laudo técnico gemológico demonstra seriedade, agregando valores a aquele material.

■ Caso necessite

Agende uma visita na “H.Werner Perícias & Avaliações”. O escritório está na Rua Pernambuco nº353 – Sala: 1005 – Bairro Funcionários – Belo Horizonte / Minas Gerais | esquina com Avenida Brasil. Os atendimentos são feitos através de agendamento pelos telefones: (31) 3273-2648 ou pelo: (31) 99907-5881 (clique aqui e fale direto no whastapp). E-mail: [email protected] .

Fotos: G.C – Felipe de Jesus

Para ler mais notícias do Por Dentro de Minas, clique em pordentrodeminas.com.br. Siga também o Por Dentro de Minas no Facebook, no Twitter e por RSS
Total
26
Comp.
Relacionados