ÚLTIMASSaiba quem são os 16 pré-candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte saiba mais
CulturaEntretenimentoNotícias

Diretora do CENSA Betim participa de live sobre a influência da arte em pessoas com deficiência

Natália Costa, diretora presidente da instituição que é referência nacional, participará da transmissão ao vivo que acontece no dia 20 de agosto, a partir das 16h, pelo canal da SEDESE/MG no YouTube

A Secretaria de Estado e Desenvolvimento Social de Minas Gerais (SEDESE) realizará a live “Como a arte e a música podem influenciar as pessoas com deficiência?”. A psicóloga e diretora do CENSA Betim, Natália Costa, fará uma participação para contribuir com o seu conhecimento e experiência adquiridos na condução da instituição que é referência nacional nos cuidados a pessoas com deficiência intelectual e autismo. Além dela, participarão também: José da Mata, aluno de dança do Projeto Superar e do Centro Cultural da Pampulha, Karen Aguiar, Miss Cadeirante 2020 e Wesley Barbosa Severino, Coordenador Estadual de Articulação e Atenção a Pessoa com Deficiência. A transmissão será feita nesta quinta-feira, 20 de agosto, às 16h, pelo canal da SEDESE no YouTube.

De acordo com Natália Costa, é importante difundir o tema porque trata do uso do recurso artístico como meio terapêutico e de inclusão das pessoas com deficiência. “No CENSA Betim, usamos a arte como instrumento de socialização e inclusão de nossos educandos. Os resultados são muito satisfatórios e muitas vezes vão além da expectativa inicial. Além da música, temos oficinas de teatro, artesanato e dança. O envolvimento dos alunos é gratificante e o resultado final, além do desenvolvimento cognitivo e comportamental, que é um dos focos principais, temos lindas obras de arte que são comercializadas, alunos que tocam instrumentos musicais e apresentações teatrais em eventos e festividades”, comenta.

Sobre o CENSA Betim

O CENSA foi fundado em 1964 pela educadora Ester Assumpção, mulher à frente de seu tempo, que trabalhou com Helena Antipoff no Instituto Pestalozzi. Dona Ester, como era carinhosamente chamada, acolhia em seu próprio lar crianças com deficiência cujas famílias não podiam fixar residência em Belo Horizonte. Assim nasceu o CENSA, de um sonho, um ideal de uma educadora, cujo desejo de cuidar e amparar crianças com deficiência e suas famílias era genuíno e se materializou em quatro instituições por ela fundadas: CENSA, APEX, Instituto Ester Assumpção e Clínica São José.

Serviço

Live – “Como a arte e a música podem influenciar as pessoas com deficiência?”

Data: 20 de agosto | quinta-feira

Horário: a partir das 16h

YouTube SEDESE: https://www.youtube.com/channel/UCRcVCXjuMvK50exift6diww

CENSA Betim

Local: Rodovia Fernão Dias, Km 494 – S/N Betim – MG

Instagram: @censabetim

Facebook: https://www.facebook.com/censabetim/

Site: www.censabetim.com.br

 

752 Publicações

Sobre
[ Jornalista e Editor Geral - Por Dentro de Minas | Portal Terra ] - Graduação: Jornalista (FESBH), Teólogo (F.ESABI), Sociólogo e Letras (F.Polis das Artes) e Economista (UNIP). Tem Mestrado em Comunicação Social: Jornalismo e Ciências da Informação (Universidade Europeia Miguel de Cervantes/UEMC), Doutorado Prof. em Ciências Sociais e Políticas (USIP) e atualmente cursa Direito (UNIESP-BH). Apaixonado por música, colabora no "CulturalizaBH/Portal UAI" e na "TV Balcão" com a coluna "Crítica Musical" falando sempre sobre álbuns, coberturas de shows e etc. Tem como hobbie comprar CDs e também vinis. É também apaixonado por Sociologia, tanto que de sua graduação em Ciências Sociais: Sociologia, se tornou colunista de Opinião & Comportamento do portal da "RedeTV!" e "Rondônia Digital" e desta coluna, nasceu o "E-book: Sociedade Conectada: a Influência da Internet no Cotidiano". Da Economia, área ao qual foi repórter e sub-editor, se tornou colunista no "Divulga Gerais" após sua graduação em Ciências Econômicas: Economia. É colaborador de Jornais/Portais de Notícias, Diretor do Grupo Conteúdo - Agência de Notícias - Sites e também editora e assina matérias em alguns jornais de Minas Gerais e do Brasil. A escrita é sua maior base e paixão no Jornalismo. [ Siga o Instagram: @felipe_jesusjornalista ]
Artigos
Relacionados
EntretenimentoMF Press Global

Movimento em prol da solidariedade reúne 25 empreendedores e influenciadores digitais por uma causa maior

O evento se chama “Arrasta para cima” e não é à toa. Além de fazer uma referência ao comando de interação presente…
EconomiaNotícias

Partilhas e Ações Judiciais: Você sabe qual é o procedimento correto e o que fazer para evitar dores de cabeça nesse momento 'familiar' tão delicado?

Na foto: O gemólogo e perito Hugo Werner Flister  – Crédito: Agência GC. Em Minas Gerais, a ‘H.Werner Perícias & Avaliações’, é…
NotíciasTurismoVariedades

Santuário do Caraça: qual o motivo do nome de um dos mais belos destinos de MG?

Local, que hoje é considerado uma das Sete Maravilhas da Estrada Real, chama a atenção de turistas de todo o mundo que…

Deixe uma resposta