ELEIÇÕES 2020Veja os 15 nomes dos candidatos a Prefeito em Belo Horizonte saiba mais
CulturaNotícias

COVID-19 pode levar a doenças vasculares, revelam pesquisas

Por Dentro de Minas - Google News (pordentrodeminas - googlenews)

Especialista explica relação entre doenças e alerta para os riscos da automedicação

Recentemente, dois estudos realizados por especialistas na Holanda e nos Estados Unidos constataram que os pacientes acometidos pela Covid-19 desenvolveram a formação de coágulos e tromboses. Além disso, um artigo publicado pelo periódico americano Journal of the American College of Cardiology, também afirma a relação entre o SARS-CoV-2, o novo coronavírus, e o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Tais constatações geraram dúvidas em diversas pessoas quanto ao risco que o coronavírus pode trazer para quem sofre ou possui tendência de ser acometido por essas doenças. O angiologista e cirurgião vascular, Guilherme Jonas, explica que pessoas que já têm algum tipo de problema vascular não estão, necessariamente, mais expostas ao vírus. “É importante salientar que a relação entre essas doenças não indica que uma pessoa tem mais chances de pegar o vírus que outras. Todo mundo possui os mesmos riscos de contaminação. Portanto, os cuidados devem ser para evitar a propagação e, assim, impedir que pessoas de risco possam desenvolver complicações. No caso das doenças vasculares, essa mesma recomendação é válida”, argumenta.

Quanto aos cuidados, Guilherme reforça as recomendações feitas por todos os especialistas da área. “Higienize sempre as mãos com sabão ou álcool em gel, evite aglomerações e utilize máscara sempre que precisar sair”, destaca.

As informações de que o coronavírus e a trombose poderiam ter relação fizeram com que alguns boatos fossem fomentados. O uso de anticoagulantes, por exemplo, não deve ser feito sem prescrição médica. “Para evitar as complicações, muita gente tem buscado esse tipo de medicação sem entender do que se trata ou se é recomendado para o seu organismo. Portanto, é importante destacar sempre a importância de evitar a automedicação. Caso ocorra algum tipo de complicação nesse sentido, o médico vai avaliar o caso e entender se realmente é necessário o uso de remédios específicos ou não. Essa recomendação vale para qualquer doença e em qualquer momento da vida”, ressalta o médico

Fonte: Guilherme Jonas, médico angiologista e cirurgião vascular, especialista em cirurgia vascular pela SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular). CRMMG 44020, RQE 28561, 37143. Diretor técnico da clínica Angiomais em Belo Horizonte MG.

Pesquisas:

Estados Unidos: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/32299776

Journal of the American College of Cardiology:

http://www.onlinejacc.org/content/early/2020/04/15/j.jacc.2020.04.031

Holanda: https://www.thrombosisresearch.com/article/S0049-3848(20)30120-1/pdf

752 Publicações

Sobre
[ Jornalista e Editor Geral - Por Dentro de Minas | Portal Terra ] - Graduação: Jornalista (FESBH), Teólogo (F.ESABI), Sociólogo e Letras (F.Polis das Artes) e Economista (UNIP). Tem Mestrado em Comunicação Social: Jornalismo e Ciências da Informação (Universidade Europeia Miguel de Cervantes/UEMC), Doutorado Prof. em Ciências Sociais e Políticas (USIP) e atualmente cursa Direito (UNIESP-BH). Apaixonado por música, colabora no "CulturalizaBH/Portal UAI" e na "TV Balcão" com a coluna "Crítica Musical" falando sempre sobre álbuns, coberturas de shows e etc. Tem como hobbie comprar CDs e também vinis. É também apaixonado por Sociologia, tanto que de sua graduação em Ciências Sociais: Sociologia, se tornou colunista de Opinião & Comportamento do portal da "RedeTV!" e "Rondônia Digital" e desta coluna, nasceu o "E-book: Sociedade Conectada: a Influência da Internet no Cotidiano". Da Economia, área ao qual foi repórter e sub-editor, se tornou colunista no "Divulga Gerais" após sua graduação em Ciências Econômicas: Economia. É colaborador de Jornais/Portais de Notícias, Diretor do Grupo Conteúdo - Agência de Notícias - Sites e também editora e assina matérias em alguns jornais de Minas Gerais e do Brasil. A escrita é sua maior base e paixão no Jornalismo. [ Siga o Instagram: @felipe_jesusjornalista ]
Artigos
Relacionados
CulturaMF Press Global

Pela 1ª vez, conteúdo de galeria de arte de Angola pode ser acessada via aplicativo

O serviço é inédito em Angola e visa promover a arte contemporânea, além de expandi-la para todo o país, e inclusive para…
EconomiaNotícias

Partilhas e Ações Judiciais: Você sabe qual é o procedimento correto e o que fazer para evitar dores de cabeça nesse momento 'familiar' tão delicado?

Na foto: O gemólogo e perito Hugo Werner Flister  – Crédito: Agência GC. Em Minas Gerais, a ‘H.Werner Perícias & Avaliações’, é…
NotíciasTurismoVariedades

Santuário do Caraça: qual o motivo do nome de um dos mais belos destinos de MG?

Local, que hoje é considerado uma das Sete Maravilhas da Estrada Real, chama a atenção de turistas de todo o mundo que…

Deixe uma resposta