ELEIÇÕES 2020Veja os 15 nomes dos candidatos a Prefeito em Belo Horizonte saiba mais
EconomiaNotícias

Aumento dos alunos acima de 40 anos nas universidades

Por Dentro de Minas - Google News (pordentrodeminas - googlenews)

Novas oportunidades de trabalho é um
dos principais motivos para tal aumento

Na última década, de acordo com o Ministério da Educação, o número de estudantes com mais de 40 anos nas faculdades aumentou em mais de 180%. Essa estatística mostra uma nova tendência que tem surgido no mercado. Os motivos que levam essas pessoas a ingressarem na vida acadêmica são diversos. Entre eles, a facilidade que alguns não tiveram na juventude, a vontade de conhecer uma nova área de formação e a possibilidade de recolocação no mercado de trabalho são os mais presentes.

O professor e diretor universitário, Gustavo Henrique de Almeida, especialista em educação, esclarece que a necessidade de se reinventar profissionalmente e as novas oportunidades que surgem a partir da formação acadêmica são os motivos mais relatados pelos alunos. “O conhecimento nos torna pessoas melhores, em harmonia com o mundo. Profissionalmente é indiscutível que as pessoas passam a ter mais oportunidades”.

Mas, ao mesmo tempo em que a possibilidade de renovação chega, os estudantes nessa faixa etária também sofrem com algumas dificuldades a mais para conciliarem estudo, trabalho, vida pessoal, entre outras coisas. O especialista garante que aprender a administrar bem o tempo e trabalhar em equipe é a melhor opção para conseguir obter êxito em tais atividades.

Expectativa x Realidade

Alguns alunos ficam em dúvida a respeito do curso que escolhem e, até mesmo, sentem medo na hora de iniciar a graduação. Porém, o professor explica que ao estabelecer objetivos concretos, dificilmente há arrependimento. “O principal aspecto a ser considerado diz respeito aos objetivos que se pretendem alcançar na vida e na profissão e, aí sim, escolher o curso adequado”, ressaltou Gustavo.

Outro ponto que auxilia na realização de expectativas do individuo também está relacionado à experiência de vida. Segundo Almeida, tal característica aliada aos conhecimentos acadêmicos tornam os profissionais mais qualificados para o mercado de trabalho.

Fonte: Gustavo Henrique de Almeida, professor universitário, especialista em educação e diretor da Fupac Nova Lima (Faculdade Presidente Antônio Carlos de Nova Lima).

Assessoria de Imprensa

Déborah Ribeiro – Assessora de Comunicação e Imprensa

Letra Comunicação e Marketing

www.letracomunicacao.com

[email protected]

(31) 3236-1477 ou 98429-7565

752 Publicações

Sobre
[ Jornalista e Editor Geral - Por Dentro de Minas | Portal Terra ] - Graduação: Jornalista (FESBH), Teólogo (F.ESABI), Sociólogo e Letras (F.Polis das Artes) e Economista (UNIP). Tem Mestrado em Comunicação Social: Jornalismo e Ciências da Informação (Universidade Europeia Miguel de Cervantes/UEMC), Doutorado Prof. em Ciências Sociais e Políticas (USIP) e atualmente cursa Direito (UNIESP-BH). Apaixonado por música, colabora no "CulturalizaBH/Portal UAI" e na "TV Balcão" com a coluna "Crítica Musical" falando sempre sobre álbuns, coberturas de shows e etc. Tem como hobbie comprar CDs e também vinis. É também apaixonado por Sociologia, tanto que de sua graduação em Ciências Sociais: Sociologia, se tornou colunista de Opinião & Comportamento do portal da "RedeTV!" e "Rondônia Digital" e desta coluna, nasceu o "E-book: Sociedade Conectada: a Influência da Internet no Cotidiano". Da Economia, área ao qual foi repórter e sub-editor, se tornou colunista no "Divulga Gerais" após sua graduação em Ciências Econômicas: Economia. É colaborador de Jornais/Portais de Notícias, Diretor do Grupo Conteúdo - Agência de Notícias - Sites e também editora e assina matérias em alguns jornais de Minas Gerais e do Brasil. A escrita é sua maior base e paixão no Jornalismo. [ Siga o Instagram: @felipe_jesusjornalista ]
Artigos
Relacionados
EconomiaMF Press Global

Especialista vê recuperação rápida do setor imobiliário como alerta para adquirir imóveis

O mercado imobiliário de São Paulo já pode se considerar recuperado da grande crise da pandemia do coronavírus. Pesquisa do Sindicato da…
EconomiaMF Press Global

Venda de computadores cresce, mas é bom saber como encontrar equipamento com preço justo

Os efeitos da pandemia podem ser observados até no aumento da venda de novos computadores no Brasil. Afinal, com o isolamento social,…
EconomiaMF Press Global

Pós-venda é o que fideliza clientes, afirma empresário Thalison Borges

Fazer uma venda bem feita exige simpatia, boa comunicação e uma série de técnicas para entender o que o consumidor deseja, no…

Deixe uma resposta