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Dia da Secretária: 1ª Edição do Evento em Comemoração às Secretárias HUNC faz panorama da profissão elevando importância da qualificação e bem estar na atividade

• atualizado em 02/10/2018 às 10:55

Tatiana Auxiliadora, Luiz Assunção, Tuka Moreira e Acácio Neiva
foram os palestrantes; Show, Stand Up e Workshop animaram a festa; Preocupação com a saúde foi primordial no evento


Cobertura
Jornalista: Felipe José de Jesus
Fotos: Divulgação CONAQS


Indispensável em um mundo cada vez mais digital, a secretária, profissional requisitada nas áreas de saúde, advocacia, engenharia e demais vem ganhando cada vez mais destaque na sociedade. Além de ser uma das atividades que mais ofertam oportunidades, é também uma das três mais antigas do mundo. Por sua tamanha relevância mundial, a “CONAQS” (Consultoria e Assessoria)”, idealizou a 1° Edição do Evento em Comemoração às Secretárias HUNC no dia 29 de setembro. A festividade foi realizada pela “Faz e Acontece Eventos” no Espaço OMNI (Rua Laranjal, 38, Anchieta – Belo Horizonte) e contou também com diversos apoiadores. Apresentação musical, Stand Up e Workshop também animaram a festa.

Além das diversas secretárias e convidados, palestrantes também fizeram parte do evento reforçando a importância da profissão nos dias atuais. Tatiana Auxiliadora (Idealizadora do evento e diretora da CONAQS), Acácio Neiva (Consultor empresarial e diretor da NEXPE), Luiz Assunção (Gerente comercial e bacharel em Gestão de Segurança Privada) e Tuka Moreira (especialista em Inteligência Emocional e Análise Facial Corporativa) deram ótimas dicas para as profissionais.

Em entrevista, Tatiana Auxiliadora, da CONAQS, disse que o Dia da Secretária tem que ser cada vez mais valorizado na sociedade. Para ela, a qualificação é também de extrema importância. “Hoje eu sou consultora, mas já fui secretária e poder realizar essa festa aqui é uma realização, na verdade um sonho. Já era uma ideia que eu tinha quando era secretária, pois, por exemplo, o médico vai para o congresso e nunca investe na secretária. Por isso, tivemos esse feeling de fazer essa festa. Ou seja, dar a importância real que elas merecem”, comentou.

Tatiana Auxiliadora (CONAQS)

Segundo Tatiana Auxiliadora, a qualificação é de suma importância. Além disso, ela falou sobre o futuro da secretária. “É muito importante estar qualificada, pois sempre falo em minhas palestras e também com os empreendedores das clinicas, sobre a questão do processo seletivo. Alguns acabam contratando uma profissional que traz apenas aparência e pouca experiência de mercado. A qualificação é importante, pois, o diferencial do meu trabalho, por exemplo, é o de trabalhar a excelência. Às vezes a pessoa faz o curso de Secretariado, mas não tem excelência, algo que em minha opinião deve ser primordial”, completou.

Em relação ao futuro da profissão, Tatiana Auxiliadora disse que é preciso reciclar. “Quanto ao futuro da secretária, eu acredito que seja preciso haver mudanças, pois estamos na quarta revolução industrial. Eu tenho essa percepção de que as pessoas têm que acompanhar as mudanças e reciclar. Como o meu nicho é saúde, eu acredito que a profissão não vá acabar de tudo, mas tem que existir transformações, mudanças. Nós da CONAQS temos essa preocupação, pois quando eu, por exemplo, treino uma secretária, eu não falo com ela algo que eu imagino, eu passo algo que eu sei como funciona. Conheço a linguagem dela, por isso, procuro mostrar que é possível fazer acontecer. Além disso, mostramos que é preciso cuidar sempre da saúde”.

Já para Acácio Neiva (Consultor Empresarial e Diretor da NEXPE), a profissão é de extrema relevância. Prova disso é que ele tem uma secretária 24 anos em sua empresa. “Eu tenho uma secretária que trabalha comigo há 24 anos. Acredito que a secretária desempenha um papel na vida do executivo, ou seja, na vida daquele que ela assiste sendo uma extensão dele. A minha, por exemplo, cuida e facilita muito a minha vida. Por isso, faço uma troca oferecendo as melhores ferramentas para que ela atenda as minhas necessidades da melhor forma. A secretária de hoje tem que estar mais atualizada para prever até situações, pois, ela representa essa interface do líder na comunidade que ele corresponde. É uma profissão hoje que às vezes exige até nível superior. Sendo assim, vale a pena se qualificar e sempre cuidar da saúde”, salienta.

Acácio Neiva (Consultor Empresarial e Diretor da NEXPE)

Luiz Assunção (Gerente comercial e Bacharel em Gestão de Segurança Privada), falou sobre o Dia da Secretária elevando à importância de se atentar a segurança nas ruas, por exemplo, utilizando o celular. “O meu convívio com as secretárias vem de anos. Todas as áreas que eu entro, sou atendido por elas. Para mim elas são auxiliadoras de suma importância para vários profissionais como advogados, engenheiros, médicos e demais. Quanto a qualificação, é importante que elas cheguem mais preparadas, pois tem muitas que estão engessadas na profissão. É fundamental a reciclagem. Sobre a segurança delas, que é minha área, é preciso usar da prevenção para minimizar o risco de ser uma estatística. Uma dica para elas que vão as ruas para fazer serviços externos, é evitar o uso visível do celular”, disse.

Mercado evolutivo

Tuka Moreira (Especialista em Inteligência Emocional e Análise Facial Corporativa) disse que comemorar o Dia da Secretária é de extrema importância. Para ela é essencial se qualificar. “Eu vejo essa comemoração como um reconhecimento. Existem pesquisas da neurociência que comprovam que tem pessoas que gostam do valor do reconhecimento. Não é uma questão de ego. Quando ela é reconhecida ela se sente inconscientemente mais motivada a produzir mais resultados. Quanto à qualificação para o oficio, vejo que o conhecimento é importante para qualquer área da vida. As empresas precisam colocar isso como prioridade sim! Independente do serviço que você venda, ou demonstre para seu mercado, é preciso ter profissionais de ponta para repassar a sua ideia e ideologia de mercado. O conhecimento é essencial”.

Tuka Moreira (Especialista em Inteligência Emocional e Análise Facial Corporativa)

Quanto ao futuro da profissão, Tuka Moreira foi direta. “É preciso entender que esse mercado de secretária pode acabar. Em países de primeiro mundo essa profissão é escassa. Elas devem continuar como estão, mas se certificando cada vez mais. O mercado é muito evolutivo, pois, hoje eu sou uma secretária, mas amanhã posso ser uma secretária executiva, que é algo muito melhor. Mas é preciso aprimorar”, salientou.

Já para Kátia Nunes, da Duzani Lingerie, a secretária é de extrema relevância, pois ela cuida de toda a logística de uma empresa. Para ela foi um prazer participar dessa grande comemoração. “Quando recebemos a proposta aceitamos na hora, pois, a secretária é ponto chave. Ela leva nossa marca a lugares que nem imaginamos. Ou seja, a secretária é uma extensão do próprio empresário, por isso, acaba cuidando de toda a logística da empresa. De reuniões, marcação de eventos até toda a organização da agenda, ela é essencial. No entanto, é bom se qualificar, pois o mundo é digital e todos os negócios giram em torno das Redes Sociais como o Instagram e o Facebook. Além disso, é bom ser proativa”.

Brinde de comemoração do ‘Dia da Secretária’

Espaço OMNI

Além dos palestrantes, Luciliana Silva, administradora do Espaço OMNI (espaço multiuso para festas e todos os tipos de eventos corporativos e sociais), falou sobre a importância do Dia da Secretária. “A secretária é o coração da empresa, ou seja, o primeiro contato do empresário com seu cliente. Por isso, ela é de suma importância nas pequenas e grandes empresas. Todavia, lembro que é preciso se reciclar e se preparar cada vez mais. O padrão de uma secretária hoje já não é o mesmo de antes, por isso, é bom buscar mais alternativas e modernidades no ramo que ela trabalha para se manter. Comemorar o Dia da Secretária é valorizar o serviço prestado, pois o sucesso do profissional vem através do trabalho dela. É o reconhecimento que vai motivar e fazer dela uma profissional cada vez melhor”, concluiu.

Confiram mais fotos do evento
(Fotos: Divulgação CONAQS)

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Economia

Comércio continua reagindo e registra aumento de 5,53% nas vendas no mês de novembro

Redução da taxa de juros e queda da inflação, aliados ao consumo durante a Black Friday, garantiram o crescimento

Com um cenário econômico um pouco melhor quando comparado aos últimos três anos, as vendas do comércio da capital estão, gradativamente, retornando o ritmo de crescimento. Em novembro foi registrado aumento de 5,53% nas vendas em relação ao mês anterior (Nov.18/Out.18). “Fatores como queda nas taxas de juros e da inflação e aumento da renda, além da Black Friday, influenciaram positivamente o desempenho do varejo”, explica o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Marcelo de Souza e Silva. “O mês de novembro se tornou uma base forte de comparação em função das vendas da Black Friday que vêm crescendo ao longo dos anos”, acrescenta o presidente.

Nesta base de comparação (Nov.18/Out.18) o segmento que apresentou o melhor desempenho foi o de móveis e eletrodomésticos, com 8,51% de aumento nas vendas. Os demais segmentos tiveram as seguintes altas: vestuário e calçados (+5,45%); veículos e peças (+5,43%); drogarias e cosméticos (+5,27%); artigos diversos que incluem acessórios em couro, brinquedos, óticas, caça, pesca, material esportivo, material fotográfico, computadores e periféricos e artefatos de borracha (+4,4%); supermercados (+4,1%); papelaria e livrarias (+2,49%) e material elétrico e de construção (+2,48%).

Na variação anual, o índice real de vendas também apresentou alta, com crescimento de 3,41% em novembro, na comparação com o mesmo mês do ano anterior (Nov.18/Nov.17). Essa elevação pode ser explicada pela melhora de alguns indicadores econômicos, como queda da taxa de juros (Nov.18 em 6,5%/Nov.17 em 7,5% – Banco Central) e redução da taxa de desemprego (3º tri.18 em 11,7%/3º tri.17 em 14,5% – IBGE). “Fatores como aumento da renda disponível e a maior circulação da moeda contribuíram para o aumento das vendas”, esclarece Silva.

Nesta base de comparação todos os setores tiveram crescimento, comportando-se da seguinte forma: supermercados (+6,96%); móveis e eletrodomésticos (+4,32%); drogarias e cosméticos (+3,9%); vestuário e calçados (+3,53%); material elétrico e de construção (+2,42%); artigos diversos (+2,31%); veículos e peças (+1,66%) e papelarias e livrarias (+1,39%).

No acumulado do ano vendas cresceram 2,4%

As vendas no acumulado do ano (Jan.18-Nov.18/Jan.17-Nov.17) registraram alta de 2,4%, “Desde 2014, esse é o melhor resultado e indica que o cenário econômico está mais favorável, o que vem influenciando positivamente o comércio”, comenta o presidente da CDL/BH.

Também nesta base de comparação todos os segmentos apresentaram crescimento, sendo que a maior alta foi registrada pelo setor de supermercados (+3,84%). Os demais segmentos tiveram as seguintes altas: veículos e peças (+3,6%); artigos diversos (+2,86%); material elétrico e de construção (+2,28%); móveis e eletrodomésticos (+2,07%); drogarias e cosméticos (+2,15%); papelarias e livrarias (+1,53%) e vestuário e calçados (+1,43%).

Nos últimos doze meses varejo acumulou alta de 3,31% nas vendas

Nos últimos 12 meses o varejo da capital apresentou crescimento de 3,31%. “Apesar de estar em patamares abaixo do esperado, o varejo vem apresentando sinais de melhora. Estamos conseguindo, aos poucos, retomar o ritmo de crescimento”, comenta o presidente da CDL/BH. “Estamos vendo uma expansão ainda “tímida” do consumo das famílias. Os consumidores seguem cautelosos, tendo em vista as dificuldades para equilibrar o orçamento doméstico. Acreditamos que a definição da política econômica a ser adotada e o aumento da competitividade, proporcionará uma aceleração do crescimento econômico”, conclui Silva.

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Economia

Mineirão encerra seu melhor ano com números surpreendentes

Estádio superou a marca prevista e recebeu cerca de 2,5 milhões de pessoas em 2018

Mineirão – Foto: Elberty Valadares/Por Dentro de Minas

O Mineirão encerra 2018 comemorando resultados expressivos. Referência de plataforma multiuso no país, o estádio foi palco de 253 eventos, entre shows, festivais, encontros corporativos e congressos. Em março, o estádio também foi o primeiro do país a sediar cinco eventos em menos de 16 horas.

O estádio sediou grandes produções artísticas, como a turnê que marcou a volta dos Tribalistas e o show do ex-baixista do Pink Floyd, Roger Waters. O Gigante da Pampulha também recebeu o Festeja Brasil, um dos principais festivais de musica sertaneja do país, que foi transmitido em rede nacional.

“Conseguimos fazer do Mineirão referência em eventos corporativos e consolidamos o estádio como a principal plataforma para shows de Minas Gerais”, comenta Samuel Lloyd, diretor comercial do Mineirão.

Somando eventos e futebol, 2,5 milhões de pessoas passaram pelo Mineirão, superando a expectativa inicial, que era ter 2 milhões de pessoas no complexo ao longo do ano. Desse total, 1,1 milhão foram torcedores que acompanharam as 37 partidas de futebol realizadas pelo Cruzeiro no estádio.

O Mineirão foi sede, pelo terceiro ano consecutivo, de uma partida válida pela final da Copa do Brasil. O jogo entre Cruzeiro e Corinthians registrou uma renda de R$4.169.226 e todo o país teve a oportunidade de assistir à grande festa preparada pelos organizadores em um dos jogos mais importantes do ano realizado no país.

Sempre pioneiro, o Mineirão organizou o primeiro casamento LGBT em um estádio de futebol. A celebração ocorreu no dia 28 de junho, quando é comemorado o Dia Internacional do Orgulho LGBT e foi o primeiro estádio da Copa do Mundo a receber uma partida de futebol entre equipes LGBTs, também em junho, no aniversário do Bharbixas, clube de Belo Horizonte.

Provando seu viés solidário, o Mineirão promoveu o desfile da coleção outono/inverno da grife mineira Skazi, como parte das ações do Outubro Rosa, mês de consciência sobre a luta contra o câncer de mama. O desfile, que contou com a presença de modelos e celebridades, foi aberto por três mulheres que enfrentaram a doença, entre elas uma funcionária do estádio.

Para 2019, já há datas confirmadas na intensa agenda do estádio, como o Festival Planeta Brasil, que completará 10 anos e acontecerá em 26 de janeiro, movimentando toda a Esplanada com quatro palcos e a presença de mais de 40 artistas e bandas. Além disso, entre junho e julho, o estádio será uma das sedes da Copa América de futebol, recebendo cinco partidas do mais antigo torneio entre seleções do planeta.

O estádio seguirá ampliando a realização de eventos e fortalecendo sua imagem como uma das melhores praças esportivas do País. “Continuaremos com parcerias de sucesso, que permitam oferecer ao público experiências reais de lazer e entretenimento”, conclui Lloyd.

Sobre o Mineirão

Inaugurado em 5 de setembro de 1965, o Mineirão é um dos maiores estádios de futebol do país. Palco de importantes eventos e de célebres conquistas esportivas, estádio possui capacidade para 62 mil pessoas e é administrado pela Minas Arena, uma sociedade de propósito específico criada por meio de uma parceria público-privada (PPP) com o Governo de Minas, para executar as obras de modernização e gestão, por 25 anos, do Estádio Governador Magalhães Pinto – Mineirão. Com 53 anos de história, o Gigante da Pampulha é o primeiro estádio no País e segundo no mundo a possuir o Selo Platinum, certificação máxima do U. S. Green Building Council (USGBC), órgão responsável pela certificação que é utilizada em 143 países para incentivar a transformação dos projetos. Em 2016, o Mineirão tornou-se o primeiro estádio brasileiro e o segundo do mundo a ser signatário do Pacto Global.

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Economia

Junta Comercial de Minas Gerais divulga balanço de abertura e fechamento de empresas

Dados da Jucemg sobre negócios e empreendimentos formalizados consideram os anos de 2018 e 2017 como período comparativo

Apesar da crise econômica, o saldo de empresas abertas em Minas Gerais cresceu 14% em 2018, segundo dados da Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg). O período comparativo ao ano anterior mostra que 46.730 negócios foram formalizados, índice superior aos 41.043 empreendimentos de 2017.

Por outro lado, as extinções cresceram 26%, saltando de 28.910, em 2017, para 36.480, em 2018, com destaque para a Empresa Individual de Responsabilidade Limitada – Eireli com 2.334 fechamentos (65%) e Empresário com 13.541 ( 22%) das extinções no comparativo.

Por outro lado, em volume de constituições, a Eireli que cresceu 22% no comparativo, com 9.772 formalizações, e o tipo jurídico Empresário com 9% de aumento, responsável por 15.988 registros. Em todos os tipos jurídicos houve crescimento, com destaque para as S/A com 251 constituições, em 2018, e 146, em 2017.

Por segmento, o setor de serviços liderou o ranking com 27.768 formalizações, isto é, 20% do total de aberturas de empresas no estado, contra 23.111, em 2017. Atividades médicas ambulatoriais (consultórios) mais abriram neste ramo com 1.180 registros, seguido de serviços de engenharia 1.171 e transporte rodoviário de carga com 1.098 formalizações.

O comércio foi responsável por 14.624 registros, o que representa 3% de aumento no comparativo de 2017 com 14.248 constituições. O destaque fica para abertura de 1.248 lojas de roupas no território mineiro, depois restaurantes (1.171) e lanchonetes, casas de chá e sucos com 948 formalizações.

A construção de edifícios, 1.641 registros, foi o maior responsável por elevar o setor de indústrias, que cresceu 18% em 2018, com 4.338 formalizações, superior aos 3.648 registros do ano passado.

Extinções

A mesma tendência segue nos encerramentos. O setor de serviços fechou 15.460 negócios, ou seja, 29% do comparativo aos 11.957 empreendimentos de 2017. Os setores de comércio e indústria, ambos apresentaram 24% de aumentos no fechamento de empresas, o destaque negativo fica para o comércio que saltou de 14.145 extinções em 2017 para 17.552 em 2018. O setor de indústria fechou 3.468 empresas em 2018.

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