Em meio a um cenário cada vez mais competitivo e em constante transformação, reter colaboradores qualificados pode ter se tornado uma das principais prioridades e estratégias das empresas. De acordo com a 30ª edição do Índice de Confiança Robert Half, 24% dos recrutadores afirmaram que o volume de turnover aumentou em 2024 na comparação com o ano anterior.
O turnover é um indicador que mostra a rotatividade de funcionários em uma empresa, medindo a proporção entre desligamentos e novas contratações em um determinado período.
Mais do que “segurar” profissionais com salários atrativos, organizações têm mirado em formas mais eficazes voltadas ao bem-estar, desenvolvimento contínuo e engajamento, fatores decisivos para a permanência de funcionários, segundo o especialista em gestão de pessoas focada em resultados e CEO da InCicle, Rafael Giupponi.
Diante desse desafio, líderes e gestores de RH têm tentado desenvolver maneiras de reduzir a rotatividade. Mas, afinal, quais são as estratégias mais eficazes para a retenção de talentos?
Giupponi explica que desenvolver programas de retenção de talentos é um desafio contínuo para as organizações, mas com estratégias bem desenhadas, as empresas podem superar esse obstáculo e reduzir a rotatividade.
“As empresas devem ter programas de reconhecimento. Para superar esses desafios, as organizações precisam criar um ambiente de trabalho inovador e positivo, que valorize, apoie e contribua para o crescimento de seus colaboradores, com oportunidades de desenvolvimento e promoção, além de implementar políticas de retenção com base em dados”, diz.
Onboarding
A retenção de talentos, segundo Giupponi, também depende da qualidade da liderança. Gestores preparados para dialogar, dar feedbacks construtivos e reconhecer resultados têm papel fundamental na motivação das equipes. Treinamentos de liderança vêm ganhando espaço como ferramentas essenciais para esse novo perfil de gestão.
O onboarding, por exemplo, é um passo importante na jornada de integração e deve ser promovido com estratégia para que o colaborador comece a criar um vínculo forte com a empresa, se sinta parte da equipe e absorva a cultura, missão e valores.
“Isso contribui não só para a construção de uma boa jornada, mas também para o sentimento coletivo de pertencimento. Investir nos colaboradores é investir no futuro da empresa. Por isso, sempre digo para os empresários durante as consultorias e nas minhas palestras que a chave para reter talentos é criar um ecossistema de trabalho que fomente a inovação, o crescimento e a satisfação dos funcionários”, conclui o CEO da InCicle.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.