Atuar em vários locais é uma realidade para profissionais da Saúde. A pesquisa da Demografia Médica 2025 mostra que muitos médicos trabalham em vários locais, tanto no setor público quanto no privado. Uma grande porcentagem dos profissionais atua em ambos os setores, e alguns até trabalham em mais de um local no mesmo dia. O estudo também mostra que 72% dos cirurgiões atuam nos dois setores — público e privado. Outros 20% trabalham exclusivamente no setor privado, e 8% atuam apenas no SUS.
A diversificação de campos de atuação e especialização, levaram a arranjos mais fragmentados e complexos de vínculos e rendimentos para profissionais e impõem desafios a gestores de unidades de saúde, como revela o estudo ao contar que 8% das cirurgias são canceladas por falta de equipe, principalmente de anestesistas.
A legislação brasileira prevê uma série de sociedades que podem ser abertas por médicos, individualmente, ou com colegas (sócios), com a finalidade prestação de serviços a estabelecimentos de saúde. E nesse contexto, expresso no estudo, empresas terceirizadas assumem um papel relevante de organização do trabalho. Elas gerenciam as escalas de trabalho, fazem a gestão de documentos contábeis e outras tarefas burocráticas, liberando os médicos para se dedicarem integralmente ao cuidado com os pacientes.
“Entendemos os desafios enfrentados pelos médicos e isso tem se mostrado um diferencial de mercado para ajudar na logística do prestador de serviço”, afirma o pediatra Tiago Simões Leite, diretor da Medplus Serviços Médicos. A empresa conta com a parceria de 12 mil profissionais especializados e consegue gerir as escalas de plantões deles mesmo longe dos grandes centros.
Segundo Simões Leite, à medida que o mercado da medicina se especializa e a prestação de trabalho se fragmenta, mais os profissionais precisarão de ajuda administrativa. “Quando eu fiz faculdade fui orientado a ter o apoio de um contador, hoje só isso não é mais suficiente. A educação médica falha em nos ensinar gestão e isso é fundamental nessa nova organização do trabalho”.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.