Um mundo cada vez mais globalizado, demanda o aprendizado de uma segunda língua. Essa abordagem não se limita a ensinar um idioma, transforma a maneira como as crianças aprendem, ampliando horizontes e promovendo a diversidade cultural.
O ensino bilíngue se consolida como uma estratégia essencial na educação contemporânea, promovendo não apenas a fluência em idiomas, mas também habilidades cruciais para o desenvolvimento integral das crianças. Dados de 2023 apontam que a busca por modelos de ensino bilíngues cresceu 64%, de acordo com o Ministério da Educação.
A professora Lívia de Araujo Donnini Rodrigues, da USP, afirma que o bilinguismo “traz benefícios às crianças além do conhecimento de um novo idioma”, preparando os alunos para desafios futuros. Além dos benefícios cognitivos, o ensino bilíngue também promove a empatia e a compreensão cultural. Crianças que aprendem diferentes idiomas tendem a ser mais abertas e respeitosas em relação à diversidade, habilidades essenciais em uma sociedade multicultural.
Szilvia Simai, examinadora externa do International Baccalaureate Diploma Programme (IBDP) e PhD em Estudos Psicossociais pelo Birkbeck College, Universidade de Londres, é a responsável pelo desenvolvimento do projeto ‘CAM Global Program’ em parceria com o Colégio Anhembi Morumbi. Sylvia comenta sobre:
“Mudei para o Brasil há 18 anos, após meu doutorado em Londres. Desde então, implementei programas bilíngues em escolas internacionais, como na Sabis International School e no British College em Barcelona. Atualmente, desenvolvo a Global School Alliance, conectando escolas bilíngues globalmente para promover interações entre alunos. Posso afirmar que iniciativas de ensino como o ‘CAM Global Program’ são essenciais para uma educação global e colaborativa.”
O Colégio Anhembi Morumbi (CAM), implementará o programa de ensino bilíngue ‘CAM Global Program’ em 2025. Adotando materiais da Cambridge University Press e metodologias do Content and Language Integrated Learning (CLIL), do programa internacional da Pueri Domus e Wishford Education, que integra o aprendizado de conteúdos acadêmicos com o ensino de idiomas e abordagens pedagógicas modernas. A implementação será gradual: em 2025, o programa começará com o Ensino Fundamental I, em 2026 será expandido para o Ensino Fundamental II e, em 2027, será completado com o Ensino Médio. A escola busca tornar o aprendizado mais envolvente e relevante.
A Associação Brasileira do Ensino Bilíngue (ABEBI), destaca que o ensino bilíngue é um fenômeno amplamente positivo, beneficiando tanto o desenvolvimento cognitivo quanto a identidade cultural dos indivíduos. Ao permitir que as pessoas se comuniquem em mais de uma língua, essa abordagem enriquece suas habilidades cognitivas, promovendo criatividade e resolução de problemas. As definições contemporâneas reconhecem diferentes graus de competência, que vão desde falantes fluentes até aqueles com habilidades limitadas, democratizando o conceito e valorizando a diversidade linguística.
Programas educacionais que incentivam a manutenção da língua nativa enquanto se aprende uma segunda língua são fundamentais, evitando a perda linguística e promovendo a empatia intercultural. Assim, essa prática se revela uma ferramenta poderosa para a formação de identidades multiculturais, permitindo que indivíduos naveguem com facilidade em diferentes contextos sociais e culturais, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva e diversificada.
Em um cenário profissional cada vez mais competitivo, o domínio de mais de uma língua e projetos como o do Colégio Anhembi Morumbi é um diferencial significativo. Empresas valorizam profissionais que podem se comunicar em vários idiomas, tornando o ensino bilíngue uma preparação estratégica para o futuro, além de ser uma porta para ingressar em universidades fora do Brasil.
À medida que essa abordagem educacional se torna uma realidade em mais escolas, o ensino bilíngue não só enriquece o aprendizado, mas também prepara as crianças para serem cidadãos globais, prontas para enfrentar os desafios do século XXI.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.