Ícone do site Por Dentro de Minas (MG)

Ferramentas de IA turbinam resultados no marketing digital

Ferramentas de IA turbinam resultados no marketing digital

Ferramentas de IA turbinam resultados no marketing digital

A Inteligência Artificial (IA) já é indispensável no marketing digital. De acordo com uma pesquisa do Hubspot, três de cada quatro profissionais da área usam ao menos uma ferramenta de IA no dia a dia em 2024, o dobro do ano passado.

Para Tiago Tessmann, especialista em marketing digital e criador do método Conversão Extrema, a inteligência artificial tornou-se um pré-requisito para maximizar o resultado de campanhas on-line.  

“Hoje, a inteligência artificial permite uma personalização que jamais imaginamos ser possível. Ela analisa grandes volumes de dados e entende o comportamento do consumidor de forma precisa, ajudando a segmentar campanhas de maneira inteligente e eficiente”, destaca ele.

Segundo Tessmann, as novas ferramentas elevam significativamente a probabilidade de entregar a mensagem certa para o público certo no momento certo. “Essa precisão proporcionada pela IA é o que diferencia campanhas bem-sucedidas de anúncios que passam despercebidos”, explica o especialista.

Mais liberdade

Uma das grandes vantagens da inteligência artificial é a automatização de tarefas repetitivas. Outro relatório do Hubspot aponta que 86% dos profissionais de marketing digital utilizando ferramentas de IA estão economizando mais de hora por dia em tarefas manuais para focar no que realmente importa: a criatividade e a estratégia.

“Esboçar anúncios, testar variações de campanhas e monitorar resultados são atividades que, tradicionalmente, tomam muito tempo. Com a IA, esses processos são automatizados, permitindo que o foco seja direcionado à criação de conteúdos que toquem o coração do consumidor e despertem interesse real”, afirma Tessmann.

Quase metade dos profissionais de marketing têm usado as ferramentas de IA principalmente para encontrar novas ideias e inspiração, de acordo com o relatório State o Marketing 2024. A inteligência artificial também tem sido empregada para monitorar o desempenho das campanhas em tempo real.

“A Inteligência Artificial oferece um entendimento contínuo sobre o que está funcionando e o que não está, o que possibilita ajustes instantâneos para garantir que a campanha alcance sempre o seu potencial. Isso não só economiza tempo, mas também dinheiro. Isso reduz desperdícios de orçamento e aumentando significativamente o retorno sobre o investimento (ROI)”, pontua Tessmann.

Toque humano

Em resumo, diz o especialista, a inteligência artificial não elimina o toque humano no marketing digital, mas potencializa o resultado de anúncios on-line. Na avaliação de Tessmann, o papel do profissional de marketing é mais relevante do que nunca, uma vez que as ferramentas de IA turbinam a criatividade ao mesmo tempo em que ajudam a entender melhor o que o público-alvo deseja.  

“O fator humano é o que torna uma campanha única e memorável. Esses insights são cruciais no processo porque permitem antecipar necessidades do consumidor e engajá-lo de forma muito mais efetiva. Isso faz toda a diferença em um ambiente digital tão competitivo”, observa o especialista.

Para Tessmann, a IA também será uma peça fundamental em estratégias para destacar marcas da concorrência. A capacidade de análise de enormes volumes de dados permitirá identificar padrões e prever tendências de uma maneira nunca vista antes.  

“Imagine poder captar um desejo dos clientes antes mesmo que eles os expressem? É esse tipo de inteligência que coloca uma marca à frente das demais”, ressalta ele.  

Divisor de águas

O especialista é enfático sobre como a inteligência artificial representa um divisor de águas no marketing digital. Para ele, quem ainda não incorporou ferramentas de IA ao dia a dia está perdendo grandes oportunidades de crescimento e inovação.

“O futuro do marketing digital já chegou e é alimentado pela inteligência dos dados. Quem souber aproveitar essa revolução não apenas venderá mais, mas terá uma conexão mais real com o seu público”, conclui Tessmann.

Comentários
Sair da versão mobile