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Reputação em ferramentas de busca exige atenção, diz CEO

Reputação em ferramentas de busca exige atenção, diz CEO

Reputação em ferramentas de busca exige atenção, diz CEO

Há alguns anos, empresas de diversos portes e setores competiam por elementos como melhores recomendações de consumidores para parentes e amigos, a fim de atrair novos clientes pelo chamado “marketing boca a boca”. Hoje, cerca de oito a cada dez (80%) casas do Brasil têm acesso à internet, segundo a pesquisa TIC Domicílios 2022, o que levou a batalha por boas recomendações a outro patamar: a busca por uma boa reputação on-line.

De acordo com o estudo, realizado pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e divulgada pelo Ministério das Comunicações, 60 milhões de domicílios do país contam com uma conexão à internet – 27 milhões a mais do que o número registrado em 2015 (51%), quando teve início a série histórica.

Segundo Bia Portela, especialista em marketing de geolocalização e inteligência artificial para negócios, CEO da BP Marketing e fundadora da BP HUB – startup de tecnologia voltada para gestão profissional do perfil da empresa no Google e integração da empresa nos mapas e diretórios do Brasil -, a reputação nas ferramentas de busca, especialmente no Google, é essencial porque elas são o primeiro ponto de contato entre a empresa e potenciais clientes.

“As avaliações, classificações e informações disponíveis no Google ajudam a formar a primeira impressão do consumidor sobre o negócio”, afirma. A propósito, cerca de 93% dos brasileiros pesquisam no Google antes de comprar, segundo dados da 2ª edição do estudo “State of search Brazil”, repercutido pelo portal E-commerce Brasil.

De acordo com Portela, uma boa reputação on-line pode aumentar a confiança, atrair mais clientes e diferenciar uma empresa da concorrência. “Avaliações positivas contribuem para um melhor ranqueamento nos resultados de busca, aumentando a visibilidade e, consequentemente, as oportunidades de negócios”, acrescenta.

Reputação on-line vira tendência

Portela conta que, atualmente, as empresas estão cada vez mais preocupadas com a sua reputação on-line, pois entenderam que essa é uma das principais influências na decisão de compra dos consumidores.

“Com o aumento do acesso à informação, os clientes estão mais críticos e buscam avaliar a experiência de outros consumidores antes de tomar uma decisão”, explica. “Empresas que ignoram isso acabam perdendo oportunidades e podem sofrer impactos negativos em suas vendas e na fidelização de clientes”, ressalta.

A especialista em marketing de geolocalização e inteligência artificial para negócios reporta que, em julho, o Google começou a exibir as avaliações do Reclame Aqui na página do Google shopping. Para ela, a exibição das avaliações diretamente na página facilita o acesso dos consumidores a informações sobre a experiência de outros clientes, o que torna o processo de decisão mais rápido e transparente.

“Para as empresas, isso significa que precisam estar ainda mais atentas à qualidade do atendimento e ao gerenciamento das avaliações, pois qualquer feedback estará imediatamente disponível para o público”, observa.

“Isso pode ser uma vantagem para empresas que mantêm uma boa reputação e são proativas em resolver questões, mas pode ser prejudicial para aquelas que não monitoram e respondem suas avaliações de forma eficaz”, complementa.

Quais estratégias usar?

Portela destaca que há uma série de estratégias que uma empresa pode tomar para começar a cuidar melhor da sua reputação on-line. Ela cita os principais recursos nos tópicos a seguir:

SEO contribui para a construção da reputação on-line

A CEO da BP Marketing afirma que o SEO desempenha um papel importante na construção de uma boa reputação on-line, pois ajuda a empresa a ser encontrada com mais facilidade. “A otimização do perfil no Google e outras ferramentas de busca permite que o negócio apareça em resultados relevantes, direcionando mais tráfego qualificado”.

Para Portela, práticas de SEO, como a escolha de palavras-chave estratégicas e a otimização de conteúdos e avaliações, podem melhorar o posicionamento e aumentar a visibilidade. “Isso, por sua vez, aumenta a chance de que mais pessoas deixem feedbacks positivos, reforçando ainda mais a reputação da empresa”.

Aliás, quase metade (45%) dos consumidores pesquisam sobre as empresas que têm interesse no Google antes de adquirir produtos ou serviços, conforme indicativos de um estudo realizado pela Opinion Box e pela Buscar ID, compartilhado pelo portal Mercado & Consumo.

Reputação on-line demanda estratégia

Para a fundadora da BP HUB, a reputação on-line é, hoje, um dos ativos mais valiosos para as empresas, especialmente para aquelas que dependem de clientes locais. “Com o avanço da transformação digital, o comportamento dos consumidores mudou, e muitos agora consultam as avaliações antes de escolher onde comprar ou contratar serviços”.

Além disso, prossegue, as avaliações e a reputação podem impactar diretamente no SEO local, uma vez que ferramentas como o Google valorizam negócios bem-avaliados e com conteúdo atualizado. “Investir em uma estratégia robusta de SEO e reputação on-line é essencial para qualquer empresa que busca se destacar no mercado competitivo atual”, considera.

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