Em meio ao movimento do mercado de mobilidade elétrica no Brasil, impulsionado por uma crescente demanda por soluções sustentáveis e pela transição para fontes de energia renováveis, empresas que atuam na área de carregadores de veículos elétricos investem em novas tecnologias e várias frentes rumo à abrangência maior de atendimento às demandas e expansão dos negócios. Os aportes são motivados por dados de mercado: até o ano de 2040, a frota elétrica vai superar a casa dos 35 milhões de veículos, de acordo com estudo sobre Eletrificação Veicular realizado pela Strategy&, consultoria estratégica da PwC Brasil.
Nesse cenário, a Nansen está desenvolvendo infraestrutura de recarga para ônibus elétricos, que despontam como uma solução sustentável, mundialmente, para o transporte público. Com foco crescente na redução de emissões de gases de efeito estufa e na melhoria da qualidade do ar urbano, muitas cidades e países estão investindo em frotas de ônibus elétricos (movidos a bateria).
A empresa, que tem 94 anos de trajetória, está ampliando a atuação no Brasil. Na capital paulista, a Nanse atende oito operações da área de transporte, e a primeira entrega de infraestrutura para recarga foi feita no dia 18 de julho, acompanhada pela SPTrans (São Paulo Transporte). O processo de eletrificação da frota teve início em 2019 e hoje são 318 veículos elétricos na cidade, sendo 117 movidos a bateria, além de 201 trólebus, segundo SPTrans.
Em São José dos Campos (SP), a Nansen presta atendimento de recarga para veículos elétricos leves sobre pneus (VLPs) desde 2021. A expectativa é de que a cidade adote 100% da frota elétrica. Já em Hortolândia (SP), a empresa, vencedora do Pregão Eletrônico do programa de eletromobilidade, se prepara para fornecer até 50 carregadores DC, que serão distribuídos em eletropontos pela cidade.
Outro exemplo é Cascavel (PR), que conta com infraestrutura do primeiro eletroterminal do estado, inaugurado no dia 5 de agosto. A empresa também construiu mais dois pontos de carregamento de oportunidade. O projeto utiliza carregadores de 180 kW, 240 kW e 360 kW, além do software de gestão de recargas desenvolvido com foco em frotas de alta demanda .
Em Curitiba (PR), berço do BRT e destaque em transporte público no Brasil, a Nansen forneceu infraestrutura para quatro garagens que adotaram os primeiros ônibus elétricos da cidade e cujas operações tiveram início em julho deste ano. Além disso, a empresa fornece infraestrutura completa e carregadores elétricos para dois terminais do sistema metropolitano nas cidades de Serra e Cariacica, no Espírito Santo.
“Até agora, construímos grandes eletroterminais públicos de recarga do Brasil. Temos apoiado diversas cidades e operadores do transporte na concepção, dimensionamento e construção de projetos de mobilidade elétrica”, afirma Flávio Pimenta, gerente de Mobilidade Elétrica da Nansen.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.