Um revendedor é uma pessoa física ou jurídica que compra produtos ou serviços de um fabricante, distribuidor ou outro fornecedor, e os vende a consumidores finais ou outros negócios. Ele atua como intermediário na cadeia de suprimentos, facilitando a distribuição de produtos desde a produção até o consumo.
Segundo dados da ABEVD – Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas, atualmente cerca de 4 milhões de revendedores estão registrados formalmente no Brasil, isso contribui diretamente para que o país ocupe a 7ª posição mundial em Vendas Diretas e liderança do Setor na América Latina desde 2022, de acordo com a Federação Mundial das Associações de Vendas Diretas (World Federation of Direct Selling Associations – WFDSA).
No ano de 2023, os produtos comercializados através de revendas geraram uma receita aproximada a R$ 47 bilhões, isso somando os que utilizaram o modelo de marketing multinível ou mononível para alcançar seus clientes, ainda segundo a pesquisa da ABEVD.
Outro número que destaca a importância do profissional dedicado à revenda, são os dados coletados pela revista Direct Selling News (DSN), que anualmente publica um ranking das empresas que mais faturaram com venda direta. Segundo essa lista, nos anos de 2018 a 2020 a Produtos Avon Inc. esteve entre as 3 primeiras, faturando em média US$ 5 bilhões, uma empresa que de acordo com a Serasa é conhecida entre os brasileiros por seus revendedores.
Após o ano de 2020, a lista DSN Global 100, que mostra uma perspectiva global da indústria, continuou fazendo seu levantamento. Natura&Co, outra empresa brasileira, liderou entre as 3 empresas com maiores lucros por quatro anos consecutivos e é conhecida nacionalmente por seus revendedores espalhados em todo o território nacional, segundo Serasa.
E não é apenas no setor de cosméticos que a revenda tem gerado lucro. “O ramo gráfico tem investido cada vez mais em produtos com custo-benefício acessível para a venda direta. Mas, essa parceria com microempreendedores perdura anos e tende a crescer cada vez mais, assim como a economia do país”, ressaltou Kaleb Carmo, gerente de custos da Gráfica Online FuturaIM.
Segundo a Confere, empresas como a FuturaIM, que incentivam o surgimento de novos revendedores, foram determinantes para o surgimento de leis e organizações que reconhecem esses profissionais, como a lei nº 4.886/65, que posteriormente deu origem ao Dia do Revendedor, comemorado no dia 20 de Junho, e ao Conselho Federal dos Representantes Comerciais, que se trata de um movimento da categoria pelo reconhecimento da profissão.
“Os revendedores fazem parte da nossa história, eles simbolizam mais que lucro, são parceiros que vestem a camisa e representam a marca por onde passam. A FuturaIM procura sempre oferecer as melhores condições para que essa colaboração seja vitalícia, como agora no mês do revendedor que dedicamos boa parte do mês exclusivamente para eles, e a intenção é que essa relação cresça cada vez mais, trazendo sucesso para ambas as partes”, finalizou Kaleb.
O levantamento da DSN mostra que em um mercado competitivo e em constante transformação, é crucial que empresas e revendedores trabalhem em conjunto, compartilhando uma visão de crescimento e sucesso mútuo. Assim como os dados coletados pela ABEVD sinalizam que o futuro promete ainda mais inovação e oportunidades, e com colaboração e dedicação, o setor de revenda continuará a ser uma força incomparável na economia brasileira.
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