A crescente evolução tecnológica, nos últimos anos, tem influenciado significativamente a maneira como as empresas gerenciam suas operações e, mais especificamente, lidam com questões tributárias e contábeis. Uma das abordagens inovadoras nesse contexto é a utilização de serviços de Business Process Outsourcing (BPO).
O BPO refere-se a um tipo de terceirização de negócios, permitindo que as empresas foquem em suas atividades principais, enquanto profissionais especializados cuidam de setores secundários. No entanto, vale ressaltar que o BPO vai além da terceirização comum, e apenas algumas empresas no mercado conseguem assumir não apenas tarefas práticas, mas toda a estratégia, tecnologia, expertise e processos de uma área ou atividade de uma companhia.
Conforme explica Marcos Gimenez, CEO da Bravo, uma Tax Technology, o BPO é uma parceria mais estruturada que exige uma avaliação profunda das necessidades do cliente, visando agregar valor à operação, com conhecimento qualificado. “Com o BPO, as empresas especializadas ajudam a alcançar os objetivos da companhia de maneira mais rápida e eficiente.”
Considerando que os processos ligados aos setores tributário e financeiro exigem um controle diário e minucioso, adotar o BPO significa oferecer uma vantagem estratégica para os executivos, que terão condições de focar energia e tempo no core business — gerando valor real às empresas. Além disso, a terceirização tem um grande potencial de economia de tempo e capital, ao reduzir e evitar erros que prejudicam a lucratividade.
“Optar pelo BPO ligado ao setor financeiro e contábil representa uma solução inteligente para empresas que buscam ter uma equipe de profissionais dedicados a trabalhos mais analíticos, estratégicos e menos operacionais. Isso proporciona maior segurança aos executivos e acelera o crescimento da empresa”, diz o CEO da Bravo.
O que há de novo no BPO?
É importante destacar que, frente aos avanços tecnológicos, o BPO também passou por algumas atualizações. Algumas empresas oferecem serviços terceirizados para os setores fiscais, contábeis e financeiros utilizando processos manuais, no entanto, existe uma tendência no mercado que pede cada vez mais a otimização de processos através da tecnologia.
“Em um período em que falamos tanto sobre Inteligência Artificial e vemos o seu impacto nas rotinas de pessoas comuns, as empresas precisam se atualizar e entender que não existe mais espaço para erros e nem tempo a perder em tarefas repetitivas”, explica. “O BPO 4.0 é um novo modelo que defende que sem tecnologia não há como ser sustentável na rotina de negócios. A base é a inovação, sempre olhando para o futuro.”
O especialista ainda ressalta a importância de integrar todos os serviços, principalmente frente às mudanças que serão aprovadas com a Reforma Tributária. “Nos próximos dez anos, os setores fiscal, contábil e financeiro vão passar por uma longa série de mudanças. Dessa maneira, a ideia é realizar essa disruptura e estruturar linhas de negócios com o formato BPO e rotinas de backoffice, oferecendo uma solução ágil e assertiva para as empresas”, conclui.
Quais são os benefícios do BPO para uma empresa?
Diante de um cenário cada vez mais competitivo e mais automatizado, o especialista listou alguns dos principais benefícios de adotar o BPO para uma empresa, confira:
- Redução de custos: a terceirização oferece uma solução econômica para a redução de custos, evitando despesas significativas associadas à formação de uma equipe interna especializada, ao mesmo tempo em que possibilita o acesso a profissionais altamente qualificados no mercado.
- Informações estratégicas: ao contratar uma empresa especializada, uma das suas funções será disponibilizar dados atualizados e analisados de maneira estratégica, visando facilitar as tomadas de decisão dos executivos.
- Otimização de tempo e recursos: uma das principais vantagens do BPO é que os recursos direcionados para os processos terceirizados têm uma probabilidade de retorno muito maior do que em uma equipe interna não especializada — oferecendo resultados mais rápidos e eficientes.
- Precisão nos processos: as expertises dos profissionais terceirizados evitam que erros comuns sejam cometidos, aumentando a agilidade dos processos e diminuindo o retrabalho. De tal maneira, a empresa fica protegida de perdas monetárias significativas.
- Produtividade: conforme demonstrado nos itens acima, a contratante ganha muita produtividade ao poder dedicar todo seu potencial, tempo e dinheiro, nos objetivos e na evolução da própria empresa, enquanto conta com profissionais de alto desempenho e metodologias eficazes.
O que devem saber antes de escolher a terceirizada?
Conforme orienta Marcos Gimenez, é necessário considerar algumas questões antes de contratar uma empresa terceirizada. Em primeiro lugar, é preciso avaliar e compreender a realidade da companhia para selecionar pacotes que se adequem aos serviços necessários de forma efetiva.
Além disso, realizar uma integração eficaz do prestador de serviços à realidade da empresa é fundamental, principalmente, para que ele compreenda as necessidades e rotinas do negócio. Sendo assim, é preciso estabelecer um contrato detalhado e assertivo para garantir a segurança de ambas as partes.
Por último, o especialista recomenda investigar a experiência do prestador de serviços, seus setores de atuação, serviços oferecidos e cases de sucesso. Isso proporciona uma compreensão mais clara de como a terceirizada pode contribuir para o crescimento da sua empresa.
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