De acordo com dados oficiais do Ministério da Educação (MEC), foram registradas 1.851.541 matrículas em cursos profissionalizantes em todo o país no ano de 2021, uma queda de 0,9% em relação ao número registrado em 2018. A pesquisa integra o 4ª ciclo de monitoramento das metas do Plano Nacional de Educação (PNE), que tem por meta que o número de matrículas na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) chegue a 5,22 milhões em 2024.
De acordo com o MEC, a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) é uma modalidade educacional prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) com a finalidade de preparar o estudante “para o exercício de profissões”, contribuindo para que possa “se inserir e atuar no mundo do trabalho e na vida em sociedade”. Esta modalidade de ensino, para tanto, “abrange cursos de qualificação, habilitação técnica e tecnológica, e de pós-graduação, organizados de forma a propiciar o aproveitamento contínuo e articulado dos estudos”.
Nos últimos anos, em decorrência da pandemia de Covid-19, ampliaram-se as possibilidades de estudo à distância ou realizado de forma semipresencial. De acordo com o Censo da Educação Superior 2021, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelo Ministério da Educação (MEC), entre 2011 e 2021, o número de ingressantes em cursos superiores de graduação, na modalidade de educação a distância (EaD), aumentou 474%. Da mesma maneira, o ensino híbrido, ou semipresencial, também ganhou força no mercado, chegando aos cursos profissionalizantes.
Cursos profissionalizantes na modalidade híbrida
Para Diego Barcelos, instrutor na Richemont Brasil, escola de cursos profissionalizantes em Confeitaria, Panificação e Chocolateria, faz-se necessário que alunos destes tipos de curso atuem “na prática”, de forma presencial. Por outro lado, algumas etapas do processo de aprendizado podem ser realizadas, sem prejuízo para a absorção do conteúdo, de forma remota.
“Conhecimentos prévios podem ser praticados em casa com o auxílio de um tutor. Quando o aluno conclui o módulo on-line, irá para a parte prática na escola presencial, com orientações adicionais e correções feitas pelo professor”, afirma.
Carlo Mockli, também Master Trainer Richemont, acredita que a teoria e a ciência desempenham um papel cada vez mais importante, é essencial estudar os processos. Somente quando o aluno dominar os conceitos é que estará pronto para colocá-los em prática.
Um exemplo disso foi o famoso “Croissant”, que sempre foi comercializado como uma receita secreta, mas, na verdade, envolve processos de fermentação biológica, dobras físicas, cozimento a vapor e técnicas complexas de assar. Esses conhecimentos prévios podem ser aprendidos e praticados de maneira flexível em casa.
O profissional pontua que a diminuição do uso de livros físicos e de outros materiais impressos no atual processo de aprendizagem, consoante com o crescente uso de novas tecnologias para compartilhamento de conteúdos, evidenciou a possibilidade de transmitir conhecimentos teóricos de maneira virtual sem prejudicar o aprendizado.
Metodologias de ensino híbrido
A sala de aula invertida é uma metodologia bem conhecida da modalidade híbrida, onde o aluno tem acesso ao conteúdo antes mesmo do contato com o professor – deste modo, ele pode explorar os assuntos de maneira autônoma e sanar dúvidas de forma mais assertiva. Dividir a turma em grupos, onde cada um faz atividades em ambientes diferentes, entre o on-line e o off-line, é a chamada rotação de laboratório e tem o objetivo de proporcionar trocas e debates.
Os formatos podem variar de acordo com área do curso e as diretrizes da instituição de ensino: algumas delimitam as disciplinas presenciais e as on-line, e outras estipulam dias de aula nos polos de apoio, com infraestrutura para as aulas presenciais e interação com os professores a cada período. “A disciplina do aluno nesse modelo de curso, dessa maneira, é fundamental para a eficiência do aprendizado”, finaliza Barcelos.
Para saber mais basta acessar: www.richemontbrasil.com
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