A baixa disponibilidade de containers, agravada principalmente durante o período de lockdown em diversas cidades ao redor do mundo, deverá provocar reflexos para o setor marítimo brasileiro a longo prazo. Entre as principais consequências da falta de containers está o encarecimento do frete desse modal. O alerta se baseia no relatório divulgado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) em julho passado.
O valor médio do transporte marítimo da Ásia para o Brasil começou 2022 custando 5,7 vezes mais do que antes da pandemia, segundo dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI). O custo médio do transporte de um container no mercado marítimo global permaneceu próximo a US$ 10 mil em vários momentos nos últimos meses.
“O aumento do valor do frete marítimo vem ocorrendo desde o segundo semestre de 2020, conforme a pandemia avançava. A interrupção nas atividades produtivas da China e em outros países provocaram uma suspensão generalizada de serviços de transportes. A capacidade de transporte ofertada nos portos a nível global tem sido insuficiente para equilibrar o mercado”, explica o especialista em logística Luís Felipe Campos, que possui experiência no setor internacional principalmente no trade Europa-América Latina.
A retomada pós-pandemia aumentou a demanda por bens, o que levou a uma corrida pelos serviços de transportes, pressionando a capacidade de portos, armazéns, navios e containers. O fluxo desse modal utiliza uma logística dinâmica, ou seja, uma operação com um equilíbrio entre o embarque e desembarque de unidades e a demanda e a oferta de containers vazios.
“Atrasos na entrega das cargas exportadas, desabastecimento do mercado interno, aumento do tempo de armazenagem, a falta de containers vazios e o aumento dos custos de armazenagem e dos fretes são alguns dos problemas mais frequentes que são resultado dos impactos logísticos nos portos do mundo todo, inclusive do Brasil”, afirma o especialista.
Segundo o estudo da ANTAQ, o período pós-pandemia afetou a produtividade e os tempos médios dos processos logísticos. Além disso, a falta de containers e a capacidade logística dos portos, acompanhados do aumento da demanda de movimentação de cargas, promoveram um problema logístico global.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.