Em setembro de 2015, aconteceu o lançamento dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que reuniu representantes de diversos países com suas mais variadas línguas e culturas, durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável.
“Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade”, enfatiza Vininha F. Carvalho, editora da Revista Ecotour News & Negócios (www.revistaecotour.news).
Lançado em 2000, o Pacto Global orienta e apoia a comunidade empresarial global no avanço das metas e valores da ONU por meio de práticas corporativas responsáveis. O Pacto Global da ONU não é um instrumento regulatório, mas uma iniciativa que busca oferecer diretrizes para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania, por meio de lideranças corporativas comprometidas e inovadoras.
Com mais de 15 mil empresas e quase 4.000 organizações não empresariais, distribuídas em 70 redes locais, que abrangem 160 países, é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo. Ao entrar neste apelo global as organizações assumem o compromisso de implementar os 10 princípios da iniciativa nas estratégias corporativa, que estão relacionados a boas práticas de direitos humanos, trabalho justo, meio ambiente e combate à corrupção.
“As políticas de preservação do meio ambiente necessitam ser implementadas em caráter de urgência para garantir recursos naturais em boa qualidade para as futuras gerações”, pontua Vininha F. Carvalho.
No Brasil, são mais de 1.500 empresas participantes comprometidas com o desenvolvimento e implementação de estratégias corporativas sustentáveis que contribuem com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas.
Segundo o presidente executivo da Abralatas, Cátilo Cândido, integrar a Rede Brasil do Pacto Global da ONU é mais uma oportunidade de contribuir com a Agenda 2030 e os 17 ODS. O setor de latas de alumínio para bebidas é tradicionalmente um dos mais verdes, com uma economia circular que garante o retorno da latinha em 60 dias e com índices de reciclagem, em média, acima dos 95% há mais de 20 anos. Ingressar na Rede Brasil é uma forma da Abralatas se engajar ainda mais nas práticas de ESG e fazer a sua parte para um amanhã melhor e um mundo mais equânime.
“Atualmente a Rede Brasil é a terceira maior rede do mundo e que a mais cresce, o que mostra que o setor privado brasileiro está cada vez mais preocupado com as questões de sustentabilidade. Estamos na hora da ação, de contribuir de fato. Por isso é tão importante termos tantos stakeholders engajados nessa agenda. Todas e todos juntos, sem deixar ninguém para trás”, afirmou Cátilo Cândido.
“A mobilização só é considerada transformadora quando proporciona a mudança através de atividades práticas e mensuração de resultados que permitem o equilíbrio entre os objetivos estratégicos das empresas, da sociedade e do planeta”, finaliza Vininha F. Carvalho.
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