Adoção de tecnologia transforma o dia a dia dentro de casa



Tecnologias fazem parte do dia a dia e estão presentes em sistemas como câmera de monitoramento, robôs aspiradores programáveis e fechaduras inteligentes. Cada dia surgem maneiras de incluir inovações dentro (e fora) de casa para automatizar e favorecer a rotina.  

De acordo com o estudo realizado pela EMR, o tamanho do mercado latino-americano de casas inteligentes atingiu um valor de US $ 3,4 bilhões em 2021 e deve crescer a uma taxa anual de 14,1% de 2023 a 2028.

Startups que prezam pela segurança e praticidade 

Fundada em 2019, em Curitiba (PR), a Chavi promete acabar com as chaves, permitindo a abertura de portas por meio do celular. Trata-se de uma solução para tornar o controle de acessos mais seguro e conveniente. Além da facilidade de controlar tudo remotamente, é possível contar com chaves virtuais personalizadas, que podem ser programadas com horários específicos, para diferentes serviços, como limpeza, manutenção e entrega de encomendas. O morador ainda tem todo o histórico das movimentações na palma das mãos para acompanhar quem entrou e saiu. 

Vaso sanitário multifuncional 

Uma fabricante de produtos de cozinha e banho lançou recentemente um vaso sanitário inteligente, que já vem equipado com a assistente de voz Alexa. O produto conta com sistema de luzes LED, alto-falantes embutidos e assento aquecido. Funciona também como um bidê high-tech, com jatos de água que podem ser controlados por meio de um sistema capaz de regular a temperatura, posição da rajada e pressão da água.  

Campainha inteligente 

O mercado também reúne soluções em campainhas que recebem visitantes e encomendas, permitindo conversas e monitoramento em tempo real. Como uma espécie de porteiro digital, há modelos que fazem reconhecimento facial e enviam notificações para o celular. 

Horta indoor autossuficiente 

Hoje, até mesmo os ambientes mais compactos podem integrar uma horta durante o ano todo. Com ajuda de apps, permitem acompanhar o desenvolvimento de ervas, vegetais e legumes, fornecendo recomendações para cada etapa de cultivo. É possível escolher o modo de iluminação e ser avisado quando o tanque de água estiver vazio. Ajusta a automaticamente a intensidade do LED em função da luz ambiente, distribuindo a quantidade ideal às plantas. 

Eletrodomésticos ou tomadas smarts 

Fogões, fornos, geladeiras, micro-ondas, máquinas de lavar roupa e até mesmo ares-condicionados já podem ser controlados à distância, via aplicativos. Além disso, com o uso de tomadas inteligentes, é possível “transformar” os eletrodomésticos que ainda não são em smarts. O gadget também faz o monitoramento do consumo de energia dos aparelhos, gerando uma estimativa dos gastos mensais. 

Total
0
Shares

Relacionados
Total
0
Compartilhar