O Por Dentro de Minas é um portal de notícias de Belo Horizonte e todo o estado de MG. Últimas notícias, informações em tempo real do trânsito, previsão do tempo, agenda cultural, emprego, colunas, blogs e coberturas especiais.

CEIVAP elege nova diretoria para o biênio 2019-2021

Em sua primeira reunião de 2019, Comitê faz balanço de suas ações e projetos nos últimos dois anos

Diretorias do CEIVAP se reúnem na posse ( Acervo AGEVAP )

28/03/2019 –

O Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP) realizou hoje em sua sede, em Resende/RJ, a 1ª Reunião Ordinária de 2019. A plenária foi marcada pela eleição e posse da nova diretoria do Comitê, que estará à frente da gestão no biênio 2019/2021.

A nova diretoria do CEIVAP passa a ser composta pela representante da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade do Rio de Janeiro (SEAS), Renata Bley, como presidente; Matheus Cremonese, da ONG Programa de Educação Ambiental, que foi reconduzido ao cargo de vice-presidente; e pelo representante da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP), Ricardo Jacob, como secretário do colegiado.

A ocasião também marcou o encerramento da gestão da diretoria que atuou no biênio 2017/2019, composta por Monica Porto (presidente), Matheus Cremonese (vice-presidente) e Eduardo Dantas (secretário). Durante a reunião, foi exibido um vídeo que detalhou as ações e projetos conduzidos pelo Comitê no período e foram feitas apresentações sobre a atuação da Câmara Técnica e dos Grupos de Trabalho.

De 2017 a 2019, o CEIVAP deu encaminhamentos importantes a uma série de assuntos no âmbito da gestão da bacia. Houve avanços nas ações relacionadas a saneamento básico, retirada de macrófitas, Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) com foco em recursos hídricos, capacitação em educação ambiental, sistema de informações sobre a bacia, entre outros assuntos. No ano passado, foi aprovado o reajuste do Preço Público Unitário da metodologia da cobrança pelo uso da água na bacia, que viabilizará ainda mais investimentos em projetos.

Atuação em prol da Bacia do Paraíba
Criado pelo Decreto Federal nº 1.842, de 22 de março de 1996, o Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP) é o parlamento no qual ocorrem os debates e decisões descentralizadas sobre as questões relacionadas aos usos múltiplos das águas da bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul. O Comitê é constituído por representantes dos poderes públicos, dos usuários e de organizações sociais com importante atuação para a conservação, preservação e recuperação da qualidade das águas da Bacia.

Website: http://www.ceivap.org.br/index.php