ÚLTIMASSaiba quem são os 16 pré-candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte saiba mais
Uncategorized

Um pequeno roteiro para melhorar o desempenho durante o home office

28/8/2020 –

Giuliana Flores dá dicas de como melhorar o desempenho trabalhando em casa

O isolamento social imposto pelo combate à pandemia do novo coronavírus levou uma ampla gama de empresas e trabalhadores autônomos a adotar o home office para manter ao menos parte das atividades. Sonho de muitos, o trabalho remoto pode, entretanto, transformar-se em pesadelo, pois muitas pessoas têm dificuldade de manter a concentração e a produtividade. Afinal, em casa existem muitos fatores que podem contribuir para a dispersão e prejudicar o trabalho.

Algumas decisões podem ajudar a se concentrar e manter o ritmo e a produtividade.

Local agradável – É crucial definir um lugar específico da casa para trabalhar. Apesar de parecer confortável, trabalhar na cama ou no sofá pode mandar a mensagem errada para o cérebro, fazendo ele entender que está em horário de descanso. Então, é melhor “adotar” um cantinho em que não haja muita circulação de pessoas e onde possa deixar todas as ferramentas de trabalho.

Disciplina – Descobrir formas de facilitar a rotina e ter um modelo de disciplina é importante. Para isso, é essencial descobrir o que funciona. Assim, pode colocar regras bem delimitadas para seguir o ritmo e maneira de trabalho. Por exemplo, existem pessoas que se sentem bem vestindo roupas confortáveis durante o trabalho. Por outro lado, há pessoas que não conseguem focar no trabalho enquanto não estiverem trajando roupas mais formais e estejam arrumadas, mesmo dentro de casa.

Horário rígido – Separar o lado profissional do pessoal é a parte mais complicada de executar as atividades em casa. Ao começar no home office, muitas pessoas acabam trabalhando por longas horas, o que prejudica a qualidade de vida e a própria produtividade por conta do cansaço.

Por isso, é necessário pensar em definir horários bem rígidos, como se estivesse trabalhando no escritório. Também faça pausas para descanso e horário de almoço. Aos poucos, vai se adaptar a esse ritmo e melhorar o desempenho.

Sem distração – Um dos maiores problemas de trabalhar em casa é a distração, porque o home office se dá no meio on-line. Para evitar as distrações é importante se desligar das notificações de redes sociais ou colocar o celular no modo avião. Uma ajuda para isso é usar aplicativo que bloqueia sites como redes sociais por um período especificado.

Também contribui para evitar a distração avisar aos familiares que está em horário de trabalho e que não deve ser interrompido, além de fazer uma lista de tarefas para organizar melhor o dia.

Agora, é só pôr a mão na massa.