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Empresas em alerta: o produto não chegou, e agora?

28/8/2020 –

Qualquer situação diferente dessas não traz valor a nossa experiência, mas sim um desperdício para nossa vida

A Covid-19 tem mudado não apenas a maneira das empresas trabalharem, como também o contexto de todos nós. Agora se passa a pedir comida de maneira online com muito mais frequência do que antes.

Junto com essas mudanças, alguns problemas passam a ficar cada vez mais em evidência, por exemplo, quem nunca pediu um item no supermercado pelo aplicativo e recebeu uma ligação no celular com alguém informando que aquele produto não está mais disponível em estoque, perguntando se você deseja substituir por outro similar?

Para algumas pessoas isso pode parecer uma situação normal, enquanto para outras é um incômodo, pois:

Será interrompido no dia a dia;

Terá de escolher outro produto;

Agora precisa conferir se os valores da compra são iguais ao cobrado no cartão;

Terá a entrega provavelmente atrasada;

Perder tempo;

Quando realizada uma compra online, o que realmente se quer é que os produtos cheguem conforme o pedido, no tempo estabelecido, sem avarias e sem que haja nenhum item com prazo de validade vencido.

Qualquer situação diferente dessas não traz valor a nossa experiência, mas sim um desperdício para nossa vida. O valor ao cliente pode ser entendido como algo que solucione o problema completamente, não desperdice tempo, atenda todas as expectativas e reduza ao máximo as decisões que precisam ser tomadas. O fato é que cada vez mais as empresas precisam tomar consciência disso.

Quando compra-se um produto online que não está em estoque, uma série de desperdícios começa a acontecer não apenas em nossa vida, mas também na companhia que o vendeu. Se a organização não possui um controle de estoque, a probabilidade de problemas acontecerem em outras compras dos demais clientes é muito grande.

Esse tipo de desperdício diminui o lucro da empresa, atrasa os pedidos e prejudica a experiência dos clientes. Uma solução que tem se mostrado muito eficaz na resolução desse tipo de problema é a adoção de alguns conceitos e ferramentas da filosofia lean (pensamento de gestão originada do Sistema Toyota de Produção). A utilização desse método por empresas de todos os portes mostrou que é possível ter controle total do estoque de um supermercado ou e-commerce independente do tamanho ou complexidade dele.

As lojas que implementam esse modelo de pensamento passam a trabalhar com quantidade de estoques reduzidos, rápidos e frequentes abastecimentos, nivelamento da produção/produtos, o que possibilita um fluxo constante de entregas, minimizando fatores internos e externos que podem atrapalhar. Utilizando essas medidas, a organização começa a eliminar uma grande quantidade de problemas, sobrando cada vez mais tempo para fazer melhorias constantes no processo e entregar cada vez mais valor ao cliente.

*Rodrigo Aquino é Head de Lean Transformation, da Lean IT, é especializada em consultoria e treinamentos a partir da adaptação dos conceitos originados da filosofia Lean e do Sistema Toyota de Produção para a área de TI - [email protected]