ÚLTIMASSaiba quem são os 16 pré-candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte saiba mais
Uncategorized

A importância dos móveis sustentáveis para o meio ambiente

28/8/2020 –

Dentre as várias atitudes que contribuem para a proteção da natureza, uma delas é adotar móveis considerados sustentáveis

A importância da sustentabilidade para a preservação do meio ambiente é amplamente divulgada e vista como necessária. Dentre as várias atitudes que contribuem para a proteção da natureza, uma delas é adotar móveis considerados sustentáveis, isto é, fabricados de acordo com o conceito de ecodesign.

Para isso, devem ser produzidos seguindo normas feitas para evitar que haja agressão ao meio ambiente, desde a extração da matéria-prima, o transporte e até a fabricação propriamente dita. Também não deve ter sido utilizado trabalho infantil nem análogo à escravidão na sua confecção e, ainda, não afetar a qualidade do ar e a saúde.

A madeira pode ser empregada na fabricação de um móvel ecológico, desde que ela seja sustentável. Isso significa que foi retirada da natureza dentro da lei e obedecendo a critérios ambientais. Deve ser certificada por órgãos de proteção ambiental. Pode, então, ser adotada na fabricação de mesas, cadeiras, cômodas, estruturas para sofás e poltronas.

Com o refugo de madeira também é possível criar, além de móveis, objetos decorativos. A cortiça é outro produto ecologicamente correto, que pode ser aproveitado para essa finalidade. É um vegetal retirado de cascas tanto de árvores já cortadas como daquelas com vida, sem necessidade de arrancá-las.

“Sustentabilidade também significa reaproveitar tudo o que for possível. Inclusive móveis. Antes de comprar um novo, vale pensar de que maneira dá para aproveitar o que já se tem. A mesa da sala, por exemplo, pode ficar novinha com uma mão de tinta – neste caso, o indicado é usar tinta ecológica”, comenta Clóvis Souza, fundador da Giuliana Flores.

Em vez de se desfazer do sofá, pode ser interessante reformá-lo utilizando têxteis orgânicos. Outra possibilidade é dar vida nova a guarda-roupas e cômodas, apenas trocando os puxadores, passando verniz ou uma nova mão de tinta ecológica.

São pequenas mudanças que dão cara nova para o mobiliário e ajudam a preservar o meio ambiente.